No primeiro post desta série, vimos como iniciar o conteúdo de seu site pode ser simples.
Agora é hora de conhecer mais sobre o modelo cuja finalidade é expandir a árvore de conteúdo após a criação de seu site, da forma mais simples e ágil possível.
Entrando em detalhes: você precisa de mais páginas “Internas”
Concluímos o primeiro post da série com a apresentação de um modelo que funcionava para uma home page, uma página inicial do tipo one page, onde os tópicos principais do site eram seguidos por pequenos parágrafos.
Se isto fornecia uma raiz e um tronco promissores para seu site, agora é hora de pensar nos galhos, expandindo o conteúdo, partindo da premissa de que cada página em seu site pode ser considerada potencialmente uma landing page.
No âmbito do marketing, quando nos referimos a landing pages, estamos tratando de páginas web com um foco altamente definido, geralmente desenvolvidas para um propósito específico, muito bem determinado, a ser explorado da melhor forma possível. Deixamos a dica aqui de dar uma espiada no nosso post específico sobre landing pages e seu potencial.
Pensando em nosso exemplo, nos galhos da árvore, o que vamos procurar agora é explorar o potencial de cada tópico central de nosso conteúdo gerar resultados em termos de negócios.
Vamos exemplificar na prática os galhos da nossa árvore de conteúdo
Nosso conteúdo original trazia um tópico principal intitulado “Benefícios”, cujo conteúdo para a página one page, se apresentava da seguinte forma:
Nossa estratégia será transformar este tópico em uma página específica, ou página interna, nosso galho chamado “Benefícios”, e repetir o processo com cada tópico constante na nossa one page original(na raiz e tronco de nossa árvore de conteúdo).
Para tanto, vamos propor que:
- Seja inserida uma foto nesta página específica
- As frases principais do tópico sejam estendidas, com um parágrafo logo após de cada uma delas, complementando o conteúdo original da criação do site.
A ideia é que esta página específica seja gerada o mais agilmente possível, para potencializar imediatamente os efeitos práticos positivos que ela pode trazer em termos de ranqueamento nas buscas do Google e captação de leads.
Focamos na simplicidade também por estarmos pressupondo a utilização da tática de agilizar a criação de todas as páginas específicas para cada tópico principal, lançando-as simultaneamente, como sendo de certa forma landing pages.
Nossa página de “Benefícios”, que serve de exemplo para os demais galhos de conteúdo, ficaria com a seguinte estrutura:
A estratégia de criar páginas internas deve trazer uma mudança positiva para o site.
Adicionando a cada um delas um call to action(pequeno formulário de contato, link para o WhatsApp, ou para contato direto para email, ou mesmo uma sugestão de ligar para um telefone), elas eventualmente poderão se tornar um canal de marketing a mais, já que pessoas que procurem por exemplo por “benefícios do coaching financeiro”, “consumo sustentável”, ou “liberdade financeira” no Google, terão chances aumentadas de acabar encontrando as páginas internas, os galhos de conteúdo do site, fazendo com que estas páginas operem de certa forma como landing pages, gerando contatos e negócios de verdade.
Uma das maneiras pelas quais a posição de suas páginas é decidida nos resultados de busca do Google, é por relevância (entre outras métricas avançadas).
É fundamental criar páginas internas dedicadas a cada um dos tópicos principais de seu site, sejam informações institucionais, técnicas, ou serviços e produtos, para aumentar as chances de seu conteúdo ser relevante para as buscas que o público que você pretende atingir faz no Google.
Seu site pode ser sua ferramenta de marketing mais valiosa.
Quando você aprende como aproveitar efetivamente o conteúdo do seu site para divulgar seus serviços e produtos, sua empresa tende a obter resultados efetivos através da web.
Recapitulando os benefícios da criação de páginas internas
- As oportunidades das pessoas encontrarem você através dos mecanismos de busca aumentam.
- As taxas de conversão tornam-se maiores e a experiência ao usuário melhora, porque você está oferecendo ao visitante páginas focadas especificamente no que eles estão procurando.
- As pessoas eventualmente compartilharão mais seu conteúdo e criarão links para ele(mais compartilhamentos e links resultam em mais autoridade para o seu site e um melhor posicionamento no Google)
- É uma estratégia inteligente para qualquer empresa que almeje se destacar no mercado competitivo de hoje, muito provavelmente colocando sua empresa à frente das que se restringem a páginas únicas de conteúdo.
Espero que tenham curtido este novo capítulo, e o primeiro capítulo da série sobre a árvore de conteúdo, algo muito importante de cultivar após a criação de seu site.
A saga continua, neste mesmo Bat Canal, e você pode acompanhar a série assinando a newsletter mensal que está na barra lateral deste post.
Logo, logo estará disponível o próximo capítulo.
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