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Não basta aparecer no Google, seu negócio precisa estar no Youtube

Você sabia que o Youtube é o segundo mecanismo de busca que mais gera acessos para um site?

O primeiro é o Google, claro, isso você já sabe, mas o Youtube é muito importante para a pequena empresa.

Neste post, vamos explicar:

  • Porque as pequenas empresas precisam muito de um canal no Youtube;
  • Como é possível estruturar um canal bom e básico, sem grandes investimentos;
  • O que postar no canal e o que seu negócio ganha com isso;

Porque pequenas empresas precisam ter um canal no Youtube

Já explicamos que o Youtube é o segundo mecanismo de busca que mais leva acessos a um site.

Agora o que acontece na prática quando alguém busca no Google, e o que isso tem a ver com vídeos?

Se eu buscar no Google “comida caseira quentinhas”, supondo que sou alguém que quero encomendar comida caseira diariamente, mas quero ver bem o que estou encomendando, assim que eu buscar, vou encontrar, como você vê abaixo:

  1. Os locais próximos relacionados
  2. Algumas imagens e links
  3. Vídeos do Youtube, que são a linguagem mais direta, popular e acessível da internet

O poder de envolvimento e convencimento de um vídeo simples e bem feito, mesmo com a simplicidade de uma câmera de smartphone, sem edições, é muito maior do que fotos e mais fotos e páginas e mais páginas de texto.

Além disso todos gostam de compartilhar vídeos mostrando algo bacana que descobriram a colegas, amigos e familiares que estão procurando por aquilo que encontraram.

Ao fazer vídeos, mesmo simples, que mostrem o dia a dia de seu negócio, você está otimizando esforços promocionais, e enriquecendo a imagem de seu negócio.

E o mais importante: como poucos negócios pequenos exploram esta possibilidade como poderiam e deveriam, se você criar vídeos pensando no exemplo que coloquei acima, de seu negócio de quentinhas de comida caseira, assim como em diversos segmentos de atuação, você vai estar saindo na frente de seus concorrentes, pois nem todas as pequenas empresas que entregam este produtos e serviços estão explorando este nicho no Youtube.

Como criar o canal no Youtube

Para começar o canal, você precisa só de uma conta no Google e da câmera de seu notebook,  PC ou smartphone.

No caso do smartphone, se o seu dispositivo é Android, você já deve ter um gmail cadastrado no smartphone, então basta compartilhar o vídeo no Youtube, onde é muito fácil criar seu canal.

Veja o tutorial para criar seu canal.

Claro, você pode adquirir um tripé para estabilizar a câmera, ou um microfone para melhorar o som, mas isso não é necessário para começar na verdade.

O mais importante de tudo é oferecer aos visitantes conteúdos bacanas, que mostrem seu negócio e se possível agreguem alguma novidade ou conhecimento para o internauta, que o ajude a se divertir, aprender ou resolver um problema.

O que postar no Youtube

A sua realidade.

Quando se fala em um canal de Youtube normalmente muitas pequenas empresas se assustam um pouco.

Geralmente acabam achando desculpas para nem começar, antes mesmo de tentar. 

Não caia neste erro, não complique.

Voltando ao meu exemplo das “quentinhas caseiras”, os visitantes muitas vezes não estarão esperando encontrar super vinhetas e edições e efeitos, mas limpeza, confiabilidade, boa apresentação, cuidados com higiene, bons ingredientes, etc.

Então é muito mais uma questão de mostrar a realidade de seu negócio, antes de mais nada.

Alguns exemplos de vídeo que você pode fazer para começar:

  • Visita guiada, como se você estivesse recebendo o visitante, e mostrando seu negócio;
  • Entrega de produto ou serviço,como se o visitante estivesse assistindo como você trabalha;
  • Entrevista ou depoimento de cliente, para que o visitante possa comprovar que confiam em seu trabalho;
  • Demonstração ou tutorial, para o visitante se sentir participando da produção com você, ou testando seu produto;

Postar vídeos no Youtube é criar relacionamento com o cliente

Os internautas estão cansados de empresas tentando vender seus produtos e serviços, “empurrando” de qualquer jeito.

Estão cansados, também, de empresas que fingem algo que não são e não entregam.

Os visitantes querem se conectar e se envolver com empresas reais, feitas por pessoas reais.

Eles querem respeito e sinceridade, reciprocidade e empatia, e isso é bem complicado e difícil de transmitir claramente somente com textos.

Com vídeos, você mostra, você faz, e há diferenças muito importantes na mensagem que você transmite:

  • Vídeos têm entonação de voz, fica muito mais fácil perceber, verdade, comprometimento, dedicação, conhecimento e muitos outros sentimentos positivos ligados ao seu negócio
  • Vídeos contém gestos, expressões, cores, sons, que envolvem muito mais rapidamente do que qualquer texto ou foto;
  • Vídeos não exigem interpretação de textos, são diretos;
  • Vídeos criam identificação e empatia, o simples amor com que você trabalha pode envolver um visitante que se tornará um cliente de longa data;

Com vídeos no Youtube, seu negócio estará um passo à frente dos concorrentes.

Bons vídeos, mesmo simples, criam hábito do visitante voltar para assistir novidades, e o que é melhor ainda, compartilhar.

Você tende a adquirir fãs do seu negócio que promovem ele por simpatia e empatia através dos vídeos.

Dicas valiosas

Postar vídeos no Youtube é colocar sua empresa numa super vitrine, mas existem pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e potencializar mais ainda os esforços de promoção do seu produto ou serviço na internet.

Não esqueça de:

  1. Crie um título direto e otimizado com no máximo 48 caracteres;
  2. Coloque ao menos uma boa palavra(expressão) chave no seu título, por exemplo: “entrega de quentinha de à la minuta em São Paulo“; 
  3. Fazer uma boa descrição de um parágrafo ao menos para seu vídeo;
  4. Escolher duas ou três tags relacionadas ao menos;
  5. Colocar o link do seu site na descrição;
  6. Definir um Thumbnail, miniatura bacana para seus vídeo(veja o tutorial);
  7. Se você achar adequado, postar na descrição o link para mensagens diretas para o WhatsApp, pois a combinação Youtube + WhatsApp, tende a gerar ótimos frutos para pequenas empresas;

Concluindo

Os vídeos no Youtube são o formato mais prático de assistir e compartilhar.

Os vídeos atestam sua qualidade e know how, são tão ou mais poderosos que avaliações e depoimentos de clientes.

Eles mostram o seu negócio, o que você faz, como faz, sem pirotecnias e tendem a criar um envolvimento real com os visitantes.

São uma maneira inteligente de se destacar no Google.

Se criar um site é a melhor forma de potencializar os esforços de marketing na internet de uma pequena empresa, criar um canal do Youtube é abrir em muitos casos a porta mais importante para que novos visitantes se tornem novos clientes.

Se precisar criar seu site, blog, ou de ajuda com ideias e insights para seu canal no Youtube, peça um orçamento sem compromisso.

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