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Pesquisa por voz no Google: uma nova revolução na internet

Recentemente é possível observar claramente que está se tornando cada vez mais natural pessoas conversarem com máquinas.

São os robôs de telemarketing e atendimento, são as TVs que atendem comando de voz, é o Waze, são a Siri, o Google Assistant e Alexa, e com isso, claro, as pessoas querem digitar menos, cada vez menos e pedir cada vez mais com a voz pelo que querem.

Neste cenário, é óbvio que os internautas passaram a buscar por voz no Google também.

E isso, por consequência, afeta o SEO e se afeta o SEO, os sites precisam de otimização para acompanhar essa nova tendência.

Para os próximos dois anos, diversos profissionais de SEO colocam como consenso que 50% de todas as pesquisas no Google devem ser feitas por voz.

Para que seu site esteja preparado para ser encontrado por voz no Google, é preciso entender a como funciona busca por voz e o que precisa ser implementado no seu site para se beneficiar dela.

Como funciona a pesquisa por voz no Google?

Como você sabe se tem um smartphone, é só chamar a Siri, ou dizer “Ok Google”, que seu dispositivo se prepara para te ajudar em tarefas que você quer executar, entre outras, como as da lista abaixo:

  • Comprar algo
  • Ligar para alguém
  • Escrever mensagens de texto
  • Gerenciar agenda
  • Gerenciar email

Nas pesquisas por voz no Google, o sistema é mesmo, o dispositivo reconhece sua voz , converte em texto e inicia a busca.

Isto muda totalmente como nós nos relacionamos com os dispositivos e fazemos nossas buscas.

As novas possibilidades da pesquisa por voz no Google e o seu negócio

Com o aumento constante da utilização das buscas por voz no Google, seu negócio na web tende a atingir mais pessoas, que antes não estavam dispostas ou não podiam escrever, e o fato do processo de busca ter se tornado mais dinâmico, gera novas possibilidades e novos desafios.

Com a evolução e expansão do mercado dos assistentes virtuais como a Alexa e Google Home, a tendência é que a pesquisa por voz passe a ser preponderante em diversos tipos de buscas.

Imagine as seguintes situações:

  • Uma criança, que antes não interferia primária e diretamente na busca por seu dentista, pode pegar um smartphone que pertence a seus pais ou responsáveis, e dizer “festa para crianças”, recebendo do app do Google ou de um assistente, diversos resultados de casas de festas infantis próximas, que têm um bom SEO em seu site
  • Uma pessoa que não gosta de tecnologia ou não está habituada a utilizá-la, e sempre dependia do seu livrinho do convênio para encontrar um dentista próximo, decide se aventurar, falando com o smartphone e perguntando por “dentistas em tal bairro com tal convênio”, e descobre como é fácil achar dentistas próximos que se preocuparam com o SEO de seu site, incorporando os termos convenientes
  • Um time de trabalho, que está em reunião presencial ou remota, pesquisa por fornecedores de suprimentos para atender uma nova demanda. Cada um diz uma frase para seu dispositivo, seleciona rapidamente um ou dois sites e todos compartilham entre si os resultados para tomar uma decisão em conjunto, onde vão estar os sites melhor construídos e com SEO melhor estruturado, muito provavelmente

Números impressionantes da pesquisa por voz no Google

Há quem diga que por causa da pesquisa por voz no Google, estamos vivendo uma nova revolução na internet.

Independentemente de opiniões, o fato é que alguns números relacionados à pesquisa por voz no Google são impressionantes, e obviamente geram impacto nos sites profissionais e seu SEO:

  • 58% dos consumidores usam a Pesquisa por voz para encontrar no Google produtos e serviços próximos à sua localização
  • 46% dos internautas usam pesquisa por voz recurso diariamente para encontrar serviços e produtos mais facilmente
  • Desde o ano retrasado este mercado aumentou quase 200%.
  • Espera-se que a pesquisa por voz movimente US$ 40 bilhões por ano na economia mundial nos próximos dois anos
  • 50% dos usuários com mais de 65 anos usam a Pesquisa por voz até três vezes por dia
  • 18% dos usuários na faixa etária de 44 a 54 anos usam a Pesquisa por voz até três vezes por dia
  • Milhões de pessoas ao redor dom agora possuem um alto-falante inteligente
  • Produtos domésticos comuns e serviços do dia a dia são as compras mais comuns baseadas em pesquisa por voz
  • A inteligência artificial do Google aprendeu uma gama de múltiplas expressos de conversação, através de 2.865 romances
  • Mais de 40% de todos os resultados de pesquisa por voz foram encontrados dos descriptions de SEO que você mesmo consegue gerenciar nos sites que entregamos. Confira o vídeo.
  • Mais de 70% dos sites em resultados de pesquisas por voz do Google são protegidas com HTTPS em comparação com apenas 50% dos resultados de uma busca por texto. Por isso, como explicamos anteriormente, seu site precisa estar seguro.

Como o site de seu negócio pode se beneficiar da pesquisa por voz do Google

Para a Pesquisa por voz fazer diferença em seu marketing, você precisa conhecer o público-alvo e o que eles tendem a falar para seus smartphones.

Antes de mais nda, é bem importante você entende como o Google está evoluindo sua pesquisa, e o que ele espera de seu site hoje em dia.

Por isso é bacana você ver nosso post O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas.

Dizemos isso porque em princípio o próprio Google já explicou que se você cria um site de forma que as informações sejam facilmente acessíveis e úteis para os mecanismos de busca e visitantes, não é em princípio fundamental fazer algo de especial com relação às pesquisas por voz.

Porém, a observação dos próprios relatórios do Google Analytics indica que é possível criar estratégias de SEO significativas relacionadas à pesquisa por voz:

  • Como explicamos no post que indicamos logo acima, frases e expressões de conversação, que as pessoas utilizam umas com as outras, tendem a ser mais eficiente que palavras-chave usuais.
  • Supõe-se fortemente que o algoritmo da Pesquisa por voz do Google pode enfatizar domínios confiáveis ​​e oficiais, independentemente da autoridade das páginas individuais.
  • É importante trabalhar os seus títulos e descrições de páginas em post também levando em conta expressões que as pessoas usam umas com as outras, ao invés de palavras-chave formais. Nos sites que criamos, os donos de site conseguem facilmente alterar estes aspectos de SEO em seus sites, blogs, landing pages, páginas de vendas e lojas virtuais. Confira o vídeo.
  • Páginas que não demoram muito para carregar parecem ter uma ligeira vantagem sobre as outras, pois as pessoas não gostam de ficar muito tempo esperando uma resposta. Os resultados da Pesquisa por voz são carregados muito mais rapidamente do que a maioria dos resultados de pesquisa tradicionais, então um site otimizado sempre ajuda, e nós podemos te ajudar a otimizar seu site. Veja aqui como.
  • Procure identificar nos áudios que recebe por WhatsApp, telefonemas e mesmo quando se reúne ou recebe a visita de clientes, como eles se referem ao seu serviço ou produtos, como eles falam para você porque precisam de você e sua empresa e porque querem te contratar, ou o problema que procuram solucionar. Estas expressões, devem ser analisadas e colocadas no seu site, seguindo uma estratégia de SEO.
  • Valem as regras tradicionais para as pesquisas de voz: seu site deve estar seguro e precisa ser responsivo.

Concluindo

A Pesquisa por voz esteja se tornando cada vez mais popular, e a maioria dos usuários em pouco tempo tende a utilizá-la cada vez mais.

A Pesquisa por voz não deve superar completamente a pesquisa em texto, mas as oportunidades e a facilidade de uso da tecnologia continuarão a crescer à medida que a vida de seus usuários estiver se tornando cada vez mais veloz e ocupada e a necessidade de simplificação e praticidade aumentar.

No final, os sites sempre terão um lugar, por isso não esqueça de  adotar uma estratégia de SEO para o seu.

Como falamos anteriormente em outro post, você mesmo pode iniciar com boas práticas de SEO.

As ferramentas estão aí, o conhecimento também. Seu negócio precisa de SEO. Mãos à obra!

Se você tiver alguma dúvida sobre SEO e Pesquisa por voz, entre em contato e troque uma ideia ou peça um orçamento de SEO sem compromisso.

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