Alvaron

Os principais cuidados ao comprar tráfego pago para seu site

Comprar tráfego para seu site não é só uma questão de pagar por cliques.

Exige também esforço e atenção a uma série de outros fatores como:

  • Planejamento geral
  • Análise dos objetivos da compra de tráfego
  • Escolha das palavras chaves corretas
  • Atenção na elaboração de títulos, descrições, etc, dos anúncios

A eficácia do anúncio também está relacionada à qualidade e confiabilidade do site, como explicamos no post No Google Ads qualidade do anúncio vale tanto quanto dinheiro.

Defina um objetivo ao comprar tráfego

Antes de comprar tráfego é preciso definir um objetivo, seja ele promover sua marca ou aumentar vendas, ou mesmo captar leads para contatos e campanhas futuras.

Assim, você poderá usar diferentes abordagens para o destino do anúncio, como apontar para landing pages, páginas de vendas, para o site de sua empresa, ou mesmo para um produto em seu e-commerce.

Conheça a pessoa que você quer atingir

Se você não sabe o que é persona, dê uma olhada no post Para vender mais na internet você precisa conhecer seu cliente

Basicamente você precisa entender que hoje as pessoas não se deixam levar por anúncios que simplesmente desprezam suas expectativas

Conhecer as características das pessoas que realmente podem comprar de você, e o que estão buscando, é fundamental antes de comprar tráfego para seu site: pois toda a construção do anúncio está ligada à personalidade, anseios e expectativas do seu cliente potencial.

Estabeleça o tipo de conteúdo relacionado

Isso tem a ver com conhecer a persona, quem você quer atingir, mas também com a jornada de compra, algo que detalhamos no post Jornada de Compra: entenda suas etapas e tipos de conteúdos.

É que os clientes podem estar em diferentes estágios em relação à sua marca e à possibilidade de comprar de você.

Se o estágio for mais avançado, vale à pena anunciar diretamente páginas de produtos do seu e-commerce.

Por outro lado clientes que ainda estão em estágios básicos precisam mais de informações que mostrem sua credibilidade, e eventualmente podem ser direcionados à landing pages onde seus dados podem ser captados.

Independente disso você deve estar sempre atento a fatores como informações relevantes e provas sociais.

Ao estar atento aos aspectos da persona e jornada de compra, você aumenta muito as chances de cliques que acabarão em vendas efetivas.

Escolha o tipo de tráfego a comprar

Escolha canais adequados, onde está sua persona para não desperdiçar investimento.

Antes de escolher entre Google Ads, ou anúncios em redes sociais como o Instagram, verifique se quem realmente pode comprar de você está mais tempo buscando no Google, ou utilizando uma rede social.

Também é preciso levar em conta se o conteúdo de seu anúncio é compatível com o meio que escolheu.

Se por um lado campanhas mais informais fazem todo o sentido no Facebook, talvez não seja o caso no LinkedIn.

É preciso analisar a persona e seu comportamento, além é claro da jornada de compra.

Fique atento ao orçamento e resultados

Como em qualquer investimento, é preciso respeitar limites orçamentários.

Especialmente se você está começando a anunciar, não convém fazer grandes investimentos sem que testes e medições sejam realizados.

Defina indicadores para acompanhar seus resultados

Estes indicadores definirão se comprar tráfego  é uma boa opção para sua empresa ou se você está desperdiçando dinheiro.

Você deve estar basicamente mais atento ao retorno efetivo que está tendo com relação ao seu investimento, e a taxa de conversão de leads em vendas.

Veja que independente de nomenclaturas e abordagens técnicas, se você fez tudo que indicamos neste posta, no fim das contas é uma questão de ter uma visão clara de se o valor que você pagou gerou mais vendas, e se o processo todo efetivamente valeu à pena.

Tenha um plano B

Pagar por anúncios não é a única forma de ter mais tráfego no site de sua empresa.

Como mostramos em As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico, com um bom blog em seu site, você pode obter no médio e longo prazo bons resultados no crescimento de acessos.

Os anúncios pagos e resultados orgânicos das buscas, disputam os primeiros lugares nos resultados de busca do Google, especialmente quando o cliente ainda está pesquisando por uma solução para seu desejo ou problema.

Por isso é muito importante equilibrar as estratégias de tráfego pago e tráfego orgânico.

Cuidados ao utilizar uma landing page ou página de vendas

Promover seu produto através de uma landing page ou página de vendas tem um ótimo custo benefício, além de tornar fácil ao cliente obter informações relevantes e avançar para o estágio onde está pronto para comprar.

Landing pages e páginas de vendas além de serem encontradas pelas pesquisas do Google, podem ser facilmente divulgadas pelas redes sociais, emails, whatsapp e claro, como destino dos seus anúncios.

Por isso, além de fazer uma escolha compreendendo as diferenças entre ambas, como mostramos em Entenda a diferença entre landing pages e páginas de vendas, é bom estar atento a fatores de confiabilidade como:

  • Volume correto de informações
  • Bons títulos e descrições
  • Escolha de imagens adequadas
  • Provas sociais
  • Calls to Action
  • Formulário
  • Vídeo(se disponível)

Seja anunciando ou procurando evoluir com o tráfego orgânico, sua empresa precisa transmitir no link de destino qualidade e credibilidade que de fato colaborem para que o cliente cliente potencial informe seus dados, ou efetive uma compra.

Se quiser um orçamento sem compromisso para sua landing page, página de vendas, e-commerce, site ou blog, tecle com a gente pelo Whastapp.

 Telegram