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No Google Ads qualidade do anúncio vale tanto quanto dinheiro

O Google atribui uma nota à qualidade de seu anúncio que é tão importante quanto o dinheiro que você paga por cada lance no leilão por exibição de anúncio, como vimos no post Entenda os critérios de leilão e exibição do Google Ads

Esta nota, ou Índice de Qualidade, para sermos mais específicos, é um dos fatores que pode fazer seu anúncio ganhar um leilão por uma exibição de um concorrente, e a seguir vamos entender melhor seus fatores de composição.

Página de Destino

A página de de destino, é o seu site, landing page, loja virtual, blog, ou página de vendas para onde aponta seu anúncio após o internauta clicá-lo.

Relevância da página de destino

O ponto de partida básico é a relevância, ou seja, o quanto  sua página de destino realmente se refire ao que você está anunciando.

Se por exemplo seu anúncio refere-se a “mouse gamer”.
Neste caso, faz mais sentido e provavelmente contribuirá mais com seu índice de qualidade, a página de destino ser específica e ter um bom conteúdo de textos, vídeos e fotos sobre “mouse gamer”, do que exibir uma página home de loja completa, com múltiplos produtos, ou ainda uma página de listagem de categoria de produtos(no caso mouses), que não são necessariamente voltados para gamers.

Claro, você poderia estar anunciando mouses sem especificar o tipo, e neste caso faria sim sentido exibir vários tipos de mouses na página de destino.

A regra mais importante é que o internauta, ao clicar em seu anúncio, não tenha que procurar, por exemplo numa home de loja, o produto que foi anunciado.

Conteúdo da página de destino

Se você meramente criou um anuncio que leva para a página de um produto, por exemplo “mouse gamer”, na sua loja virtual, pode ser que o seu índica de qualidade fique abaixo de alguém que tem uma página de vendas como destino do anúncio.

É que nas páginas de vendas, as informações sobre o produto foco, terão maior volume geralmente, com mais textos, mais fotos e vídeos, e portanto mais profundidade de informações(saiba mais aqui sobre Páginas de vendas).

Por tudo que o Google tem dito sobre o funcionamento de suas buscas, podemos deduzir que mais conteúdo, com relevância, levará à melhores índices de Qualidade. Veja o post Novo algoritmo do Google: o fim da era dos macetes sobre qualidade de conteúdo e melhores colocações nas buscas do Google.

Tempo de carregamento

Sua página deverá ter um tempo adequado de carregamento, tanto em desktops como nos dispositivos móveis.

É preciso entender que o tempo de carregamento está ligado a alguns fatores como:

  • Qualidade do desenvolvimento de sua página
  • Otimização de performance
  • Hospedagem

A hospedagem que você escolheu para seu site é o fato diferencial nesta equação.

Mesmo que o site esteja bem desenvolvido e  otimizado, numa hospedagem compartilhada, onde o mesmo servidor é utilizado por centenas ou até milhares de sites, seu desempenho pode não ser tão bom.

Adaptabilidade a dispositivos móveis

Este fator é bem simples de detalhar: ou a página de destino é responsiva, funciona bem em smartphone e tablets, ou você está com boas chances de sempre ficar para trás.

O Google já definiu há alguns anos que sites não responsivos, estarão na parte de baixo de seus resultados de busca, então podemos considerar o mesmo para os anúncios.

Recursos adicionais

Utilizar os recursos adicionais do Google Ads também pode contribuir com seu Índice de Qualidade.

Você pode por exemplo trabalhar com algumas das diversas extensões de anúncio de Google Ads, como por exemplo:

  • Extensão de local, que mostra onde exatamente sua empresa se localiza
  • Extensão de chamada, para que os clientes possam ligar diretamente por telefone
  • Extensão de sitelinks, que mostra e linka produtos relacionados aos anunciados

Taxa de CTR

A taxa de CTR é definida pelo número de cliques no anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido.

Se por exemplo, você tiver cinco cliques em seu anúncio e ele foi exibido cem vezes, sua Taxa de CTR é de 5%.

A taxa de CTR é o fator mais importante no Índice de Qualidade, pois através dela o Google sabe se seu anúncio é relevante para os internautas, afinal, pela lógica, os internautas clicam no que lhes parece mais interessante.

O Google tende sempre a priorizar a qualidade e o mérito, e neste caso específico, como sua receita  vem do clique, anúncios mais clicados, portanto mais relevantes, terão melhor fator de qualidade para o índice que junto com o dinheiro pago pelo leilão de cliques, define a exibição do anúncio.

Conclusão

Como temos defendido, “pagar logo mais para aparecer melhor no Google” é um total equívoco, afinal a qualidade é decisiva na balança do Google, seja para o site de sua empresa ou sua loja virtual destacar-se nas páginas de resultados de  buscas(SERPS), seja para que seu anúncio tenha mais exibições no Google Ads.

Um cuidado maior com a qualidade, pode ainda significar economia.

Se você tem mais qualidade de conteúdo e leva em conta os fatores que compõem o Índice de Qualidade, que expomos acima, pode acabar ganhando disputas inclusive de concorrentes pagando menos por clique por estar com o maior índice de Qualidade possível.

 

 

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