Os conceitos sobre o que é uma landing page e o que é uma página de vendas, e o que elas devem conter, podem ser muito amplos e de certa forma flexíveis dependendo do contexto, mas vamos procurar simplificar o entendimento das diferenças entre ambas neste post.
Uma landing page é utilizada usualmente para captar dados, nome, endereço de e-mail, WhatsApp, ou trocar uma ação ou informação do internauta por um bônus ou benefício enquanto uma página de vendas é usualmente destinada a vender produtos e serviços com foco bastante direto.
Entendendo as landing pages
Essas páginas tem basicamente um propósito: gerar leads para o seu negócio, coletando dados e informações ou propondo ações como um cadastro para o internauta.
Ao usar uma landing page para seu produto ou serviço, normalmente se oferece algo de graça e de valor, como um e-book, vídeo-aula, planilha ou tutorial, acesso a webinar, cupom de desconto, etc.
A landing page não possui links para páginas externas. Você oferece algo de forma gratuita, expõe algum texto explicando o conteúdo, algumas fotos ou vídeos e elementos para persuasão, perguntas e respostas, calls to action, depoimentos, e claro, o foco da página, um botão, ou formulário para se inscrever e obter o item gratuito.
Ao usar uma landing page para seu negócio você obterá mais leads, e este é o foco, obter leads de maneira mais rápida e fácil, com a intenção de contatos e vendas futuras.
Se você quer formar uma lista de emails, ou cadastrar emails, nomes e telefones para campanhas e relacionamento de maior prazo com os clientes, você deve ter uma landing page, e apontar seus anúncios para para ela.
Quando você paga por anúncios no Facebook ou qualquer plataforma que você usa, sempre direcione os visitantes para suas landing pages,. não sua página inicial, página de produto ou página de vendas, mas para suas landing pages.
Normalmente o roteiro que uma landing page segue, é o seguinte:
- O internauta acessa a landing page através de um anúncio, email, ou diretamente pelo link que encontrou no Google
- Uma vez na página de vendas, os visitantes informam seu nome, e-mail, WhastApp, ou outros dados
- Através de uma página de agradecimento, ou box na própria landing page, o internauta recebe uma mensagem de agradecimento
- Na página ou box de obrigado, o internauta recebe seu bônus(ebook por exemplo) e pode ser convidado a visitar através de um botão ou link uma página de vendas, onde será oferecido um produto ou serviço
Entendendo as página de vendas
As páginas de vendas, são páginas onde você o foco primordial é vender seu produto ou serviço.
Esta página expõe ao internauta detalhes sobre o que eles estão comprando, quais problemas serão resolvidos com a compra, ou como sua vida ou trabalho melhorará com ela.
Então, nas páginas de vendas de seus produtos ou serviços, você não captará dados, mas terá, assim como na landing page, vídeos, elementos de persuasão, depoimentos, perguntas e respostas, etc.
A diferença será um grande foco nos botões de compra, condições de pagamento, garantias, bônus, meios de pagamento aceitos, garantias, tudo que for decisivo para o internauta de fato comprar.
A página de vendas deve também passar segurança ao internauta, por isso além do acesso com SSL e https que são padrão de mercado, devem ser exibidos selos e símbolos de confiança relevantes, que realmente seja utilizados pela sua empresa.
Você poderá trabalhar com botões de compra diretos para meios de pagamento seguros como Mercado Pago, ou Pag Serguro. Também poderá usar botões de compra para o checkout de plataformas como Hotmart ou Udemy.
O importante é que a página de vendas funcione para o que realmente se presta, ou seja, vender.
Você pode claro ter variações aplicáveis ao seu negócio, como um botão flutuante para o internauta tirar dúvidas por WhatsApp, mas quanto mais a página de vendas vender por ela mesma, quando possível, melhor.
Sua página, suas regras
Embora tenhamos exposto no post diferenças que de certa forma se formaram por um “consenso” de mercado, a verdade é que só você poderá saber o que realmente sua landing page e sua página de vendas devem conter.
Seguir fórmulas pode ser perigoso, especialmente para pequenas empresas, por isso, vários pequenos negócios e profissionais liberais acabam optando por misturar páginas de vendas com landing pages, criando “híbridos”.
O resultado é que importa. Se sua landing page está captando os leads que você planejava como meta, e ainda tem um botão de venda direta que gera lucros valiosos, quem poderá dizer que está errado?
A lógica diz que existe um roteiro para afunilar as vendas, mas se você vende mais pelo botão de WhatsApp que sua página de vendas nem deveria ter, após responder algumas perguntas dos clientes, a lógica fica em segundo plano diante do resultado.
Claro, existe uma diferença consagrada pelo bom senso, pela técnica, pela pesquisa no que se refere a landing pages e páginas de vendas, e isso é muito bom como linha mestra e ponto de partida, mas a dinâmica e a peculiaridade de cada negócio podem fazer surgir espontaneamente peculiaridades e inovações.
Para solicitar um orçamento sem compromisso para sua landing page ou página de vendas. Tecle pelo WhatsApp ou use o formulário abaixo.
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