Alvaron

Seu site pode estar ajudando seu concorrente: fique esperto

Sim, é triste, mas é verdade, seu site pode estar tirando negócios de sua empresa e entregando de bandeja aos concorrentes.

Quando alguém indica seu produto ou serviço a um amigo, colega ou familiar,  antes de entrar em contato com você,  usualmente eles fazem o que todo quase mundo faz, buscam o nome de seu negócio no Google, visitam seu site para sentir uma impressão sobre você e o que você faz.

É nesse momento que um site que parece ser de dez anos atrás ou mais, pode acabar com a vontade de um cliente que estava quase na mão, te contatar.

O motivo simples, é que se a pessoa de fato precisa de um produto serviço e o está procurando, vai começar pelo que lhe foi indicado, mas não vai parar de procurar se o indicado não lhe parece uma boa opção, lhe causa uma primeira má impressão.

Um site que parece estar no passado, ou que gera  dúvidas, incertezas e até mal-estar, hoje, com o mundo cada vez mais on line, é como uma vitrine que joga contra as vendas.

E o pior, na mesma busca em que você apareceu, provavelmente está um de seus concorrentes com serviços inferiores aos seus, mas com um site melhor.

A indicação que era para você, pode acabar na mão de seu concorrente.

Vamos dar uma olhada em como seu site pode evitar perder negócios para o site de um concorrente?

Os itens básicos que fazem um bom site

Existem alguns itens dos quais independentemente do visual, um site não pode se descuidar.

  • Os canais de contato, endereço, email devem estar “na cara” do internauta
  • Você tem que ter um formulário de contato e um botão flutuante para o WhatsApp(se adequado ao seu negócio)
  • O seu conteúdo deve estar organizado e fácil de navegar. Livre-se de conteúdo supérfluo e outras distrações que não contribuem para sua mensagem geral
  • Exiba depoimentos de clientes reais, com fotos, se possível
  • Mantenha o conteúdo do seu site atualizado. Os visitantes em geral não gostam de sites que parecem “abandonados”. O Google tende a classificar melhor sites atualizados
  • Mostre sua equipe, ou deixe claro o tipo de profissionais que fazem o trabalho e suas qualidades. As pessoas fazem negócios com outras pessoas. Clientes em potencial querem saber com quem estão lidando.
  • Conte sua história. Deixe que as pessoas conheçam você no que se refere aos negócios. As pessoas querem saber da sua origem, experiência, e como pretende ajudá-las.
  • A navegação tem que ser clara e fácil. É melhor repetir elementos com alguma redundância do que o visitante ficar perdido e fugir do site.
  • Você precisa de calls-to-action. Você deve informar ao visitante o que deseja que ele faça. Seja direto e específico. Direcione os visitantes sutilmente para determinadas ações.

O visual, é claro, também conta

Cerca de 80% dos consumidores julgam a credibilidade de uma empresa com base no visual de seu site.

Se seu site parece ter sido feito por um sobrinho que saber mexer na internet, saiba que muitos de seus concorrentes levam o site deles a séria e chamaram um profissional para criar seu site

Seu site precisa de  um visual equilibrado, contemporâneo, e que não exagere, a ponto de deixar a mensagem do site em segundo plano.

Veja como no geral, hoje os sites são cada vez mais “clean”, elegantes, concisos e vão direto ao ponto: informação, contato, conversão.

O site tem que funcionar bem em telas grandes e pequenas

Os sites devem responsivos, ser compatíveis com dispositivos móveis.

O número de usuários que acessam conteúdo online por meio de smartphones ultrapassa o número de usuários de desktop.

Porém, lembre-se que muitas decisões de negócio são tomadas com calma, em casa ou no escritório, com a “tela cheia” de PCs e notebooks, então é preciso equilibrar estes aspectos para ter a melhor experiência em cada tipo de dispositivo.

Evite clichês que criam más impressões sobre seu site

Você e sua empresa têm que mostrar o que são de verdade em seus pontos fortes, e como podem ajudar as pessoas, melhorando suas vidas, trabalho, resolvendo seus problemas:

  • Não use frases vazias como “Nós somos os melhores”, “nós somos os mais baratos”, “nós somos os mais inovadores”.  Isso não diz nada ao seu leitor. Mostre seus diferenciais sem exageros.
  • Evite fotos de banco de imagens como fotos de pessoas que nada tem a ver com seu público e seu negócio. Isso faz você parecer falso e amador. Use suas próprias fotos. Se seu celular tirar fotos de boa qualidade, já está valendo.
  • Evite ofertas forçadas que não são reais, como “somente hoje”, se o cliente vai entrar amanhã no seu site e ver que a oferta continua
  • Evite imitar. Só porque você gostou de uma cor, foto, frase, tipo de letra, layout ou organização de conteúdo em outro site, não quer dizer que elas se aplicam ao seu negócio, sua imagem, sua empresa, utilize as referências apenas para chegar a um resultado único.

Não esqueça nunca do essencial

As informações de um site com maior probabilidade de influenciar um consumidor a contratar uma empresa são:

  • Detalhes sobre a empresa(por exemplo, origens, produtos, serviços, equipe)
  • Diferenciais de produto e serviço, como preço, qualidade, bônus, etc
  • Depoimentos de clientes
  • Demonstração clara dos resultados da empresa(cases, portfólio, produtos ou serviços entregues, etc)
  • Links para redes sociais que tragam mais credibilidade ao negócio
  • Facilidade de contato

Concluindo

Como você vê, um site bem feito, que traga resultados para sua empresa, não é feito de medidas extraordinárias, mas sim de um conjunto de uma série de medidas simples que quando aplicadas com carinho, cuidado e comprometimento, tornam seu site um motivo a mais para um cliente que foi indicado, ou te achou por acaso no Google, te contatar.

Para solicitar um orçamento sem compromisso para renovar, fazer ou refazer seu site, tecle pelo WhatsApp ou use o formulário abaixo.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram