Um bom conteúdo(por exemplo, um bom post de blog ou página de site), oferece uma boa experiência para o internauta que busca pelo Google.
Ele quer aprender alguma coisa, entreter-se ou busca se divertir.
Portanto, não adianta somente postar no blog frequentemente.
É oferecer algo que realmente gere interesse de ser acessado, e ajude a resolver um problema ou melhorar a vida do internauta.
Pesquisa do Google revela a opinião dos internautas
Segundo pesquisa da Think With Google, 87% dos internautas consideram como um bom conteúdo algo “relevante e pessoal”.
Assim, um bom conteúdo deve ter algumas características, como:
- Trazer alguma sintonia emocional com quem o lê
- Ser relevantes
- Estimular intelectualmente o leitor
- Ser rico sensorialmente
Estes aspectos então passam a ser tão importantes como a frequência de postagem.
Se você sabe o que a maioria dos internautas quer, não adianta apenas postar constantemente, é preciso considerar as expectativas envolvidas.
Veja também Com que frequência se deve criar posts para um blog?
Conteúdos Relevantes
Relevante é o conteúdo que interessa realmente aos internautas.
Segundo a mesma pesquisa, 80% dos internautas estão mais propensas aos conteúdos de empresas quando o consideram relevante.
Então a diretiva é ajudar, informar ou entreter o internauta, e não apenas postar temas ao acaso.
O Google quer que seu conteúdo cause impacto nas pessoas.
Você precisa mostrar novas perspectivas, trabalhar percepções sobre assuntos ou simplesmente ensinar.
Tutoriais, não por acaso são sempre conteúdos que tendem a ser bem aceitos.
Conteúdos ricos sensorialmente
A pesquisa aponta ainda que 94% dos internautas disseram que bons conteúdos contam boas histórias.
Outra informação importante é que 92% dos internautas dizem que conseguem percebem quando bons conteúdos forma produzidos com dedicação e esforço.
Então, ao contar cases de clientes que tiveram seus problemas resolvidos por você, ou mesmo experiências profissionais pessoais, você tem boas histórias para começar.
Veja também Escreva cases e conquiste novos clientes pelos resultados que produz
Conteúdos com sintonia emocional
É importante criar conteúdo que crie vínculos emocionais reais com o internauta.
De acordo com a pesquisa 85% dos internautas disseram que bons conteúdos fazem com que sintam alguma emoção.
O internauta vai lembrar de sua marca se acessar seu conteúdo e sentir algo como:
- Adquirir um novo aprendizado
- Satisfação por encontrar a resposta de uma pergunta
- Sentir empatia ou conexão com um valor ou sentimento positivo transmitido
Logo, temos mais um indício de que não adianta escolher temas aleatórios e postar.
Você precisa criar algo que de verdade envolva o internauta, estabeleça a troca do tempo dele, pelo bom conteúdo que você postou.
Conteúdos que estimulam intelectualmente
Ninguém gosta de começar um diálogo e ser subestimado em termos de inteligência.
Então, mesmo que o seu conteúdo possa não ser o ideal, ainda assim, você tem que ter uma comunicação estruturada com seus potenciais clientes.
No post Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO, explicamos como é valioso responder perguntas com curiosidades, e agregar valor ao seu site, sua marca, mesmo quando não estamos no foco exato da pesquisa do cliente no Google.
Quando cliente potencial procura um produto ou serviço, comprovadamente prefere comprar de marcas que tenham um bons conteúdos.
Estes conteúdos devem sempre considerar que o ser humano além de gostar de se informar, gosta de descobrir.
Concluindo
Quanto mais valor agregado ou peculiaridades de âmbito pessoal tem o produto, mais o bom conteúdo ajudará nas vendas.
Quando o internauta compra pela internet, espera uma troca de valor justa, do seu dinheiro por algo que realmente vale à pena.
Então, não importa se você está vendendo cursos pela internet, produtos de emagrecimento, métodos para traders, roupas, eletrônicos, mentorias…
O internauta sentirá mais confiança de investir seu dinheiro se notar que você tem autoridade sobre assuntos relacionados ao seu segmento.
Assim, você terá mais chance de transmitir a confiança de que você tem uma boa opção ou mesmo a melhor opção.
Lembre-se de alguns pontos fundamentais:
- As pessoas pesquisam por texto no Google(mesmo a voz é convertida para texto)
- Se você não tem bons textos, ficará para trás dos concorrentes que os tem
- Os internautas querem conteúdos relevantes e úteis de verdade
- Se você seguir as ideias deste post, tem mais chances de se destacar do que os concorrentes que as ignoram
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