Alvaron

Respondemos todas as suas dúvidas sobre domínio e hospedagem

Volta e meia nossos clientes apresentam a mesma dúvida: o que é um domínio, qual a diferença dele para a hospedagem?

Ninguém tem obrigação de ter conhecimento técnico em tecnologia.

Então esta é uma dúvida usual mesmo, que muitos profissionais das mais variadas áreas tem.

Para ajudar, criamos este post, que simplifica o entendimento sobre o assunto.

O que é um domínio?

O domínio é o endereço do site que as pessoas digitam na barra do navegador para visitar seu site.

Em termos simples, se o seu site fosse uma loja, ou escritório, o domínio seria o endereço.

A Internet é uma gigantesca rede de computadores conectados uns aos outros, um verdadeiro mundo.

Imagine que o navegador é um Uber, e você tem que informar o destino(domínio, endereço) onde quer chegar. Você ao invés de falar ao motorista, ou digitar no aplicativo, escreve www.empresax.com.br no navegador, e ele te leva até o seu destino.

Exemplo 1: instagram.com

Exemplo 2: padariabacana.com.br

Exemplo 3: ajudaoproximo.org

Este endereço, tem o custo de R$ 40 em média por ano, então, é como se você pagasse por uma licença anual para ter um endereço numa rua de um mundo chamado internet. É isso, uma licença e um endereço para saberem onde te achar.

Para ter este endereço, você pode acessar sites como Hostgator e ao comprar sua hospedagem(já vamos explicar a hospedagem no próximo item), já solicitar o registro do domínio. Você pode também ir direto ao registro.br ou procurar outro serviço de sua preferência.

Lembre-se, o navegador é o carro com motorista, o domínio é o endereço para onde você quer ir no mundo da internet.

O domínio é pago diretamente à entidades reguladoras como registro.br no Brasil, ou para otimizar o processo e facilitar a administração, diretamente à empresas de hospedagem como Hostgator que fará todos os trâmites operacionais e financeiros para você.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Se o domínio é um endereço, ou melhor uma licença para ter um endereço mais o endereço em si, a hospedagem é como se fosse o aluguel da sala ou casa onde vai funcionar seu negócio.

Quando você informa ao navegador o endereço para onde quer ir, você espera que realmente haja algo lá. Então se a empresa tem um domínio, mas não tem uma hospedagem, é como se fosse uma empresa que tem licença, alvará, mas não se instalou.

O domínio é seu endereço, e ao mesmo tempo a licença para ter endereço, como um alvará.

A hospedagem é o local, sala, casa, onde o negócio de fato está, e é preciso pagar um aluguel deste espaço.

Um site é composto de arquivos, imagens, páginas HTML, bancos de dados, etc.

É o servidor(computador que armazena arquivos e apresenta aos visitantes na forma de seu site) onde os arquivos do seu site estão. Também é na hospedagem que via de regra funcionarão seus emails. Os servidores podem ser alugados de forma ágil e simples. É como pagar por uma vaga numa garagem ou pelo apartamento ou casa onde você mora, um serviço prestado por empresas de hospedagem como Hostgator, ou outras de sua preferência.

Para criar seu site, você precisará cedo ou tarde de um domínio(o endereço tipo www.suaempresa.com.br) e uma hospedagem na web.

Lembre-se, o navegador te leva a um endereço, e neste endereço www.algumaempresa.com.br para de fato estar funcionando um negócio, é preciso que esteja alugado o espaço físico onde ele funciona, ou seja, a hospedagem, o servidor onde funciona o site.

Então são dois serviços diferentes, separados?

Sim, é importante lembrar que domínio e hospedagem são dois serviços separados, embora você possa registrar o domínio no momento em que adquire a hospedagem, para facilitar.

Se este é um mundo novo para você, é recomendado que você adquira o domínio e a hospedagem da mesma empresa. Isso permite que você gerencie tudo mais facilmente na mesma conta.

Indicamos a Hostgator no plano M para negócios iniciantes que ainda vão construir seu público e audiência de visitantes, e  Hostgator VPS para sites que esperam um público maior e mais visitantes logo de início.

Tipos diferentes de domínios

Existem muitos tipos de domínios. Os mais populares são .com e .com.br.

Tenha em mente que se você falar pra alguém, “procura aí armazém do zé” no Google, a chance desta pessoa escrever armazemdoze.com ou aremazemdoze.com.br no navegador é muito grande.

Então, existem outras opções como .net,. org, .net, .tv, .info, .adv, .arq, .mus e muito mais, mas voltamos a insistir: a menos que haja uma razão específica para optar por outro tipo, escolha sempre .com ou .com.br.

Você pode comprar quantos domínios desejar e pode fazer com que todos dirijam o visitante para o seu .com.br.

Concluindo

  1. Quando você quer visitar um lugar no mundo da internet, o navegador leva você até lá.
  2. Para chegar onde quer, você precisa informar ao navegador o endereço(domínio), www.empresaincrivel.com.br
  3. Este endereço www.empresaincrivel.com.br além de ser um endereço, é uma licença paga pela Empresa Incrível S/A
  4. Para que quando o navegador faça você chegar no endereço(domínio), www.empresaincrivel.com.br haja algo de fato para visitar, a Empresa Incrível S/A, além de ter comprado o domínio(em média R$ 40 por ano), deve ter alugado um servidor, uma hospedagem, onde de fato funcionará seu negócio e ele poderá ser visitado por quem informou o domínio no navegador
  5. Empresas como Hostgator cuidam de todo o processo de aquisição do domínio e hospedagem para você.

Ficou com dúvidas? Envie pra gente. Podemos avaliar e elaborar uma proposta para te ajudar, sem compromisso de contratação.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram