Entenda de uma vez o que é SEO:
SEO significa otimização para mecanismos de busca, para o Google.
É um conjunto de técnicas para fazer com que as pessoas que estão pesquisando na internet encontrem mais facilmente seu site, de preferência com a melhor colocação possível, na primeira página do Google.
Calma, é mais simples do que parece!
Por exemplo, se você inserir uma pesquisa como “melhores notebooks” no Google, quem aparece no topo da primeira página de resultados(chamadas de SERPs pelos profissionais)?
Examinando a imagem acima, temos:
- Em primeiro lugar um anuncio pago no Google.
- Em segundo lugar um post com um bom título, uma boa imagem no corpo e uma lista que você consegue montar facilmente no seu editor de texto
- Em terceiro, quarto e quinto lugares, posts, sim, simples bons posts de blogs
- Em sexto lugar, vídeos do Youtube
- Do sétimo lugar em diante, ainda mais posts simples
Veja que os posts se destacaram muito sem pagar anúncios, bem como os vídeos do Youtube.
Só perderam para o anúncio.
O que isso quer dizer?
Que conteúdo relevante e atualizado que realmente responde ou tem muito a ver com o que foi pesquisado, tanto em texto, como em vídeo, tende a se destacar no Google, ou seja, você mesmo pode alavancar o SEO do seu site, escrevendo posts interessantes para pessoas que procuram o que você tem a oferecer e vídeos simples que estas pessoas realmente gostariam de assistir.
Em relação aos vídeos, reparem que não são vídeos de canais com alta produção e milhões de seguidores que estão em destaque. São vídeos bons e bem feitos com poucos recursos e sofisticações.
Então, qual o “Mistério” do SEO? NENHUM
O SEO é sobre responder às perguntas e necessidades de informações de seus clientes, em vez de só pensar em anúncios pagos. Com o SEO, com um conteúdo bem feito(pode ser simples e bem feito), você tende a gerar leads e vendas por meses e mesmo anos após a publicação. É como ter um anúncio grátis pra sempre no Google!
SEO não é uma coisa restrita a estudiosos e cientistas da NASA.
Pelo contrário. Como já falamos em um post anterior que talvez você queira ler, o Google depende mais de posts bem feitos do que de anúncios.
Como o SEO ajuda minha empresa?
Vamos ao que interessa.
Que tipo de resultado em termos de contatos, e vendas o SEO traz para o seu negócio, e como?
É como fazer academia para emagrecer ou ficar mais forte.
Uma questão de dedicação, persistência, e esforço, em médio e longo prazo.
Nada acontece do dia pra noite, mas com o tempo os resultados acontecem.
Se você pensar em longo prazo, toda a semana ou pelo menos a cada dez dias, escrevendo um post ou postando um vídeo que de fato ajude seus clientes a encontrar soluções para seus problemas ou melhorar sua vida, sem apelar para ofertas invasivas(as ofertas podem estar em meio ao post, mas sem forçar a barra), você tende a chegar cada vez mais alto nos resultados de busca do Google
Quanto mais você treina bem na academia, mais emagrece ou se fortalece.
Quanto mais você posta conteúdo bom e realmente interessante em seu site, mais tende a se destacar nas buscas do Google, simples assim..
O SEO ainda parece um mistério?
Se você respondeu sim, precisamos entender melhor o passado e a história do SEO para desmistificar o presente.
Talvez esta atmosfera de mistério em relação ao SEO, tenha muito a ver com com o jeito que o Google encontra e exibe resultados nas pesquisas foi evoluindo.
Vamos entrar na toca do coelho e conhecer essa história, para poder agir melhor no futuro.
No início dos anos 2000, o SEO era relativamente fácil de manipular.
Era só repetir as palavras chave em todo o site muitas vezes e você tinha boas chances de subir nas pesquisas.
Não existia nem smartphone nesta época…
No fim dos anos 2000, o Google já tinha se tornado o mecanismo de busca mais popular do mundo.
Então ele passou a ligar mais para quantos sites linkavam o seu site, além das palavras chave, além de outros critérios que os especialistas em SEO foram bravamente descobrindo(aí sim era tudo muito misterioso) e com base neles, melhorando os sites.
Alguns sites então começaram a publicar conteúdos gerados por computador para subir no Google.
Surgiram também as produtoras de conteúdo, que faziam posts, páginas, vídeos e tudo mais para seu site se destacar no Google, usando os “mistérios” desvendados pelos especialistas.
Era a época do boom total das redes sociais, popularização dos dispositivos móveis, WhatsApp bombando e por aí vai.
De 2011 até hoje, muita coisa mudou. A Qualidade e a inteligência passaram a dar o tom.
O Google investiu para seu mecanismo ficar mais e mais e mais inteligente, e nem tudo que funcionava antes continuava dando resultado.
Várias alterações importantes mudaram o SEO para sempre.
Em particular, o Google começou a ficar muito esperto e jogar pra baixo posts gerados automaticamente, posts repetidos em diversos blogs e sites criados só para linkar um no outro, ou posts que só estavam ali pra ocupar espaço sem agregar coisa alguma.
Lembre-se sempre: o Google vive de resultados bons em suas buscas mais do que de resultados.
Então desde 2012 o Google começou a recompensar sites de alta qualidade e isso se refere claro, também, ao conteúdo, mas não foi só isso.
O Google começou a jogar para baixo em suas buscas sites inteiros que tentaram burlar sua inteligência artificial, em uma ou outra página, por exemplo, tentando técnicas que funcionavam antes como exagero de palavras chaves repetidas. Começou a ser considerado trapaça, utilizar técnicas que procuravam colocar posts comuns na frente de posts de qualidade nas buscas, forçando a barra.
Então veio 2017 e além e o Google passou a desvalorizar ações que muitos ainda juram que ajudam a “vender mais”.
A inteligência do Google, cada vez mais evoluída, com ilhas inteiras ocupadas por servidores, e segundo os boatos dos fãs de teorias peculiares, já contando com computadores quânticos, passou a punir a agressividade e enaltecer a criatividade, inteligência, e qualidade.
Sim, a inteligência artificial do Google parece próxima de uma inteligência orgânica e real.
Coisas como anúncios em tela cheia, pop ups e outros “truques bacanas”, que tentam vender logo deixando o conteúdo em segundo plano, passaram a reduzir o tráfego: há muitas evidências disso, segundo muitos especialistas(os mesmos que desvendaram os mistérios do passado do SEO).
Alguns especialistas em SEO acreditam também que os links de baixa qualidade, colocados só para gerar a chamada “linkagem” também passaram a reduzir tráfego: o Google tornou-se inteligente a ponto de perceber um alto volume de links que se parecem demais uns com os outros, e desvalorizar isso.
Ah, e claro, e a inteligência do Google consegue muitas vezes perceber quase como uma pessoa perceberia se algo é ou não interessante. Veja o post em que contamos como o Google deixou isso claro em um anúncio na internet.
Entendi os mistérios do passado do SEO, e agora?
Bem com o Google super inteligente e desvalorizando vendas forçadas, publicidades excessivas e técnicas antigas, o que fazer?
Simples: ser verdadeiro e humano.
Lembre da imagem que mostramos no inicio do post.
Logo depois do anúncio pago, o que vem são conteúdos de texto e vídeo criados de pessoas para pessoas.
Mesmo que a intenção claro, seja vender, você não deve ser o vendedor que força a barra, joga preço e condições na frente do cliente sem tentar envolvê-lo, sem estabelecer uma troca ganha ganha.
É mais vantagem conversar com o cliente, entender quem ele é, qual sua necessidade, ir conversando e de vez em quando ir colocando os detalhes necessários sutilmente para fechar a venda naturalmente, mas priorizando o envolvimento, e o estabelecimento de uma relação de confiança.
Só que o site está 24 horas por dia no ar, sete dias por semana, e você e sua equipe não.
Por isso sua conversa, confiança, sua relação com o cliente são estabelecidas através de uma relação ganha ganha: você oferece bons posts, bons vídeos e o cliente tenderá a te contatar, comprar de você, ou confiar em você e informar amigos sobre sua existência.
Agora que acabou o mistério, vamos praticar SEO.
Vamos nos concentrar inicialmente em técnicas simples para melhorar seu SEO.
- Identifique algumas palavras-chave relevantes. que descrevam os produtos e serviços essenciais do seu site. Aqui explicamos detalhadamente como escolher palavras chave.
- Use as palavras-chave estrategicamente. Use as palavras-chave algumas vezes em cada página, onde realmente faça sentido. Suas palavras-chave devem ser usada naturalmente, não as repita por repetir.
- Otimize suas imagens. A maneira como você publica imagens em seu site pode melhorar seu SEO. Procure maneiras de usar sua palavra-chave em nomes de arquivos de imagem. Temos um post sobre como fazê-lo, aqui.
- Adicione links internos, links para outros posts em seu site ou blog. Veja que este post mesmo tem vários links. Os utilizei para ajudar mais você sobre determinados assunto quando notei que havia oportunidade. Não faça isso de qualquer jeito, apenas quando realmente fizer sentido.
- Não copie conteúdo. Copiar conteúdo de outros sites é uma péssima ideia. O Google vai perceber e vai jogar seu site para baixo em seus resultados de busca.
- Evite monetização e publicidade muito agressivas. A regra é, os anúncios nunca devem ser mais importantes do que o conteúdo, nem colocá-lo em segundo plano. Se alguém acessa seu site para ler um post, a tendência é ele não gostar de um anúncio que interrompa seu entusiasmo com a leitura. O Google é inteligente, sabe disso e não gosta desta agressividade.
- Torne a navegação fácil. Quase todos os sites têm menus no topo, rodapé, barras laterais e outros lugares. Muitos tem links para entender quem está por trás do negócio de forma evidente. Outros tantos têm links diretos para telefonar, enviar email ou mesmo teclar pelo WhatsApp. Lembre-se que as pessoas decidem ficar em seu site ou não em poucos segundos. Torne fácil navegar internamente em seu site e contatar você.
- Sugira ao visitante comprar ou contatar. Sim, você tem que fazer um conteúdo bacana, envolver o cliente e deixar a venda natural, não colocar a publicidade acima do conteúdo, mas… você fez o site para obter clientes e vendas, divulgar seu negócios. O que você quer que os visitantes façam quando visitam sua página? Preencha um formulário de contato? Assinar uma newsletter? Comprar um produto? Teclar pelo WhatsApp? A dica é conhecer e se familiarizar com as call to action, a respeito das quais sugerimos este outro post.
O assunto SEO é abrangente e podemos escrever muito a respeito.
Por isso este post tem uma segunda parte.
Para concluir, deixamos um vídeo onde mostro aos clientes como eles mesmos podem trabalhar títulos, descrições e palavaras chave para SEO em seus sites WordPress.
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