O e-commerce cresceu muito nos últimos dois anos, com o impulso das mudanças nos hábitos no consumo.
Segundo o 44º relatório da Webshoppers, no primeiro semestre de 2021, o e-commerce no Brasil atingiu seu mais alto nível de vendas.
Foram R$ 54 bilhões, um aumento de 31% em relação a 2020.
Em 2022, o e-commerce continuará prosperando, mesmo com a alta do dólar e da inflação.
Isso acontecerá justamente por o mundo online estar em expansão e os hábitos das pessoas se integrando a este contexto.
Para aproveitar o momento e se adaptar ao que vem por aí em termos de e-commerce, seguem algumas dicas valiosas.
Conte muito com as redes sociais
As redes sociais são fundamentais na jornada de compra do cliente.
Instagram e Facebook já têm suas soluções de integração.
O Pinterest permite pins nas fotos, com informações dos produtos. Eles direcionam para anúncios comerciais.
O Whatsapp agora tem seu meio de pagamento, o WhatsApp Pay, e pode em breve ter ferramenta de anúncios também.
Segundo pesquisa recente da Opinion Box, 65% dos internautas já usaram redes sociais como ponto de partida para comprar.
Suas compras começaram tanto em pesquisas de produtos e serviços, ou até por terem visualizado anúncios.
A dica é saber quais são as principais redes sociais em que seu melhor cliente está.
Com uma pesquisa de mercado, você consegue descobrir isso e mais informações sobre seu publico.
Assim, poderá construir uma excelente estratégia nas suas redes sociais.
Fique de olho nos games
Os games já são uma indústria maior que a do cinema.
A Magazine Luiza, uma das gigantes país, comprou a Kabum!, maior plataforma gamer de e-commerce do Brasil.
É que o público gamer hoje é muito variado, com pessoas de várias idades.
A segmentação atingiu vários nichos, com a popularização e divulgação em grandes redes.
Assim, você pode pensar em ações como:
- Aproveitar o potencial de redes sociais como Discord e Twitch
- Organizar campeonatos de games.
- Patrocínios e anúncios junto a gamers e produtores de conteúdo do segmento
Antes era difícil pensar em sua marca na camisa de um time de futebol, atingindo milhões pela TV.
Agora é fácil pensar em um gamer divulgando seus produtos a milhões pela internet.
Entregas cada vez mais ágeis
Pesquisas recentes revelam que mais de 50% dos consumidores online afirmam que agilidade da entrega é o maior fator para a decisão de comprar um produto.
Grandes players do e-commerce, como Amazon, Mercado Livre, e Magalu, estão trabalhando forte a ideia de entregar no mesmo dia, e quem sabe até na mesma hora.
A previsão para até 2026, é que 25% das entregas destes grandes players sejam feitas no mesmo dia.
Então vale investir em melhorias, plataformas e parceiros, que tornem suas entregas cada vez mais ágeis.
Omnichannel
A ideia principal com o omnichannel, é que o cliente não perceba diferenças entre o real e virtual.
Com cada vez mais experiências híbridas, os e-commerce precisam oferecer diversas opções de compra e entrega que integrem o online e offline.
De acordo com uma pesquisa recente, 70% dos internautas já começaram a comprar em um meio e concluíram em outro.
Então por exemplo, o cliente pode:
- Pegar seu QR Code na vitrine de sua loja
- Escolher o produto online
- Passar pra trocar uma ideia com um vendedor
- Comprar e pagar pelo WhatsApp
Sua empresa precisa estar pronta para isso e muitas outra possibilidades do online integrado ao offline.
O Metaverso
O Wallmart já está testando compras no Metaverso.
Você entra virtualmente no supermercado e vai pegando os produtos, exatamente como no mundo físico.
Plataformas como Roblox e Fortnite realizam shows de artistas no mundo virtual, muito mais rentáveis que o mundo real.
No Brasil, marcas como O Boticário, Renner, Havaianas, e Submarino já tiveram experiências envolvendo entretenimento e comércio em plataformas de games.
A jornada de compra do cliente. está se transformando, se tornando cada vez mais híbrida e imersiva.
Esteja atento ao que está acontecendo no seu segmento, oportunidades e novos padrões do seu mercado.
Marketplaces e seus APPs
Grandes empresas como Magalu e Americanas se transformaram em marketplaces.
O Mercado Livre começou a oferecer programas de benefícios, meios de pagamento e serviços financeiros, com o Mercado Pago.
É tudo mais prático para o cliente, que encontra diferentes serviços em um mesmo site ou aplicativo.
Estas plataformas já têm a confiança dos clientes que geralmente já estão familiarizados ao navegar nelas.
Então, você deve pensar em ter alguns produtos chave nestas plataformas para verificar o quanto podem agregar em suas vendas.
Concluindo
Ter sua própria loja virtual é fundamental.
As vantagens são diversas:
- Possibilidade de agilizar vendas diretas pelo WhatsApp
- Economia de comissões e custos
- Customização de processos adequados a cada cliente
- Fidelização em ambiente próprio
- Maior credibilidade para sua marca
- Independência em relação aos critérios de cada plataforma
- Liberdade de atuação sem depende que uma plataforma esteja no ar
- Custos inesperados inexistentes
- Design próprio e customizado
Além de tudo, um e-commerce próprio em seu domínio, é um ativo, e um hub digital para sua empresa.
Antes de adotar qualquer estratégia ou seguir tendência do e-commerce, sua empresa precisa fazer o básico bem feito.
Seu cliente é o centro do negócio.
Ele deve encontrar o que procura, pagar, e receber o que comprou fácil e agilmente.
E muito importante, deve perceber que seu negócio é realmente profissional, para confiar em você e comprar.
Se você deseja um orçamento sem compromisso para seu e-commerce, tecle pelo WhatsApp