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Use o Marketing de Conversa pelo WhatsApp para vender mais

Uma simples conversa pode gerar mais uma venda.

À medida que a tecnologia e o mundo digital avançam, aumenta o valor do lado humano da comunicação.

O Marketing de Conversa é um modelo relativamente novo de marketing digital.

Descubra como aplicá-lo em sua empresa.

O que é Marketing de Conversa?

O Marketing de Conversação é um modelo focado em conversas com clientes e potenciais clientes.

Em vez de solicitar o preenchimento de um formulário e aguardar contato, desenvolver conversas em tempo real agilizam as vendas.

Além disso, agregam valor aos consumidores através do atendimento personalizado,

Ao usar ferramentas como o WhatsApp, com conversas genuínas e autênticas,  o relacionamentos com o cliente fica mais próximo e real.

Você acelerará a jornada de compra do cliente e gerará maior confiança através deste contato pessoal.

Veja também Entenda fácil o Funil de Vendas e como ele funciona

Os benefícios do Marketing de Conversa para sua empresa

O Marketing de conversa faz você obter contatos com menos esforço.

O melhor é que estes contatos são de pessoas que começaram a conversas com você porque realmente se interessaram em seu produto ou serviço.

Portanto, são mais propensos a comprar.

Na mesma hora, ou em uma conversa que você pode retomar no futuro.

Os clientes tendem também a se tornarem mais fiéis, pois serão de fato ouvidos por alguém que representa sua empresa.

Ocorre também uma melhoria na experiência do cliente, o que aumenta o envolvimento.

São clientes que tendem a divulgar sua marca para amigos, colegas e familiares, por já terem falado com alguém de sua empresa.

As conversas clientes permitem obter muitas informações sobre eles.

Assim, você pode aprender mais sobre as necessidades e desejos deles.

Isso cria uma oportunidade de ajustar melhor suas estratégias e táticas.

Além disso, o marketing de conversa se adapta muito bem a ferramentas grátis, como o WhatsApp.

As mensagens de texto e áudio funcionam bem porque são fáceis, informais e  rápidas.

Elas estão mais próximas de uma conversa feita pessoalmente.

Portanto, elas fazem as pessoas se sentirem mais próximas do seu negócio.

Os clientes se sentem encorajados a entrar em contato com você para resolver dúvidas e claro, comprar.

Veja também WhatsApp: um grande aliado do seu site e do seu negócio

Passos básicos no Marketing de Conversa

A pequena empresa pode implementar na prática o Marketing de Conversa com uma medida simples.

É só solicitar, na criação de seu site, que o desenvolvedor inclua um botão flutuante do WhatsApp.

Na verdade, você pode iniciar uma conversa pelo WhatsApp, por qualquer meio onde possa colar um link, utilizando a funcionalidade Conversa em um clique.

Além disso, algumas diretivas importantes devem ser seguidas para que o Marketing de Conversa traga resultados:

  • Sempre responda os clientes o mais rápido possível
  • Procure entender a necessidade real do cliente
  • Comunique-se de forma natural e fluída
  • Ofereça o que ele precisa, e não apenas forçar venda de itens
  • Mantenha salvos os históricos de conversa para retomar os contatos no futuro

Converse com seus clientes de modo natural, como se estivesse falando pessoalmente.

Neste tipo de atendimento, lembre-se que a venda é uma consequência da conversa. Então trate os clientes pelo nome, e antes de pensar em vender algo, pense em apresentar uma solução.

Os clientes chegaram ao site de sua empresa buscando uma solução, e ao contatar uma pessoa, esperam que haja empatia e comprometimento.

Muito clientes não desejam falar com robôs em chats.

Preferem falar com pessoas reais justamente porque esperam uma solução personalizada e um atendimento comprometido.

No Marketing de Conversa há a vantagem de que os próprios clientes dizem o que querem.

Então basta agir como um facilitador, e tendo como norte a solução, conduzir o processo de atendimento e venda.

Agora vamos falar um pouco sobre como o WhatsApp pode ajudar no Marketing de Conversa.

Veja também Ajude o cliente a comprar e venda mais em seu e-commerce

O WhatsApp realmente ajuda a vender mais

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil.

São mais de 120 milhões de usuários.

Um botão flutuante de contato por WhatsApp aumenta muito a chance de fechar novos negócios.

Em uma pesquisa interna com clientes, apuramos que 90% das pequenas empresas já utilizam esta prática.

Tanto que houve um aumento de 70% este ano, no número de clientes que solicitaram habilitar esta facilidade.

Cerca de 70% das vendas de uma pequena empresa e profissionais liberais pode vir pelo WhatsApp.

Esta é uma tendência que temos observado.

Conversando com nossos clientes, chegamos ao número de 40% de aumento de vendas pelo WhatsApp este ano.

Por que o WhatsApp facilita tanto as vendas?

Os internautas gostam de utilizar o WhatsApp de diversas formas:

  • Tirar dúvidas sobre produtos e serviços
  • Agendar consultas
  • Fazer compras em poucos cliques

Por exemplo, uma pequena empresa pode trocar mensagens de texto e áudio com o cliente.

A seguir, pode enviar um link de seu blog com os detalhes ou informações básicas sobre como contratar.

Ou ainda, este mesmo link pode conter a resposta de uma dúvida.

Pelo WhatsApp, um profissional da saúde pode por exemplo enviar o link de seu sistema de agendamento de consultas.

Por outro lado, no âmbito das vendas, a pequena empresa pode tirar dúvidas pelo WhatsApp e enviar um link de pagamento.

É fácil gerar links de pagamentos e a pequena empresa ou profissional liberal pode escolher entre diversas plataformas.

Veja também Como vender pela internet com links de pagamento seguro

Conclusão

Desde sempre, os seres humanos procuraram interagir entre si para resolver problemas.

Por mais que a tecnologia avance, o poder de uma conversa onde uma pessoas procura ajudar outra, permanece.

Portanto, as pequenas empresas podem e devem utilizar este poder, que surge com o Marketing de Conversa.

Só é necessário utilizar uma ferramenta grátis como o WhatsApp, e o tempo e disponibilidade de alguém que fique responsável pelo atendimento.

Se você quer um orçamento sem compromisso para criar um site para sua empresa, com botão de WhasApp, tecle com a gente.

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