Você já parou para pensar que há milhões de pequenas empresas como a sua na internet?
Elas desejam “aparecer” nas buscas do Google cada vez melhor, exatamente como a sua.
Com tantos sites disponíveis, existem critérios para colocar à frente os melhores conteúdos.
Os sistemas de ranking são projetados para organizar bilhões de páginas da Internet e oferecer resultados relevantes e úteis em milissegundos.
Mas como o é definido quem vai aparecer primeiro?
Foco no contexto e na qualidade
Para mostrar os resultados mais úteis, o algoritmo de busca examina vários fatores como:
- Palavras da busca
- Relevância das páginas
- Usabilidade do site
- Expertise de quem produziu o conteúdo
- Data de publicação
- Localização
O peso de cada fator pode variar dependendo do que foi pesquisado.
Então, a data de publicação de um post é importante em buscas por notícias recentes.
Já no caso de um tutorial, sobre como fazer algo, conta muito a qualidade e riqueza do conteúdo.
Além disso, há outros fatores fundamentais a considerar.
Significado da busca
Para resultados mais relevantes, o Google procura entender o objetivo de quem procura.
Para isso, existem modelos de linguagem para decifrar as poucas palavras digitadas, como podem corresponder a algum conteúdo útil disponível.
Por exemplo, alguém pesquisa “como entender inglês rápido”, e uma página contém “como aprender inglês rápido”.
É compreendido que as palavras e a intenção tem relação, entregando o resultado adequado.
➜ Entenda melhor com o post Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO
Se você pesquisar palavras chave populares, é entendido que informações atualizadas podem ser mais úteis do que páginas antigas.
É por isso que você deve manter seu site atualizado constantemente.
Isso pode ser feito com posts de blog ou novas landing pages, por exemplo.
Relevância do Conteúdo
O Google analisa o conteúdo para avaliar se é relevante para o que foi procurado.
O conteúdo deve ter palavras chave da consulta.
Por exemplo, no caso de páginas de vendas, ou páginas do site, se palavras-chave aparecem no texto, título, ou subtítulos podem torná-las mais relevantes.
Além das palavras chave, é analisada a relevância do conteúdo de várias maneiras.
Quando você pesquisa “alimentação saudável”, por exemplo, não são buscadas páginas com esta expressão repetida centenas de vezes.
O algoritmo avalia se o resultado tem conteúdo relevante além de “alimentação saudável”, como fotos e vídeos de alimentos, ou uma lista de alimentos.
➜ Veja mais sobre o assunto em Novo algoritmo do Google: o fim da era dos macetes
Qualidade do Conteúdo
Muitos pequenos empresários ainda cometem o erro de achar que para aparecer bem no Google, basta pagar anúncios.
Na verdade a prioridade é de conteúdos que parecem mais úteis.
Para isso, são identificados conteúdos que demonstrem autoridade, confiabilidade e expertise.
Então acima de tudo o que importa é que aquele conteúdo que está sendo entregue tenha qualidade e utilidade.
Isto será levando em conta para conteúdos como:
- Páginas de sites
- Landing Pages
- Páginas de vendas
- Posts de blogs
- Páginas de detalhes de produto de e-commerce
É por isso que o tráfego orgânico(aquele que acontece de graça e “sem querer”), é tão importante.
Outros fatores como links, ou referências de outros sites ao conteúdo, também são levados em conta, assim como feedbacks sobre o site ou empresa.
A combinação e dinâmica equilibradas entre tráfego orgânico e pago, são o que garantem um esforço válido para melhorar seu ranking nas buscas.
➜ Conheça mais sobre o assunto em As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico
Usabilidade do conteúdo
O Google considera também a usabilidade do conteúdo.
Usabilidade é a facilidade com que as pessoas podem utilizar uma ferramenta, ou mesmo um conteúdo.
Isto é muito importante, pois quando há resultados muito parecidos, o conteúdo com maior usabilidade pode ter melhor desempenho.
Neste ponto conta muito o site ser totalmente responsivo, ou seja, plenamente adaptado a dispositivos móveis.
Outro fator de usabilidade é o site carregar de forma eficiente.
Contexto e peculiaridades
A localização, histórico de buscas e configurações de pesquisa do internauta também trabalham para entregar resultados mais relevantes e úteis.
A localização é utilizada para exibir conteúdo relevante para sua região.
Por exemplo, se você está em São Paulo e pesquisa “advogado”, o Google provavelmente mostrará resultados da sua região, com contatos possíveis próximos.
A atividade recente na busca também conta para resultados relevantes.
Por exemplo, se você busca “São Paulo advogado” e tiver procurado antes por “advogado previdenciário em São Paulo” recentemente, o Google entende que há muitas chances de você estar procurando um advogado e não informações sobre a cidade.
É por isso que é tão importante sua pequena empresa estar no Google Meu Negócio.
➜ Saiba mais em O Google precisa saber onde seu negócio está, conte pra ele
As configurações da Busca também são importantes na escolha dos resultados que provavelmente serão úteis. Aspectos como seu idioma, e se ativou o SafeSearch (ferramenta que ajuda a ocultar resultados impróprios).
Concluindo
O imediatismo é uma característica predominante no Brasil.
Por isso, poucos pequenos empresários param para entender o básico e mais importante: como realmente funcionam as pesquisas do Google.
Então, é comum recebermos relatos de novos clientes, pequenos empresários, que no passado colocaram um bom dinheiro em anúncios sem ter resultados.
Isso é o que acontece quando você ignora o fato de que o Google não é um site de classificados, mas a melhor ferramenta para pesquisa de conteúdo na internet.
Veja o que está escrito no link do próprio Google, que de fato explica o propósito das suas buscas:
- “Nossa missão é organizar as informações disponíveis no mundo todo e torná-las acessíveis e úteis para todos.”
- “Estamos sempre mapeando a Web e outras fontes para conectar você às informações mais úteis e relevantes.”
- “Os resultados são apresentados de várias maneiras, de acordo com o que é mais útil para o tipo de informação que você está procurando.”
Se você pretende que sua pequena empresa sobreviva e prospere, deve pensar no médio e longo prazo.
Isso quer dizer que você deve ter no site de sua empresa, conteúdo constantemente renovado, e que de fato ajude alguém a melhorar sua vida ou seu trabalho.
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