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Novo algoritmo do Google: o fim da era dos “macetes”

O Google está hoje, 03/12/2020, colocando pra rodar o seu novo algoritmo.

Por tudo que vem sendo dito pelo próprio Google e especialistas em pesquisas e mecanismos de busca, podemos dizer que é o fim definitivo dos “macetes” para aparecer melhor nos resultados de busca.

Não é nenhum mistério o que vem pela frente, mas se você acha que vai subir nos resultados de busca por sorte, mágica, ou pagando, saiba que agora, com toda a certeza, isto só virá com dedicação e trabalho.

O que é o Algoritmo de pesquisa do Google?

É um sistema complexo que pelo qual o Google localiza, classifica e apresenta as páginas mais relevantes para uma determinada pesquisa, considerando vários fatores como qualidade, relevância ou usabilidade da página.

O que vem mudando com o tempo?

O Google vem ficando mais inteligente, criterioso e exigente. Com os avanços da computação, tem investido em melhorar suas máquinas e softwares para que as pessoas encontrem conteúdos realmente bons e úteis ou divertidos para sua vida e trabalho. Antigamente já foram possíveis “macetes” no Google, como repetir bastante palavras chave, criar grande volume de conteúdo mesmo que não na melhor qualidade, e até mesmo utilizar conteúdos automatizados, ligados entre vários sites criados somente para estas ligações existirem e colaborarem para ganhos momentâneos nas posições das buscas do Google.

Qual o cenário agora?

Que tal esta recomendação, que o Google fez em 2011 e tem norteado as principais evoluções em seu algoritmo?

“Sugerimos focar em garantir que você esteja oferecendo o melhor conteúdo possível. Isso é o que nossos algoritmos procuram recompensar. ”

Vejam que 9 anos atrás, o Google declarou oficial um movimento que agora de certa forma se fechou em um círculo.

A era dos macetes acabou de vez. Sugerimos dar uma olhada neste post para entender melhor Pagar para melhorar posicionamento no Google geralmente é uma ilusão

O Google vem privilegiando qualidade. Conteúdos realmente úteis. Algumas pessoas acham que é só pagar anúncios, ou colocar qualquer coisa em seus blogs, e se destacar no Google, o que está, mas do que nunca totalmente equivocado.

Como vai ser daqui pra frente?

A verdade é pura e simples, e por isso às vezes difícil de aceitar: ou você está produzindo constantemente conteúdo relacionado ao produto ou serviço que você oferece que seja útil para alguém, que ensine, que ajude, que entretenha, ou você vai ficar para trás.

Sua empresa estar no Google, começa sim por criar um site, ou criar um blog, mas apenas isso com o passar do tempo, não será suficiente.

Você, alguém de sua equipe, ou um prestador de serviço, terão que se dedicar e se esforçar.

Como criar conteúdo que o Google tenda a colocar em melhores posições nas buscas?

Você precisará incluir em seus posts e vídeos informações, análises, dados originais.

O conteúdo tem que ser substancial e abrangente, com informações além do óbvio. Na verdade, o próprio Google deixou super claro há algum tempo o que quer, dê uma olhada aqui: O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas

Agora imagine por exemplo quantas pessoas vendem suplementos na internet. São centenas de milhares.

O Google vai privilegiar aqueles que foram capazes de dividir o que aprenderam com seus produtos e clientes ao longo do tempo, sempre compartilhando dicas, experiências, casos de sucesso, informações, relatórios, dados, reais, originais e únicos, e tudo isso pensando que este conteúdo é algo valioso para a empresa que postar e deve ser proveitoso para os clientes e potenciais clientes.

Você tem que se colocar na pele do internauta que está buscando, e produzir conteúdos diante dos quais ele diria, “que bacana, vou compartilhar”, ou  “isso é bem útil, vou dividir com minha família”, ou “isso vai dar uma moral com meu chefe, vou compartilhar no grupo da empresa”.

Você também pode se basear na qualidade da informação.

Se você for capaz de criar um conteúdo tão bom que poderia ser o verbete de uma enciclopédia, ou que fez a pessoa se sentir confiante de que acabou de ler algo digno de constar em um livro, tal o nível de informação e abrangência, seu conteúdo tende fortemente a se destacar no Google, aos poucos, ao longo do tempo.

Conclusão

O Google está fazendo algo precioso para melhorar o mundo. Está trazendo de volta o verdadeiro sentido da escrita.

Quando, nos tempos antigos, a escrita surgiu, não haviam fotos e vídeos, então seu sentido era armazenar e distribuir conhecimento que pudesse ser útil a quem lesse ao longo do tempo.

É isto que o Google quer que as pessoas façam, dediquem-se como os antigos escribas realizavam, registrando e transmitindo informações, de forma comprometida e dedicada, muito além da intenção de meramente vender logo alguma coisa.

Pode parecer difícil de acreditar que um player tão grande e relevante, privilegie o conhecimento aos negócios puros e simples, especialmente para nós brasileiros, que em geral damos muito valor a resultados, rapidez e dinheiro, mas pouco valor para planejamento, acompanhamento, busca por conhecimento e ajustes em processos de médio e longo prazo.

Somos acostumados a procurar fórmulas, e soluções rápidas.

Gostamos de jeitinhos e macetes.

Felizmente, no que se refere a subir nas pesquisas do Google, isso acabou de vez.

Os anúncios ajudam sim quem tem mais qualidade, mas sem qualidade, nem anúncios ajudam.

Hoje faz mais sentido você colocar em um post ou em um vídeo cada coisa bacana que descobre trabalhando em seu negócio, ou o que os clientes te trazem, ou você percebe do seu segmento como impressão, do que pagar por um anúncio.

Veja neste post, como os próprios critérios do Google Ads atestam o que estamos falando: Entenda os critérios de leilão e exibição do Google Ads

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