As pessoas em geral preferem assistir vídeos do que ler.
Estudos afirmam que 60% dos gestores e analistas de empresas dizem que preferem assistir vídeos do que ler textos. Com o SEO básico de seus vídeos trabalhados, você tende a ter:
- Maior tempo de exibição
- Maior reconhecimento da marca
- Mais vendas e leads
Os resultados de busca do Google são combinados com os resultados de pesquisa do Youtube.
Assim, com um vídeo que esteja com o SEO básico trabalhado, as chances dele aparecer nos resultados aumentam.
Dicas simples de SEO básico do YouTube
Você pode combinar sua estratégia de SEO para sites, ou posts de blog para ajudar a turbinar seu tráfego orgânico de maneira bastante simples.
Fazer isso melhorará o tempo de exibição do seu vídeo, e atrairá a atenção de seus clientes potenciais, além, de gerar mais visualizações, e aumentar as chances de novos leads e contatos.
Veja também Como ter boa pontuação SEO em posts no WordPress
Escolha suas palavras-chave com sabedoria
Faça sua pesquisa de palavras-chave e escolha palavras-chave que possam gerar volume.
Você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o Google Trends.
Acesse o Google Trends e veja também Google Trends melhora o foco e resultados de seu negócio
Use palavras-chave no título do seu vídeo
Entender a intenção de pesquisa do seu público é fundamental.
Os tipos mais comuns de intenção de pesquisa incluem informativo, comercial, de navegação e transacional.
Portanto, combinar o assunto do seu vídeo com a intenção do seu cliente será muito importante para tornar seu vídeo visível nos resultados de pesquisa.
Veja também Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO
Inclua a palavra-chave no nome do arquivo de vídeo
O YouTube pode usar isso como um dos fatores de classificação quando se trata de mostrar seu vídeo nos resultados de pesquisa.
Se o nome do arquivo que você está enviando contiver a palavra-chave, seu vídeo terá uma chance maior de ser bem classificado. Assim, há uma chance muito maior de ganhar mais acessos.
Você pode usar a mesma técnica que mostramos em Como nomear imagens para ganhar posicionamento no Google
Cuida da descrição do seu vídeo do YouTube
Um dos fatores de classificação mais importantes para o SEO do YouTube é uma descrição de vídeo sólida e otimizada.
O YouTube recomenda que você coloque suas palavras-chave mais importantes nas primeiras frases de sua descrição, que não deve ter mais de 200 palavras.
Sua descrição deve ser útil acima de tudo:
- Inclua uma visão geral do seu vídeo usando linguagem simples, sem força a mão nas palavras-chave
- Insira as palavras-chave mais importantes no início de sua descrição
- Escolha 1 ou 2 palavras principais que descrevam seu vídeo e as destaque na descrição
- Use o Google Trends, para identificar palavras-chave populares e seus sinônimos
- Use #hashtags de vídeo para gerar resultados de pesquisa no YouTube
Escolha uma categoria de vídeo
Se os internautas estiverem procurando vídeos, eles podem selecionar na pesquisa categorias desejadas.
É importante categorizar seu vídeo com para que ele tenha mais chances de ser encontrado.
O YouTube tem várias categorias para escolher. Portanto, você deve encontrar uma categoria adequada que realmente tenha a ver com seu vídeo.
Personalize o thumbnail do vídeo
As miniaturas podem ajudar seus vídeos do YouTube.
Elas são a primeira coisa que chama a atenção dos internautas quando olham para os resultados de pesquisa do YouTube ou do Google.
Uma miniatura boa pode levar a um tempo de exibição mais alto, o que pode ter uma boa influência na classificação do YouTube.
Não use as thumbnails tiradas do próprio vídeo, geradas automaticamente. Crie algo que chame a atenção das pessoas, para que seu vídeo seja notado.
O seu thumbnail deve mostrar às pessoas sobre o que é seu vídeo, e como ele as beneficiará em sua vida, aprendizado, busca do conhecimento, entretenimento ou trabalho.