Alvaron

As redes sociais estão lendo nossos pensamentos para sugerir produtos?

Calma, nosso blog não enlouqueceu. 

Na verdade este post é muito mais sobre lógica e racionalidade do que sobre “mágica”.

Dito isto, vamos investigar, se as redes sociais estão lendo nossos pensamentos para sugerir compras.

E se quiser você pode até participar, leia o post e descubra como.

A Matrix quer você

Um colega meu de TI que está no hemisfério norte me disse um tempo atrás que estava rolando na internet uma “teoria da conspiração”, que valia à pena testar.

A ideia é que se você ficar pensando sem falar uns dias num produto, uns bons dias, ele vai ser oferecido pra você na internet “do nada”.

Para o teste dar certo, você teria que ficar dias pensando no produto uma vez ou outra, sem forçar.

Veja bem, pensando, sem falar, nem teclar em momento algum, sem pesquisar nada relacionado na internet, sem nem mesmo visitar lojas virtuais em sessões que apareçam produtos relacionados.

Ele testou… e funcionou!

Mas calma, não estamos afirmando que as máquinas estão lendo nossos pensamentos.

Mais à frente explico racionalmente porque acho que o teste funcionou.

Seguindo o coelho branco

Bem, como disse, meu colega está no hemisfério norte. Ele pretendia começar a correr, e não falou sobre isso para ninguém, nem teclou sobre.

No caso dele, como está frio no local onde trabalha, depois de saber da “teoria da conspiração”, ficou alguns dias pensando em que teria que comprar para poder treinar no frio.

Ele nunca correu antes, não falou com ninguém sobre começar a correr, ou sobre o casaco, mas depois de alguns dias, ele acabou recebendo a oferta de um “casaco ideal para treinar no frio ao ar livre”, no Instagram.

Descobrindo o quão fundo vai a toca do coelho

No meu caso, fiquei dias pensando, sem contar ou teclar pra ninguém, que seria legal comprar um aparador de barba, para de repente já usar no cabelo também.

Não visitei nenhum site de vendas com qualquer coisa que pudesse ser relacionada a este produto, não teclei com ninguém, não falei sobre o assunto.

Continuei pensando ocasionalmente em um aparelho para aparar barba e quem sabe o cabelo, e de repente, uns 10 dias depois, apareceu para mim a oferta de um aparador de barba e cabelo no Facebook.

Parece loucura, certo? Mágica até!

Bacana, mas agora chegou a hora de explicar racionalmente o que pode estar acontecendo.

Visitando a sala do Arquiteto

Embora tudo aqui tenha parecido meio sem lógica, pensando “fora da caixa”, nem é tão difícil encontrar uma explicação racional.

Pensando racionalmente, no meu caso, minha teoria lógica é de que o algoritmo do Facebook deve saber através de uma Inteligência Artificial que agendo pelo WhatsApp corte de cabelo à máquina de X dias em X dias.

É bem simples na verdade. Facebook e WhatsApp estão intimamente ligados, todos sabemos disso.

Cuidados com cabelos provavelmente é um dos tópicos que mais gera vendas na internet no mundo.

Quando escrevo no WhastApp ao longo de alguns meses periodicamente as palavras agendar, cabelo, corte, máquina, e existe um período regular entre as vezes que escrevo, fica mais fácil que cortar manteiga com faca elétrica para a Inteligência artificial, saber que sempre corto à máquina, de tal tempo em tal tempo, e me oferecer perto do Natal, onde todos tendem a comprar algo, uma máquina para cortar cabelo.

Não é mágica, é pura lógica

No caso do meu colega, o casaco para correr, mesmo sendo uma “novidade” em sua vida, mesmo sendo “secreto”, apareceu.

Numa conversa simples, ele se deu conta e  admitiu que pesquisou no Google nos últimos meses, sites de corrida , especialmente sobre como começar a correr.

Foram só algumas pesquisas.

Foram há tempos atrás, mas a Inteligência Artificial tem o processamento computacional e o espaço de armazenamento que forem  necessários para manter estes dados por anos e anos.

Então quando chegou o inverno, foi fácil para ela juntar casaco, que é algo usualmente comprado no inverno, com a provável chance de meu colega já ter começado a treinar, ou ainda estar disposto a correr, mesmo meses depois de ter pesquisado.

Não foi adivinhação de pensamento em ambos os casos

Foi a sofisticação e sagacidade da Inteligência Artificial, combinadas com a voracidade sútil de seus algoritmos, que sabe captar informações e usá-las da forma certa, no momento exato, de uma forma natural, tal qual houvesse ali um relacionamento consistente, uma troca proveitosa, como somente os melhores vendedores humanos sabem fazer.

Não pense que é. Saiba que é

Bem, nem tudo é lógica. Precisamos da imaginação sempre, para encontrar a verdade que “está lá fora”.

  Amamos o filme Matrix, amamos tecnologia, então vamos deixá-los com esperança no impossível, porque a ciência e a tecnologia nos dão todas as razões para mantê-la.

Existem investimentos de pessoas e empresas sérias em pesquisas sérias, em telepatia, em centros de pesquisa de ponta.

Notícia do G1, de 11/11/2019

E sim existem computadores que interpretam comandos de pensamento.

Notícia da BBC, de 04/02/2018

É só uma questão de tempo até termos interações rotineiras entre mente humana e a Inteligência Artificial

Notícia da Exame, de 01/07/2015

Chegando na Cidade das Máquinas

Bem, depois da viagem na imaginação, e da investigação lógica, fica o convite para você, seus amigos e familiares, fazerem o teste.

Testem aí, pensem alguns dias em um produto, sem forçar, sem teclar nem falar pra ninguém, sem pesquisar nada relacionado no Google, sem visitar sites específicos sobre o produto, ou itens relacionados, sem acessar páginas de categorias de produtos de lojas virtuais que tenha a ver com o produto em que estão pensando.

Vamos ver se funciona, e se funcionar, tentar entender racional e logicamente porque funcionou.

É a inteligência artificial e seus algoritmos cada vez mais vorazes e espertos, há mais coisas entre o cérebro e a telas do que nossa vã filosofia pode supor? 😀

 Telegram.