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Descubra o poder das palavras gatilho: conquiste mais clientes já

Muitos especialistas defendem a ideia de que 70% da percepção humana é inconsciente. Isto quer dizer que quando alguém acessa o blog de seu site, ou o blog de sua loja virtual, a maior parte das mensagens que os visitantes absorvem, é captada e armazenada sem que eles percebam isso racionalmente.

Palavras gatilho mexem com o inconsciente ao despertar impulsos agilmente. Elas podem melhorar muito suas taxas de conversão e aumentar suas vendas.

O que são palavras gatilho?

Uma palavra gatilho é qualquer palavra que inspire alguém a tomar uma decisão.

Depois de ler sua frase, o visitante “puxa o gatilho”, entra em contato, cadastra-se, ou contrata o produto ou serviço.

Por que palavras gatilho funcionam?

Palavras gatilho freqüentemente chamam a atenção porque nós, pessoas, somos atraídos por certas palavras e frases.

Uma das palavras mais conhecidas é “grátis”. Por quê? Porque todos gostamos de coisas grátis. Estamos automaticamente sempre atentos a esta palavra quando ela aparece e propensos a clicar nela.

Também estamos inconscientemente procurando mensagens que nos digam o que fazer. Quando recebemos um direcionamento, tendemos a agir. Palavras gatilho lidam exatamente com isso.

As palavras gatilho costumam disparar algum tipo de emoção. Elas nos levam a “sentir” de verdade e a seguir agir. Pela mesma razão que um filme pode nos fazer rir ou chorar sem pensar, estas palavras podem nos levar a comprar ou nos engajar por impulso.

As emoções mais frequentes e efetivas para palavras gatilho

Embora haja uma série de emoções que podemos estimular com palavras gatilhos em títulos, chamadas e textos nos posts dos blogs de nossos sites, landing pages, páginas de venda e lojas virtuais, vamos defender o ponto de vista que algumas emoções devem ser estimuladas de forma mais frequente por serem mais efetivas em gerar leads, engajamento e novas vendas.

Urgência
Ao apresentar um prazo limite para contratar um produto ou serviço, o potencial cliente ou visitante tem a sensação de que o a oferta acabará em breve e, em função disso, tende a agilizar a tomada de decisão. Por que isso acontece? Porque uma das piores perspectivas para ele é a impossibilidade de obter o que quer devido ao término do prazo.

Justificativa
Em geral buscamos justificativas racionais para nossas decisões. Buscamos significado para explicar fatos. O questionamento faz parte de nossa essência. Desde a infância, perguntamos o porquê de tudo. Quando adultos, esta busca pela razão para justificar nossas ações continua fazendo parte da nossa vida. Ao oferecer um bom motivo ou justificativa para engajamento, contratação ou compra, o potencial cliente tende a introjetar os motivos que expomos para tomar sua decisão.

Novidade
Todos nós adoramos novidades. Elas nos tiram da zona de conforto, do marasmo, e disparam o instinto humano de descobridor nato. Buscamos na novidade recompensas por deixarmos nossa zona de conforto. Esse gatilho mental é disparado quando conseguimos convencer o visitante de que se está diante de uma grande novidade ou algo estimulante a descobrir.

Exemplos de palavras gatilho

Agora que entendemos o que são palavras gatilho e por que elas funcionam, vamos verificar alguns exemplos práticos de como podem ser aplicadas.

1) Grátis
Como explicado acima, gostamos de coisas grátis. Estamos dispostos a nos esforçar um pouco, se não tivermos que gastar dinheiro.

É por isso que brindes funcionam. Os consumidores podem fornecer informações básicas, como nomes e endereços de e-mail, e obter algo de valor de graça, como por exemplo e-books.

Exemplo:
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2) Novo
Como seres humanos, somos programados para descobrir novidades. Nosso DNA nos impulsiona a procurar os mais novos, mais recentes e melhores produtos e serviços do mercado.

Por que você acha que as lojas de brinquedos costumam lançar novos brinquedos bacanas antes do Natal? Eles sabem que os pais e familiares estão procurando algo novo para dar aos filhos nas festas.

A palavra “novo” dá às pessoas uma razão para parar e prestar atenção.

Exemplo:
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3) Comprovado
As palavras de gatilho baseadas em evidências podem funcionar muito bem quando você deseja estabelecer credibilidade para o seu negócio. Quando utilizada, a palavra “comprovada” sugere evidências da eficácia de uma estratégia.

Exemplo:
Conheça o método de emagrecimento comprovado dos atores e atrizes de Hollywood

4) Fácil
Os seres humanos são capazes de trabalhar duro e se sacrificar, mas nós preferimos seguir o caminho mais fácil se estiverem disponíveis.

Adicionando a palavra “fácil” você pode convencer pessoas a comprar seu produto por conveniência, especialmente se estão procurando uma maneira de tornar suas vidas mais simples.

Você também pode usar variações da palavra. Por exemplo, “mais fácil” sugere que existem várias opções fáceis, mas que você vai identificar as mais fáceis entre elas.

Exemplo:
A maneira mais fácil de utilizar energia solar em sua casa

5) Segredo
Segredos implicam sucesso, conspiração ou conhecimento, dependendo de como a palavra é usada.

Claro, sua oferta tem que responder à promessa de verdade. Em outras palavras, se você anunciar um segredo, é melhor que ele seja valioso mesmo.

Exemplos:
11 cineastas compartilham seus segredos para produzir vídeos
A fórmula secreta para passar em concursos públicos

6) Mais
Nós vivemos em um mundo que quer sempre mais. Todo mundo quer mais pelo seu dinheiro, mais tempo para gastar com seus amigos e familiares e mais vantages.

Adicionando a palavra “mais”, você comunica que tem a melhor opção no mercado. Isso sugere que os consumidores obterão maior valor pelo preço de seu produto ou serviço.

Exemplos:
Como vender mais utilizando chat em seu site
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7) Se
Se você fizer isso, algo positivo acontecerá. Se você agir de tal modo, obterá tal ganho.

Pense no número de vezes que você sonhou com algo como “Se eu ganhasse na mega sena…”, “Se eu morasse na Europa…”

Você pode usar isso nos posts de seu blog. Inicie com Se + um cenário, e termine a equação com um resultado.

Exemplos:
Se você odeia som distorcido, experimente este fone
Se você quer garantir a saúde de sua família, contrate este plano

8) Nunca
Usar uma palavra negativa ajuda a preparar o terreno para evitar um resultado indesejado.

Pense nos problemas que seus clientes em potencial enfrentam. O que eles querem evitar que aconteça?

Você também pode usar “nunca” em uma frase ousada que contradiz o que seu público acha que é verdade. A controvérsia pode ajudar a gerar tráfego, cliques e vendas.

Exemplos:
Se você quer fazer uma viagem bacana, nunca viaje sem seguro
Cansado de perder vendas? Nunca cometa estes erros ao anunciar

11) Imagine
A maioria das pessoas sonha acordada de vez em quando. Elas pensam sobre o que querem do futuro, metas que gostariam de alcançar e problemas que querem resolver.

A palavra “imagine” estimula este impulso. Convida a considerar um futuro que possa estar ao alcance.

Exemplos
Imagine comprar um apartamento novo sem gastar uma fortuna
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12) Descubra
Assim como “imagine”, “descubra” inspira a imaginação. Sugere que algo importante está próximo, o que pode chamar a atenção do público rapidamente.

Use essa palavra de gatilho para sugerir algo a aprender ou um grande segredo que você pode revelar se o visitante se engajar.

Exemplos:
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13) Agora
A palavra “agora” convence seu público de que você está compartilhando algo de importância iminente.

É uma ótima maneira de gerar engajamento e  conversões em ofertas limitadas pelo tempo. Se o visitante perder a oportunidade, terá que pagar mais (ou sofrer outra conseqüência negativa) no futuro.

Exemplos:
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14) Todos / Todo mundo
Pessoas tendem a se agregar em grupos e bandos. Não gostamos de ser os primeiros a fazer algo porque não sabemos se é certo ou benéfico. Em outras palavras, as pessoas não gostam de se sentir cobaias.

O oposto também é verdade. É mais provável que as pessoas se engajem se souberem que outras pessoas fizeram isso antes delas.

A sugestão de que todos estão fazendo alguma coisa pode resultar em mais conversões e vendas.

Exemplos:
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Compre o delineador que todas as atrizes estão usando

15) Vitória
Quem não gosta de ganhar alguma coisa?

A sensação de ser o escolhido ou um dos poucos escolhidos tende a fazer as pessoas se engajarem.

Exemplos
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Conclusão

As palavras gatilho podem ajudá-lo a ter mais sucesso, independentemente do tipo de produto ou serviço que você vende. 

Uma palavra gatilho é qualquer palavra que inspire as pessoas a agir diretamente. Denota um resultado, crença, benefício ou outro  valor.

Não importa como você usa estas palavras, elas funcionam. Utilize-as nos títulos e posts de seu blog, para aumentar o engajamento e conversão junto aos seus visitantes.

Comece com os exemplos de palavras de gatilho deste post. Experimente-os em seus títulos de posts, textos em seu blog e calls to action para ver quais funcionam melhor. Você também pode usá-los em landing pages e páginas de venda com mais destaques e variações.

Use palavras gatilho que forneçam esperança para o futuro, previnam problemas e aborrecimentos,ofereçam algo novo ou denotem urgência.

Essas palavras podem ajudar você de verdade a converter mais leads ou vender mais.

Podemos te ajudar a criar seu site, inclusive criando conteúdo com palavras gatilho, para que ele engaje mais clientes e gere novos contatos e negócios.

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