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Como criar títulos de posts que atraem e cativam leitores

Você sabia que 8 em cada 10 pessoas lêem uma manchete, e apenas 2 dessas pessoas lêem o restante de um post? Esses números costumam ser citados para provar a importância dos títulos.

Mas esses números são muito otimistas porque levam em conta a publicidade impressa, antes da internet amplificar as distrações e encurtar nossa atenção.

Algumas pesquisas apontam que a taxa de cliques média na maioria dos meios digitais, é de apenas 1,64%, de modo que 98 em cada 100 pessoas podem ler apenas seu título e apenas 2 delas clicarem.

A luta pela atenção dos leitores

Milhões de posts em blogs são publicados todos os dias. Portanto, seu título deve se destacar. Chame atenção. Trone as pessoas curiosas.

Mas como?

Não existe fórmula pronta, não existe caminho fácil.

Mesmo assim existem algumas técnicas que podem ser seguidas, e focamos nelas nos tipos de títulos que seguem abaixo.

1) Faça uma pergunta instigante

Exemplos:

  • Seu site vai sumir com as novas regras do Google?
  • Sua empresa está pronta para terceira revolução industrial?

Perguntas despertam nossa curiosidade. Todos nós lidamos com questões complicadas. Debatemos temas que são tendência em nossos setores de atuação. Nos voltamos para o Google para encontrar respostas. 

A fórmula da pergunta instigante tem uma atração é inegável: sabemos, por meio de pesquisas, que as perguntas obtêm mais cliques no Twitter do que afirmativas, e que as linhas de assunto com pontos de interrogação obtêm 44% mais clique do que aquelas com pontos de exclamação.

Que perguntas instigam seus leitores? Que debates estão acontecendo em seu segmento de atuação?

Use a pergunta como seu título e forneça uma resposta detalhada em sua postagem.

2) Ofereça uma explicação de como fazer ou atingir algo

Exemplos:

  • Como viajar com menos de US $ 15,00 por dia.
  • Como transformar uma ideia em negócio em apenas dois meses.

Este tipo de título promete uma solução para um problema. Essa fórmula funciona melhor quando você torna o problema o mais específico possível. Por exemplo, em vez de viajar barato, o primeiro exemplo acima ensina como viajar com US$ 15,00 por dia.

Pense em quais problemas os seus leitores estão enfrentando. Como você pode tornar seu post mais específico sobre eles. Se você não tiver certeza, pergunte aos seus seguidores nas redes sociais ou assinantes de newsletter suas dúvidas.

Lembre-se, títulos genéricos soam vagos. Especificidade acrescenta interesse.

3) Apresente um case

Exemplos:

  • Conheça o empresário que criou um site de camisetas e ficou milionário
  • Como o filme X conquistou 1.600.000 espectadores

Esta é uma variação do “como fazer”. Desperta curiosidade ao compartilhar uma história sobre uma pessoa ou empresa específica. É claro que, como leitores, esperamos aprender algo com este case.

Observe como os exemplos de título são específicos. Como construir um negócio de comércio eletrônico teria sido genérico e sem graça, não desperta curiosidade. Em contraste, o case de um empresário real que ficou milionário torna a manchete muito mais interessante.

Você pode compartilhar um case de um de seus clientes? Você pode entrevistar algum deles para um case? Seus leitores se interessariam por uma história sobre o seu próprio negócio? Lembre-se de adicionar resultados específicos para aumentar a credibilidade e interesse.

4) Faça uma comparação inesperada

Exemplos:

  • Por que posts de blogs vendem melhor sua empresa do que anúncios
  • Por que fazer exercício é mais importante do que trabalhar

Todos nós temos que fazer escolhas na vida. Devemos beber chá ou café? Devemos fazer Pilates ou correr? Trabalhar mais ou dedicar-se mais aos amigos e à família?

A comparação nos promete uma resposta para essas escolhas difíceis. Parece funcionar melhor quando você tenta quebrar um paradigma – quando sugere que uma ideia unânime não é a melhor.

Qual unanimidade você pode quebrar? Qual é a escolha mais difícil que seus clientes têm que fazer? Use essa fórmula para fornecer a resposta definitiva ao debate do momento em seu segmento. Embora você possa usar sempre, guarde esta fórmula para o debate mais importante de seu setor de atuação no ano.

5) Crie um guia

Exemplos:

  • O guia de excelência em português para concursos
  • Guia de meditação para pessoas muito atarefadas 

A fórmula do guia é um clássico antigo, mas tenha cuidado com o conteúdo do seu guia. Use palavras incomuns e torne o tópico específico para evitar soar como todos os guias definitivos que não são realmente definitivos que inundam a internet. Pesquisas com leitores revelam que poucos internautas têm interesse por supostos guias definitivos. Em contraste, guias compactos e altamente úteis, tendem a ter sucesso.

Quais problemas do leitor você pode resolver?

Não tente resolver todos os problemas de uma só vez, em vez disso, seja o mais específico e focado possível.

6) Aponte erros

Exemplos:

  • 5 erros mais comuns que te levam a tomar más decisões
  • 3 erros críticos que até mesmo os profissionais experientes comentem

Erros atraem atenção. Estamos todos com medo de cometer erros, então uma lista de erros desperta nossa curiosidade, encorajando-nos a descobrir se estamos longe de cometê-los.

Pense em seus leitores e considere quais erros eles cometem. Ou considere os erros que você comete.

Não esqueça de explicar em seu post como evitar os erros.

7) Crie listas

Exemplos:

  • 7 maneiras bacanas de ganhar dinheiro em casa
  • 5 maneiras divertidas de brincar com seu filho sem usar um smartphone

As listas continuam sendo incrivelmente populares, mesmo que possa parecer o contrário de vez em quando. Despertam curiosidade instantânea e o desejo de verificar se conhecemos itens que estão nelas.   

Quais dicas podem ajudar seus leitores? Quais medidas podem resolver os problemas dos seus leitores?

Não escreva um post superficial. Em vez disso, inclua dicas específicas que os leitores podem implementar imediatamente. Para despertar mais interesse, inclua palavras interessantes ou emocionais no título do blog como bacanas ou divertidas.

8) Explique o porquê

Exemplos:

  • Por que o SEO é importante para seu negócio físico
  • Por que passeios na natureza tornam você mais inteligente

As pessoas estão interessadas no porquê. Queremos entender por que as coisas são como são.

Esta fórmula só funciona quando você demonstra um ponto de vista surpreendente no seu post. Por exemplo: por que o SEO do seu site vai influenciar no negócio físico? O que tem a ver a natureza com sua inteligência? São perguntas que podem causar algum tipo de surpresa.

9) Dê motivos

Exemplos:

  • 3 razões para bilionários usarem o mesmo tipo de roupa todos os dias
  • 10 razões para beber mais água de cocô

Esta fórmula é poderosa porque combina uma lista(os números atraem a atenção) com boas razões pelas quais algo surpreendente é verdadeiro.

Esta fórmula é mais efetiva quando foca em benefícios e positividade. Evite listar pontos negativos.

10) Combinação

Exemplos:

  • Como criar um e-commerce: 4 passos simples e eficazes
  • Como atrair o sucesso: 3 segredos científicos

Combine duas fórmulas de manchete, a  de como fazer e a lista. Essa fórmula funciona muito bem, porque é antecipado nas primeiras palavras, o que os leitores aprenderão.

Comece escrevendo um breve título de instruções para a primeira parte, destaque a questão principal com o qual seus leitores estão lidando. Em seguida, resuma quantas dicas ou passos você detalhará na segunda parte da fórmula.

Concluindo

Criar  títulos de posts que atraiam e cativem leitores não é como seguir uma receita de bolo.

Comece conhecendo seus leitores, para que seja possível surgir organicamente ideias que traduzam uma troca entre você e seus visitantes ou clientes.

Entenda quais problemas tiram o sono de quem acessa o seu blog. Descubra o que os diverte e o que lhes causa dúvida. Pergunte a eles quais os assuntos que consideram interessantes. Responda às suas perguntas mais urgente. Saiba quais dicas rápidas podem resolver seus maiores problemas. Ajude-os a lidar com irritações e frustrações.

Se seus títulos de posts abordarem de verdade os problemas de seus clientes e leitores, você verá seu conteúdo ter mais acessos e ser compartilhado nas redes sociais.

É assim que seu blog ganha autoridade, notoriedade, e gera negócios para você e sua empresa: procure se colocar no lugar de seu público e descobrir seus interesses.

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