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Como evitar que visitantes rejeitem seu site e desistam dele

O que pode ser mais dramático do que criar um bom site, blog ou loja virtual, ter um bom conteúdo, cuidar da promoção do site nas redes sociais, e mesmo assim descobrir que o site têm sido rejeitado pelos visitantes, que simplesmente desistem rápido demais de navegar nele?

Neste post vamos falar de um dos maiores temores de qualquer empresa, profissional liberal, ou produtor de conteúdo e infoprodutos: a taxa de rejeição, o seu site ser acessado pelos visitantes, e abandonado logo depois.

O que é taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é computada a partir do evento de um visitante acessar apenas uma página do site e rejeitá-lo abandonando-o.

É um indicador do Google Analytics que define o quanto o site realmente está sendo interessando seus visitantes ou não.

Ela mostra percentual de visitantes do site que entraram e saíram sem clicar em nada. Quanto maior este percentual, maior o número de visitantes que acessaram o site sem interagir com ele.

Uma taxa de rejeição de 30%, por exemplo, revela que apenas 30 em cada 100 visitantes visitaram o site, e saíram sem interagir com ele. Nesse caso, a maioria das pessoas clicou em algum link, explorou o conteúdo, o que é muito bom.

No entanto,  se a taxa de rejeição é de 70%, significa apenas 30 em cada 100 pessoas se interessaram de verdade pelo site. A maioria, 70 em cada 100 saíram do site sem clicar em nada. Ter taxa alta como essa em princípio não é nada bom. Para gerar negócios e contatos, uma página precisa cativar a atenção dos seus visitantes.

Sempre haverá alguma taxa de rejeição em qualquer site.

O importante é trabalhar para que essa taxa não seja muito alta, tendo em mente que não é mesmo possível agradar todo mundo.

Interpretando a taxa de rejeição para melhorar resultados

É preciso lembrar que como qualquer número ou indicador, a taxa de rejeição por si só não diz tudo.

É preciso interpretar.

Para ficar mais claro, vejamos alguns exemplos práticos:

Taxa de rejeição em E-commerces, lojas virtuais

  • Em e-commerces, loja virtuais, se logo na página inicial é percebida uma alta taxa de rejeição, pode ser que as vitrines, os destaques dos produtos não sejam os que mais interessem seus clientes, ou que talvez deva haver mais promoções e banners que evidenciem as qualidades dos produtos e vantagens e benefício de aquisição;
  • Ainda em um e-commerce, loja virtual, na página de detalhe de produto, o percentual tende sempre a ser maior, então o melhor é sempre pensar nas páginas de detalhe dos produtos como mini landing pages em termos de conceito, para manter a atenção do visitante. Isso pode ser feito com boas descrições dos produtos, incluindo vantagens e benefícios, links para produtos relacionados com fotos e ainda links para páginas que aumentem a chance do cliente confiar no site, como políticas de devolução, prazo de entrega e claro depoimentos;

Taxas de rejeição em Blogs, ou sites com blogs

  • Nos blogs, deve-se analisar com critério e cuidado a taxa de rejeição. Muitos visitantes habituais acessam o blog frequentemente para ler o último post e deixam o blog logo em seguida. Como já conhecem o blog, acabam focando nas novidades, o que torna evidente mais uma vez como é importante o site ou blog ser constantemente atualizado.

  • Ainda sobre blogs, deve-se principalmente analisar a taxa de rejeição dos novos visitantes, aqueles que visitaram o blog pela primeira vez. Se for alta, é preciso verificar se você não está trazendo acessos para o blog através de palavras chave que têm pouco a ver com o conteúdo. Se este for o caso, a pessoa pode estar encontrando seu blog quando procura por termos de botânica, mas está encontrando um site de jardinagem, para dar um exemplo, São assuntos com alguma afinidade, mas totalmente diferentes. É preciso então trabalhar outras palavras chaves para trazer os visitantes que realmente podem se interessar ao blog.

  • Também sobre blogs, logicamente, o ideal é transformar novos visitantes em visitantes habituais. Uma das formas, é claro oferecer conteúdo de qualidade sempre renovado, mas também é ótimo manter um vínculo dos visitantes com seu blog, através de ferramentas úteis como feeds RSS, perfis e fan pages na redes sociais linkados ao blog, Calls to Action bacanas e claro, assinaturas por email para receber newsletters e novos posts.

Taxas de rejeição em sites institucionais

  • Para sites institucionais, com poucas páginas, é importante verificar principalmente o desempenho das palavras chave que levam visitantes para o site. Se pensarmos nas buscas orgânicas do Google, onde você está atraindo pessoas pelo que procuraram no Google, sem pagar por um anúncio, o foco deve ser reduzir a taxa de rejeição das palavras mais importantes. Por exemplo, se seu site lida com advocacia artesanal para startups, e a palavra chave advocacia para startups atrai muitos visitantes, mas tem uma taxa de rejeição alta, talvez você deva investir em expressões como abertura de startups, formalização de startups, documentação para startups, etc.
  • Ainda para sites institucionais, deve ser analisada cada uma das páginas mais acessadas do site institucional. As páginas com muitos visitantes e alta taxa de rejeição, acabam se tornando menos valiosas e obtendo poucos resultados práticos em termos de negócios. Se as páginas principais de seu site apresentarem taxa de rejeição alta, é necessário revisá-las, para ver se o conteúdo está desagradando os visitantes, fazendo com que saiam rapidamente. Também é necessário verificar se os call to action estão de fato atrativos, pois você pode estar parecendo um site que tem pouco a oferecer ao cliente sem eles, ou talvez com poucos meios de fácil contato para iniciar uma negociação;

Concluindo

A taxa de rejeição ajuda muito a conhecer os limites do site, blog ou loja virtual, suas qualidades e imperfeições, e o modo como os visitantes percebem o site de verdade. Por isso ao verificar uma taxa de rejeição alta, o próximo passo é trabalhar para diminuí-la. 

Estamos acostumados à promessas de soluções “mágicas” e rápidas para desafios em todas as áreas, mas na prática, a maioria das conquistas no mundo do empreendedorismo digital e consequentemente no âmbito do marketing digital, vêm com pesquisa e trabalho duro, comprometido e contínuo.

Reconhecer que existe a taxa de rejeição, trabalhar com técnica e afinco para reduzi-la e ver que a cada percentual que ela reduz, no médio e longo prazo os resultados acabam aparecendo com novos contatos e negócios, é um processo quase “mágico”, como ir se aprofundando em qualquer tecnologia.

Se precisar de ajuda para baixar sua taxa de rejeição, com seu SEO, ou mesmo na criação de seu site, peça um orçamento sem compromisso.

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