Alvaron

Entenda a hospedagem de sites de modo simples e fácil

Neste post, vamos falar sobre hospedagem de um modo bem simples, para todo mundo entender. A dica é antes de ler este post, dar uma olhada na diferença entre domínio e hospedagem, que explicamos no post “Respondemos todas as suas dúvidas sobre domínio e hospedagem”.

O que é uma hospedagem de site?

Hospedar um site, explicando  de modo simplificado é colocar os arquivos do site em um computador especial chamado servidor.

Este computador está “ligado”, “conectado” à Internet, de um modo especial, através de software e hardware adequados, para que qualquer pessoa possa visitá-lo quando digita seu domínio navegador. Quando você digita www.umcominio.com.br no navegador, você visita este servidor onde estão os arquivos do site, a hospedagem.

A tarefa básica de uma hospedagem então é receber os “chamados” que os visitantes fazem em seus navegadores e responder enviando a página solicitada.

Existem algumas empresas como Google, Microsoft e Amazon que hospedam que possuem suas próprias plataformas de hospedagem para girar seus negócios online, pois possuem os recursos técnicos e financeiros para uma tarefa tão grande.

Em geral, a maioria dos negócios usa uma empresa de hospedagem para hospedar seu site por ser muito caro manter uma estrutura própria.

Você precisa de dois itens para hospedar um site: domínio e o serviço de hospedagem.

O domínio

Os provedores de serviços de hospedagem na Web oferecem servidores da Web prontos para uso para hospedar seu site. Eles cuidam de todo o material técnico e fornecem aos proprietários de sites ferramentas fáceis de usar para gerenciar sua hospedagem.

O domínio é o endereço do site que as pessoas digitam no navegador para visitá-lo. Por exemplo, seudominiodeempresa.com.br

O domínio é uma maneira amigável para o navegador do usuário conectar-se ao servidor do site de hospedagem onde o site que deve aparecer neste domínio(entenda melhor aqui o que é o domínio) está, onde estão seus arquivos e tudo que ele precisa para funcionar.

Como o domínio funciona(esquema simplificado)

Entenda aqui melhor a diferença entre domínio e hospedagem

O serviço de hospedagem do site

Alguns sites são menores e têm poucos acessos, outros são maiores, com mais visitantes.

Um site menor(por exemplo, um site institucional de profissional liberal ou pequena empresa) em geral requer menos recursos. Um site maior e mais acessado(por exemplo, um site de notícias ou um ecommerce com várias campanhas promocionais) precisará de mais recursos para funcionar.

As empresas de hospedagem de sites fornecem diferentes tipos de hospedagem projetadas para atender às necessidades de cada site. Aqui estão alguns dos tipos de hospedagem mais comuns.

1. Hospedagem Compartilhada

Um serviço de hospedagem compartilhada é adequado para pequenos sites, blogs, sites de pequenas empresas e profissionais liberais e lojas virtuais que possuem um tráfego sem grandes picos.

Os custos são mais acessíveis, pois vários sites compartilham os recursos do mesmo servidor.

Dica de serviço de hospedagem que atendem este escopo:

2. Hospedagem VPS

A hospedagem VPS (hospedagem de servidor virtual privado) é um ambiente de hospedagem compartilhada, mas com uma gama de recursos para lidar com grandes picos de tráfego.

Você contrata servidor privado particionado para o seu site que você pode gerenciar no painel de controle da hospedagem. Isso oferece o baixo custo de hospedagem compartilhada com a flexibilidade de recursos dedicados.

É adequado para sites de empresas de médio porte, blogs com muitos acessos e lojas virtuais que através de promoções recebem muitos acessos.

Recomendamos o VPS Hostgator pela facilidade de utilização e custo benefício.

3. Hospedagem WordPress

A hospedagem WordPress é um serviço de hospedagem especializado feito especificamente para o WordPress.

Em uma plataforma de hospedagem gerenciada, a empresa de hospedagem cuida de atualizações, backups e cache do seu site. Isso permite que você se concentre na criação de conteúdo e no crescimento de seus negócios.

Os recursos são mais limitados que na hospedagem compartilhada, por isso é preciso ter cuidado ao optar por estes pacotes, que na verdade acabam restringindo um pouco a evolução e sofisticação dos sites, mas são ideais para sites muito básicos e que pretendem manter a estrutura simples por mais tempo.

Apropriado para: blogs, sites em geral, sites de instituições e organizações não comerciais

Recomendamos a Hostgator, plano P para este escopo.

4. Hospedagem Dedicada

A hospedagem dedicada oferece um servidor completamente dedicado ao seu próprio site. Você obtém todos os recursos do servidor, ferramentas avançadas para gerenciamento de servidores, capacidade de instalar seu próprio software e até seu próprio sistema operacional.

Você gerenciará seu próprio servidor, o que pode exigir algumas habilidades técnicas. É uma opção avançada para sites maiores que precisam de alto desempenho para lidar com maior volume de tráfego.

Preço: a partir de $ 79,99 por mês

Adequado para: empresas de nível empresarial, sites extremamente populares, lojas de comércio eletrônico

Recomendamos os planos de servidores dedicados HostGator

Escolhendo o tipo certo de hospedagem para seu site

Como em qualquer decisão de compra, você precisará escolher um plano que atenda às suas necessidades e se encaixe no seu orçamento.

Em geral, pequenas empresas e profissionais liberais podem  iniciar com um plano de hospedagem compartilhada de baixo custo e depois evoluir à medida que seus negócios crescem. Esta política tem um ótimo custo benefício e você paga apenas pelos serviços que você realmente precisa, quando precisa.

Faz toda a diferença especialmente para quem está começando, comprar apenas o que você realmente precisa e usar pacotes mais econômicos.

Além disso, utilizando o WordPress como aliado, você pode ter um site verdadeiramente profissional, contando com o serviço completo ou pontual de um desenvolvedor WordPress, isto é, você poderá escolher entre você mesmo iniciar seu site e refiná-lo com um desenvolvedor, ou contar com um desenvolvedor WordPress para toda a tarefa de criação do site.

Perguntas frequentes sobre hospedagem de sites

1. Por que preciso de uma hospedagem para meu site?

Sem ela, seus clientes digitarão o domínio no navegador e não verão um site. As empresas de hospedagem são especializadas em manter uma plataforma que permitem aos sites funcionarem 24 horas por dia, sete dias por semana. Eles têm técnicos e pessoal especializado em suas equipes que monitoram seus servidores permanentemente.

Isso permite que você se concentre na criação de seu site e no crescimento de seus negócios, em vez de se preocupar com detalhes técnicos que tomam muito tempo e exigem muito expertise.

2. Posso comprar um nome de domínio e hospedagem de empresas diferentes?

Sim você pode. No entanto, comprá-los da mesma empresa permite gerenciar os dois no mesmo painel. Além disso, alguns provedores oferecem em promoções o domínio grátis como bônus.

3. Posso comprar um domínio agora e hospedar meu site futuramente?

Sim, você pode comprar um nome de domínio apenas, sem a hospedagem. No entanto, ele não estará apontando para o seu site até você contratar um provedor de hospedagem. Se você comprar apenas o domínio, os clientes vão digitar seu domínio no navegador e não vão encontrar nada.

4. Posso hospedar um site com um provedor e transferi-lo futuramente para outro provedor?

Sim, você pode mover seu site para qualquer outra empresa de hospedagem a qualquer momento. Nós inclusive fazemos este serviço de migração de site de hospedagem, se você precisar.

6. Onde eu hospedo meu site?

Existem tantas empresas de hospedagem que fica difícil às vezes fazer a escolha certa.

Ao longo dos últimos anos, trabalhamos com todas as principais empresas de hospedagem do mercado.

Isso nos fez conhecer bem os pontos fortes e fracos de cada empresa.

Depois de muitas experiências, temos indicado aos clientes:

Para projetos em que quanto à hospedagem o foco é o custo benefício, e/ou sites que estão iniciando, temos indicado com sucesso a Hostgator com o plano M

Para projetos onde o foco é performance no que se refere à hospedagem, a Hostgator, VPS tem atendido muito bem.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender melhor o assunto hospedagem de sites.

Se precisar de ajuda na escolha de sua hospedagem, migração de hospedagem do seu site, ou mesmo na criação de seu site, peça um orçamento sem compromisso.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram