Para que o Google possa classificar seu conteúdo, ele precisa primeiro descobri-lo, obter permissão para acessá-lo e, em seguida, avaliá-lo e indexá-lo.
Se algum desses processos falhar, suas páginas podem não aparecer nos resultados de pesquisa.
Na maioria das vezes, o Google indexa automaticamente o conteúdo corretamente. Isso faz parte essencial do seu funcionamento.
No entanto, apenas publicar seu conteúdo na internet nem sempre garante que ele será devidamente processado.
Para o Google indexar uma página, ele precisa encontrá-la primeiro
Isso significa que a página deve estar vinculada de alguma forma — seja através de links em outras páginas já indexadas dentro do mesmo site ou em sites externos.
O tempo que o Google leva para seguir esses links e descobrir suas páginas pode variar, dependendo da relevância e da qualidade dos sites de onde esses links se originam.
Além disso, a página não pode estar “oculta”.
Isso inclui, por exemplo, conteúdo protegido por senha, bloqueado pelo arquivo robots.txt ou acessível apenas para usuários de determinadas regiões.
Avaliação de qualidade e relevância do conteúdo
Depois que o Google descobre uma página, ele analisa o conteúdo (incluindo o código HTML e recursos associados) para determinar sua qualidade e relevância.
Durante esse processo de avaliação, há diversas razões pelas quais o Google pode optar por não indexar uma página, tais como:
- Quando existem instruções específicas de indexação na página, como uma meta tag “robots” ou uma tag “URL canônica” direcionando para outra página. O Google analisará essas instruções e, na maioria dos casos, decidirá não indexar a página conforme indicado.
- Caso o Google julgar que o conteúdo da página é de “baixa qualidade”. Isso pode ocorrer se a contagem de palavras for muito baixa, ou se o conteúdo for uma duplicata parcial ou total de outra página. Páginas que são “superotimizadas” ou consideradas “spam” também podem ser excluídas.
- Se houver uso intenso de JavaScript, o Google pode agendar um “rastreamento de acompanhamento” para analisar o conteúdo mais detalhadamente antes de decidir pela indexação. O tempo necessário para esse processo pode variar bastante, dependendo dos recursos do Google e da prioridade das suas páginas.
- Quando o conteúdo não é visível ou acessível para o Google. Isso é comum em sites que utilizam métodos complexos ou não convencionais para apresentar conteúdo. Nesses casos, o Google pode ver a página como vazia ou de baixa qualidade.
Se sua página passou por todas as etapas anteriores, ela deve ser indexada com sucesso e aparecer nos resultados de pesquisa quando você procurá-la.
Experimente fazer uma pesquisa usando o operador “site” no Google (por exemplo, site:https://www.seusiteexemplo.com/seusiteexemplo-pagina/) para verificar se uma URL específica foi incluída no índice.
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Conclusão
É importante lembrar que, mesmo que uma página esteja no índice, isso não garante que ela permanecerá lá indefinidamente!
Problemas técnicos, conteúdo de baixa qualidade ou configurações incorretas de indexação podem impedir que o Google descubra, avalie e indexe seu conteúdo adequadamente, o que pode prejudicar sua visibilidade nos resultados de pesquisa.
O Google continua rastreando e reavaliando o conteúdo regularmente, segundo os Fundamentos da Pesquisa Google. Portanto, se a qualidade do seu conteúdo cair ou se você, por engano, bloquear o Google de acessar seu conteúdo, sua página pode ser removida do índice.
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