Alvaron

Como o Google Alerts ajuda pequenas empresas e profissionais liberais

Você sabe como acompanhar tudo o que acontece no seu mercado sem precisar passar horas pesquisando na internet?

Com o Google Alerts, essa tarefa se torna simples e eficiente!

Essa ferramenta gratuita do Google te permite monitorar a web em busca de menções a termos ou frases específicas.

Assim, você fica por dentro das últimas novidades, acompanha a reputação da sua marca e até mesmo descobre oportunidades de negócios.

Mas como o Google Alerts pode ajudar pequenas empresas e profissionais liberais?

1. Monitoramento da Reputação Online:

Com o Google Alerts você pode acompanhas menções à sua marca, descobrindo o que as pessoas estão falando sobre você nas redes sociais, blogs e outros sites.

Portanto, caso ocorra por exemplo crises de imagem, com comentários e menções negativas, você estará pronto para agir rapidamente e responder, minimizando ou evitando problemas de reputação.

Além disso, você poderá também gerenciar sua imagem online, encontrando e respondendo comentários, participando de de discussões e construindo um relacionamento positivo com seu público.

Veja também Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO

2. Pesquisa de Mercado:

Com o Google Alerts, você tem condições de identificar tendências de mercado. Pesquisando palavras chave de seu segmento, você poderá descobrir o que está em alta no seu setor e adaptar suas estratégias.

Adicionalmente, você poderá acompanhar a concorrência, ficando de olho nas novidades dos seus concorrentes e aproveitando para se diferenciar.

Também, você poderá encontrar novas oportunidades de negócios, descobrindo novas parcerias com fornecedores, além de clientes em potencial e nichos de mercado.

Veja também Use a pesquisa de mercado para se diferenciar dos concorrentes

3. Criação de Conteúdo:

Ao pesquisar palavras chave, você descobrirá os assuntos que mais interessam ao seu público.

Logo, você terá o recurso de gerar ideias para novos posts, e criar conteúdos relevantes.

Basta pesquisar o nome de concorrentes, ou termos relevantes para o seu segmento, e você encontrará posts que podem ser utilizados como inspiração para seus conteúdos.

Além disso, você poderá manter-se atualizado sobre as últimas notícias de seu segmento, utilizando as informações mais recentes para enriquecer seus conteúdos.

Adicionalmente, você poderá identificar influenciadores e procurar conectar-se com pessoas influentes no seu nicho para possível troca de informações ou colaboração.

Veja também Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Dicas de utilização do Google Alerts

  • Seja específico: Quanto mais específico for o seu termo de busca, mais relevantes serão os resultados.
  • Utilize sinônimos: Use diferentes palavras e expressões para ampliar sua pesquisa.
  • Combine termos: Use operadores booleanos (E, OU, NÃO) para refinar sua busca.
  • Crie vários alertas: Crie alertas para diferentes termos e assuntos.

Como configurar seus alertas:

  • Acesse o Google Alerts:
  • Digite o termo ou frase que você deseja monitorar.

Personalize seus alertas:

  • Fontes: Notícias, blogs, web, etc.
  • Idioma: Escolha o idioma que você deseja monitorar.
  • Região: Defina a região geográfica que você deseja abranger.
  • Frequência: Escolha a frequência com que você deseja receber os alertas (imediatamente, uma vez por dia, etc.).
  • Clique em “Criar alerta”

Conclusão

O Google Alerts é uma ferramenta poderosa e gratuita que pode te ajudar a alcançar o sucesso no mundo digital.

Ao monitorar a web de forma eficiente, você poderá tomar decisões mais inteligentes, fortalecer sua marca e aumentar seus resultados.

Comece a utilizar o Google Alerts hoje mesmo e veja como ele pode transformar a sua forma de trabalhar.

Se você que um orçamento sem compromisso para a criação de um blog para postar conteúdos que vão ajudar seu site a ter mais tráfego orgânico, tecla pelo WhatsApp.

 Telegram.