A estratégia de preços é decisiva para o sucesso ou fracasso de seu e-commerce.
Não é uma questão de meramente escolher baixar preços e ser competitivo, correndo o risco de reduzir lucros.
Por outro lado, pode ser bem complicado decidir manter preços mais altos e com isso atrair menos clientes novos.
Tudo depende do tipo de negócio e das características de seu segmento ou nicho.
Existem técnicas para escolher a estratégia de preços certa para cada e-commerce.
Mesmo após esta definição, serão necessários ajustes conforme o e-commerce prospera, no médio e longo prazo.
Para maximizar o desempenho de seu e-commerce é preciso continuar reavaliando e ajustando a estratégia de preços.
Neste contexto, vamos conhecer algumas estratégias eficientes de preços para seu e-commerce.
Preços baseados nos concorrentes
Busca adotar preços melhores do que os concorrentes oferecem.
Para tanto, são comparados seus preços com os preços de itens semelhantes oferecidos por concorrentes.
A seguir, os preços devem ser ajustados para serem competitivos ao máximo, ou sempre menores que a concorrência oferece.
Especialmente, deve-se pesquisar os concorrentes que vendem mais no nicho de mercado do produto.
Desta forma, provavelmente você encontrará os preços máximos que os clientes estão dispostos a pagar.
Este tipo de estratégia é bastante empregada para e-commerce de commodities ou de nichos muito específicos.
Preços Premium
Os preços premium transmitem a ideia de que os produtos são exclusivos, e agregam status, ou são de marcas vistas como de grande valor.
Tende a ser lucrativo porque segmenta apenas clientes que podem pagar pelos produtos.
Os custos com anúncios tendem a baixar, pois como o público é mais segmentado, você pode focar bastante na sua implementação.
Lojas virtuais que praticam preços premium muitas vezes trabalham sua divulgação com a ideia de que estes produtos tendem a ser usados por famosos e celebridades.
É uma estratégia interessante para produtos de luxo, ou versões mais valiosas de produtos comuns.
Preços focados nos clientes
Alguns clientes levam mais em conta o preço, enquanto outros não se importam pagar mais por um produto diferenciado, por exemplo, pelos materiais utilizados na produção.
Para conhecer seus clientes, você deve fazer uma pesquisa de mercado, como explicamos em Use a pesquisa de mercado para se diferenciar dos concorrentes.
A pesquisa é decisivamente importante, para evitar definir algo tão sério como a política de preços na base do palpite.
Além das pesquisa, a criação de personas pode ajudar a entender seus potenciais clientes.
Explicamos em Para vender mais na internet você precisa conhecer seu cliente como trabalhar as personas e assim definir uma estratégia de preços adequada para seu e-commerce.
Preços dinâmicos
Nesta estratégia os preços aumentam ou diminuem a qualquer momento dependendo da demanda.
Os preços dinâmicos são aqueles que surgem menores quando uma mercadoria “encalha”, e um supermercado faz promoção.
Ou ainda, aqueles que sobem quando a viagem no aplicativo aumenta de valor, já que muitas pessoas querem se locomover no mesmo horário em um mesmo local.
Eventualmente, pode ser combinada com a preços baseados na concorrência, para fazer os ajustes necessários em relação ao que o resto do mercado está praticando.
Assim você evita promoções que abalam sua margem de lucro, ou deixar os preços altos demais em casos de grande demanda.
Preços respaldados em valor
Esta estratégia trabalha em função do valor máximo que o cliente está disposto a pagar pelo produto.
É ideal para utilizar com produtos que causam uma percepção de valor extra, baseada em materiais utilizados, sustentabilidade, origem adequada, ou qualidade diferenciada.
Algumas empresas trabalham por exemplo com linhas ecológicas, ou orgânicas de seus produtos, onde um segmento de clientes está disposto a pagar mais.
Outras focam toda a sua estratégia de negócio em produtos com um valor subjetivo agregado.
Mais uma vez fica mais fácil de entender pela questão da sustentabilidade: uma bolsa de material reciclado pode valer bem mais que uma sintética para muitos clientes.
Ainda neste âmbito, um esmalte que não utilize animais em testes pode valer muito mais que um onde esta informação está omissa.
Conclusão
Há muitos fatores importantes para criar uma estratégia de preços para seu e-commerce.
Entre eles estão:
- Os hábitos e preferências do clientes
- O comportamento da concorrência
- Os custos de produção
- As despesas de envio
Estes e outros fatores têm peso nos preços de seus produtos.
Para manter a competitividade e lucratividade, lojas virtuais de sucesso devem estar sempre revendo e ajustando suas políticas de preços.
É possível também combinar estratégias de preços.
Você pode com isso planejar, executar, testar, ajustar, e assim constantemente otimizar vendas e lucros de seu e-commerce.
Se você deseja um orçamento sem compromisso para seu e-commerce, tecle pelo WhatsApp