Alvaron

O WordPress é um grande aliado na criação de seu site ou blog

Entendendo o WordPress

Antes de mais nada, vamos deixar claro algo importante. Existem duas versões do WordPress:

  • O WordPress.com, que é basicamente uma plataforma para blogs, na qual a estrutura fica hospedada no próprio WordPress, com recursos limitados e mais voltados à publicação e exibição de conteúdo.
  • O WordPress.org, que é instalado em sua própria hospedagem e domínio, e permite o controle total do software, customização do mesmo e evoluções customizadas, com mais possibilidades de aplicações voltadas à negócios, como lojas virtuais, agendamentos de consultas, áreas de acesso restrito, chat, páginas de venda, etc, isso sem falar na plena possibilidade de customização de design.

Então estamos falando a partir de agora do WordPress.org, o WordPress para uso profissional de fato.

Agora é hora de dar uma olhada nos principais benefícios práticos do WordPress.

Você poderá usufruir de todos eles ao tê-lo instalado em seu próprio domínio e hospedagem, gerenciando seu blog ou site.

1. O WordPress é um sistema dinâmico de gerenciamento de conteúdo

O WordPress evoluiu para um sistema completo de gerenciamento de conteúdo e mais que isso através de milhares de temas e plugins. Existem muitos tipos diferentes de sites que você pode criar com o WordPress:

  • Blog
  • Site
  • Loja virtual
  • Site de empregos
  • Diretório de negócios
  • Portfólio
  • Redes Sociais
  • Landing page
  • Página de Vendas

Como você pode ver, o WordPress está longe de ser apenas uma plataforma de blogs quando instalado em sua própria hospedagem e domínio.

2. O WordPress é gratuito

Um dos principais benefícios do WordPress é que não custa nada, mas isso pode fazer as pessoas pensarem que é um problema. Se o WordPress é tão bom porque está sendo dado de graça? Bem, o WordPress é gratuito porque não é propriedade de nenhuma pessoa ou empresa. É um projeto de código aberto que é mantido por um grupo de voluntários de todo o mundo que estão constantemente melhorando-o.

Além do projeto principal e atualizações como e quando eles estão disponíveis, há também milhares de temas e plugins gratuitos que você pode anexar ao seu site, para estender a aparência e a funcionalidade do seu site WordPress. Isso realmente economiza dinheiro, pois permite que os desenvolvedores não tenham que começar do zero cada vez que precisarem criar uma nova funcionalidade.

O WordPress é gratuito e não há cobranças de taxas surpresa, nem agora nem a qualquer momento no futuro.

3. Para evoluir o WordPress, é só plugar

Ao instalar o WordPress em seu próprio domínio e hospedagem, você passa a ter controle total da ferramenta, podendo utilizar o template que quiser, desenvolver seu próprio design, ou mesmo usufruir de funcionalidades avançadas que podem ser obtidas por meio de recursos extra, os plugins.

Os plugins permitem instalar funções pré prontas, como calendários de eventos, carrinhos de compra, agendamentos, etc. Existem por exemplo muitos plugins que permitem projetar e construir um site usando editor visual facilitado, com recursos de “arrastar e soltar” semelhantes aos das diversas plataformas de construção de sites grátis disponíveis.

Isso significa que você pode ter o melhor dos dois mundos. Você pode ter controle total sobre a aparência do seu site, editá-lo facilmente, e também pode evoluir por conta própria seu site caso deseje.

4. O WordPress é fácil de usar

Quando seu site é construído e entregue para você usar, você quer poder editar qualquer componente do site com facilidade. Com o WordPress você pode ter controle total sobre o seu site, sem a necessidade de contratar um desenvolvedor toda vez que quiser fazer uma alteração ou atualização.

O WordPress é muito amigável para iniciantes e permitiu que milhões de entusiastas que não são técnicos fossem capazes de manter seus próprios sites. Depois de fazer o login, você pode rapidamente começar a editar seu conteúdo de modo tão fácil quanto usar um editor de texto em uma ferramenta de email.

O WordPress possui recursos multimídia que permitem carregar e manipular imagens, vídeos, arquivos de áudio e PDFs. Você também pode incorporar automaticamente conteúdo de serviços externos, como o Youtube, sem ter que criar ou copiar nenhum código complicado, apenas colando um link.

Os recursos do WordPress permitem que você assuma o controle do seu site, sem precisar adicionar ou editar nenhum código. Você também pode estender facilmente a plataforma, adicionando plugins com um simples clique. WordPress é fácil de usar e há milhares de tutoriais em vídeo sobre o WordPress, de graça na internet.

5. O WordPress é uma comunidade

A comunidade WordPress é formada por milhares de desenvolvedores profissionais que codificam e testam atualizações regularmente.

Muitos que contribuem para o desenvolvimento do WordPress dependem da plataforma para seus negócios, para sobreviver. Eles têm um alto investimento no WordPress e sua dedicação para torná-lo melhor é consideravelmente alta.

O fato de o WordPress ter sido testado em milhões de sites há mais de uma década permitiu que ele fosse refinado até se tornar o que é hoje.

O WordPress funciona em todos os principais navegadores da Web, portanto, você não deve ter problemas para colocá-lo em funcionamento.

Você sempre pode também entrar em contato com a comunidade do WordPress , que está sempre pronta a ajudar.

6. Você pode dimensionar o WordPress de acordo com sua necessidade

Uma das principais razões pelas quais o WordPress é tão bom é que ele pode crescer junto com o seu negócio, de uma startup a uma grande rede de sites que usam o WordPress Multisite.

O WordPress é escalável. Você não precisa se preocupar em orçar todos os recursos ao mesmo tempo, e pode planejar por exemplo começar despendendo pouco investimento, com um site e blog básicos, voltados ao conteúdo, e evoluir a seguir para uma loja virtual ou outro tipo de aplicação.

Se você quiser adicionar mais funcionalidades à medida que sua empresa cresce, você pode facilmente fazer isso.

Existem muito poucas limitações em relação ao que você pode fazer com o WordPress. Na verdade grandes empresas estão descobrindo isso e utilizando o WordPress para construir não apenas blogs e sites, mas aplicações.

Você sabia que o WordPress está instalado em milhões de sites?

O WordPress se tornou o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que mais cresce há mais de 6 anos, ele alimenta 26,5% da internet e de todos os sites que têm um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo; 59,6% deles são WordPress.

Algumas das marcas mais conhecidas que usam o WordPress são:

  • Microsoft
  • Sony
  • TechCrunch
  • BBC
  • Sony
  • Walt Disney
  • eBay

Há muitas agências de notícias, revistas, publicações on-line, celebridades, marcas populares, empresas e sites famosos que usam o WordPress.

7. O WordPress é seguro

Ninguém quer expor a si mesmo ou aos visitantes do seu site a riscos de segurança, especialmente no que se refere a dados confidenciais, ou informações pessoais de clientes.

Os desenvolvedores do WordPress e sua comunidade estão aliados à hackers do bem, pesquisadores de segurança e empresas de hospedagem para trabalhar no sentido de tornar o WordPress o mais seguro possível. Quando vulnerabilidades são encontradas, as atualizações de segurança são liberadas para download e essas atualizações são lançadas automaticamente em sites que ativam o recurso de atualização automática.

A maioria dos sites do WordPress que são hackeados são resultado de negligência pessoal, como:

  • Senha fraca
  • Plugins / Temas instalados de fontes não confiáveis fora do WordPress
  • Provedores de hospedagem não confiáveis
  • Falta de segurança antivírus e anti malware na máquina de quem gerencia o WordPress

Então, habilitando as atualizações automáticas do WordPress e escolhendo a hospedagem certa, qualquer site WordPress será protegido pelas tentativas de hack mais comuns.

Claro que há outras medidas que você pode tomar para proteger-se contra alguns dos ataques menos comuns, como fazer backup de seu website(existem plugins que automatizam isso), monitorar problemas de segurança e colocar um firewall entre seu website e o tráfego para filtrar o tráfego indesejado(o que vários plugins também fazem de forma automatizada).

Combinando essas medidas de segurança, você terá um site com menor probabilidade de ser hackeado e que tenha um plano de backup para se as coisas derem errado, o que tornará seu site tão seguro quanto qualquer outro de uma grande empresa.

8. O WordPress te ajuda a se destacar nas buscas do Google

O Google adora o WordPress, pois ele cuida de 80 a 90% dos mecanismos de otimização de mecanismos de busca para garantir que seu site seja rastreado, o que lhe dá uma vantagem quando se trata de classificação acima de seus concorrentes nos resultados de buscas. O WordPress também tem alguns plugins fantásticos para tornar o seu site ainda mais amigável.

Embora as classificações dos mecanismos de pesquisa dependam de mais fatores do que a própria plataforma, o WordPress oferece uma base sólida para começar.

9. O WordPress é compatível com dispositivos móveis, responsivo

Como o acesso através de smartphones e tablets  continua a superar o tráfego através de computadores, é necessário pensar em como seus visitantes visualizam e interagem com seu site. Você sabia que o Google deixa para trás sites em  seus resultados de pesquisa se eles não puderem ser bem utilizados ​​em dispositivos móveis?

O WordPress está preparado para sobreviver neste novo mundo de design responsivo por padrão. Assim, quando os visitantes acessam seu site usando um smartphone ou tablet, o site será dimensionado automaticamente dispositivo de visitantes.

E tem mais: quer atualizar o conteúdo de seus sites em qualquer lugar? O back-end, o gerenciador de conteúdo do WordPress é totalmente responsivo, permitindo que você edite facilmente seu site por meio de um navegador da Web em seu dispositivo móvel.

10. O WordPress permite trabalhar em equipe

Para manter seu site atualizado, você pode precisar de colaboradores. Há vários perfis de usuário no WordPress que possuem recursos definidos que permitem controlar o nível de acesso que você deseja que seus colaboradores tenham.

Uma vez instalado o WordPress, você poderá definir diferentes perfis de uso do seu site. É uma possibilidade que faz parte do WordPress por padrão. Você poderá definir que um colaborador pode configurar o site e adicionar novas ferramentas, e outro pode apenas escrever no blog, criando conteúdo relevante constantemente e tornando-o uma ótima ferramenta de marketing.

Concluindo

Para quem não está familiarizado com o WordPress, ele pode se parecer com qualquer outro sistema de gerenciamento de conteúdo. No entanto, a comunidade, a praticidade de utilização, a variedade de plugins e mesmo a facilidade de encontrar desenvolvedores dispostos a fazer ajustes ou melhorias em seu site a custo muito acessível, fazem do WordPress provavelmente a melhor opção para gerenciar o conteúdo e funcionalidades de seu site.

Instalando WordPress em sua própria hospedagem e domínio, você passa a ter controle total da plataforma, no que se refere ao design, funcionalidades e evolução.

Seu site poderá evoluir a partir de algo simples para uma ferramenta complexa de marketing, promoção, interação e atendimento de demandas de clientes, de forma sustentável e ágil, com custos acessíveis e razoáveis, ou seja, estamos falando de uma plataforma que certamente pode ser um grande aliado para pequenas empresas e profissionais liberais que querem iniciar ou evoluir seus negócios na internet. 

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso de criação de site WordPress, bem como ajustes em site WordPress.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram