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Entenda o básico necessário para saber anunciar no Google Ads

O que é o Google Ads

O Google Ads é uma poderosa ferramenta de marketing.

Embora nós defendamos que o melhor para pequenas empresas e profissionais é investir prioritariamente suas fichas no Marketing Digital produzido por eles mesmas, como explicamos no post Guia rápido e fácil para entender e praticar Marketing Digital, e que campanhas feitas sem o respaldo de um conteúdo interessante em geral podem ter menos resultado do que o esperado, o Google Ads é um excelente complemento, que pode potencializar, turbinar seus esforços de promoção.

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que permite que você inclua anúncios nos resultados de buscas do Google.

Como funciona

Antes de contratar campanhas no Google Ads, você precisa entender seu funcionamento básico.

Resumidamente, quando os clientes buscarem por determinada palavra chave no Google, como por exemplo “batom líquido”, “móveis em madeira”, “táxi em São Paulo”, etc, o seu anúncio poderá ser ativado e exibido nas buscas, dependendo de alguns critérios da plataforma.

Tipos de anúncios

Existem alguns tipos de anúncios mais usuais no Google Ads.

Anúncios de texto

São os anúncios que aparecem logo acima dos conteúdos retornados pelo Google como resultado de pesquisa, que não pagam para aparecer. Como explicamos no post Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade , é sim possível no médio e longo prazo destacar-se no Google sem pagar por isso.

Mas voltando aos anúncios de textos, geralmente ao serem clicados, eles levam para lojas virtuais, sites, landing pages, blogs e páginas de vendas.

Anúncios para campanhas de ligações

São anúncios que ao clicados, geram uma ligação para seu telefone. Embora isso também possa ser feito nos anúncios de texto, estes são mais focados na ligação e recomendados para empresas que têm pontos de vendas físicos, ou precisam detalhar muito bem  os pedidos dos clientes por telefone.

Google Shopping

São anúncios totalmente voltados para a venda, onde o cliente pode ver diretamente em uma pequena vitrine o preço, a foto do produto e já partir para a compra efetiva.

Além destas possibilidades, o Google Ads disponibiliza anúncios em Apps, anúncios na sua rede de sites parceiros, anúncios de Gmail(imagens e textos).

Também é possível anunciar no Youtube, que é o segundo site que mais pode trazer resultados em temros de acessos para seu negócio, logo atrás do próprio Google.

Quanto custa

O Google trabalha com sistema pré pago, de modo semelhante à recarga de créditos do celular.

Você paga um valor e parte dele é utilizado cada vez que algum internauta clica em seu anúncio.

É o custo por clique, CPC, também conhecido por pagamento por clique, PPC.

Para ter resultados concretos, geralmente você deve partir de um investimento mínimo de US$ 150.

A partir disso, você poderá contratar um profissional para gerenciar a campanha, ou fazê-lo você mesmo.

Uma vez que você fez um pagamento pré pago, o Google Ads pedirá que você defina um valor diário a ser utilizado.

O que define a posição de exibição do anúncio

O Google Ads trabalha com um sistema de leilão.

Além do orçamento e valor diário, você deve definir um lance de CPC.

É como o “quem dá mais” do leilão.

Vai aparecer nos espaços disponíveis quem tiver um CPC maior em equilíbrio com o índice de qualidade definido pelo Google Ads.

O mais importante que você tem que saber sobre Google Ads

O índice de qualidade do Google Ads gera uma nota de 1 a 10, para determinar se o anúncio, palavras-chave e a página que é acessada com o clique são de fato relevantes para o internauta que pesquisou.

Veja que a prioridade do Google é mesmo qualidade de conteúdo, como explicamos no post O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas.

Tanto para aparecer de modo gratuito, como para ser um dos anúncios mais destacados, você terá que apresentar algo que além de gerar lucro para você e sua empresa, agregue de fato informação e conhecimento para o internauta.

O Google não é um catálogo de vendas, é um site de buscas, cada vez mais voltado à qualidade e inteligência.

Quando o internauta for clicar no link onde está você está vendendo, o Google saberá se aquele é um mais um link tentando meramente fazer dinheiro, ou se é o link de uma empresa ou profissional que realmente entende do que está vendendo e procura estabelecer alguma troca com o cliente além da venda pela venda.

Concluindo

Este foi um post básico sobre Google Ads, para você conhecer os fundamentos da plataforma, e a necessidade de compreender que o conteúdo, principalmente com posts de blog, sempre será muito importante quando o assunto for aparecer bem no Google, seja através de buscas, sejá através de anúncios.

Em breve traremos mais conteúdo sobre Google Ads no blog. Fique ligado.

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