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Guia rápido e fácil para entender e praticar Marketing Digital

Elaboramos este guia fácil e rápido sobre como entender o Marketing digital e iniciá-lo, para você, que é pequeno empresário, ou profissional liberal, começar a aproveitar melhor o potencial da internet para alavancar seus negócios.

O guia é enxuto, bem fácil de entender, e nele você encontrará muitos links úteis que desenvolvem e aprofundam o conteúdo com dicas práticas.

Afinal, o que é marketing digital?

É o processo estratégico de atrair clientes e retê-los, por meio da internet, seus mecanismos e ferramentas.

Como se executa o marketing digital?

Análise

Antes de mais nada, analisa-se:

  • Clientes(público alvo) – quem queremos atingir(por exemplo, donos de pets)
  • Concorrentes – o que estão fazendo(o que podemos ou não utilizar como referência)
  • O seu próprio negócio – quais nossos recursos, capacidade de dedicação e investimento, etc
  • Fatores que influenciam em seu segmento de atuação – opinião de familiares, meio de divulgação(ex: Instagram utiliza vídeos e imagens de forma mais rica, blog permite postar conteúdo que cativa mais os visitantes)

Estratégia

Após a análise, desenvolvem-se estratégias para atender seu público alvo e buscar gerar bons resultados nas vendas.

O trabalho será realizado pela internet. e pode até mesmo ser feito por você e seus colaboradores.

Você definirá se é melhor se comunicar com os clientes pelo WhatsApp, postar em seu blog postar no Instagram, ou enviar vídeos para o Youtube.

Na verdade você pode mesclar estratégias e táticas.

Vamos deixar alguns outros guias aqui para te ajudar com algumas táticas de marketing digital:

Medição de Resultados

O marketing digital tem a grande vantagem de você mesmo poder monitorar e medir resultados, e assim redefinir suas estratégias agilmente.

As plataformas que oferecem a possibilidade de anúncios pagos, dispõem de ferramentas como relatórios de interação, curtidas e cliques. É o caso de players como Google, Facebook e Instagram.

Além deles, você conta com o gratuito Google Analytics, que mostra sempre o essencial sobre o que está acontecendo com os acessos e ações dos internautas em seu site. Abaixo algum material para te ajudar com o Google Analytics.

O marketing digital é muito importante, especialmente no Brasil

Segundo pesquisa do IBGE, podemos destacar alguns dados muito importantes com relação à internet e os negócios no Brasil:

  • 75% dos brasileiros acessam a internet regularmente. É um gigantesco mercado de 134 milhões de pessoas
  • 9 em 10 dos brasileiros que responderam a pesquisa acessam a internet diariamente
  • 92% utilizam WhatsApp
  • 39% realizam compras em lojas virtuais

A internet faz parte da vida dos consumidores brasileiros, e o e-commerce já é um hábito, que não para de crescer.

Quando falamos de e-commerce, não podemos esquecer, que vendas são feitas também por WhatsApp, por email, e por ícones de ligação para telefone clicados nos sites das empresas e profissionais liberais.

Por isso, o marketing digital é vital para atender este mercado em plena expansão e apoiar os negócios na busca por resultados.

Se você não faz marketing digital, você está fora do alcance de 75% dos brasileiros. É como se não existisse para eles.

Veja como você mesmo e sua equipe podem operacionalizar o marketing digital:

Algumas vantagens do marketing digital

Baixo investimento

Anúncios no Google ou em redes sociais são muito mais baratos, do que panfletos, outdoors e anúncios em TV, rádios, jornais, etc, se levarmos em conta que você conseguirá ter o retorno de medir exatamente que tipo de público, como e quando, interagiu com seu anúncio e clicou nele.

Isso sem falar que você mesmo e seus colaboradores podem iniciar uma boa estratégia de conteúdo, que pode concretamente levar você a uma excelente posição nas buscas do Google, sem nenhum investimento em anúncios pagos.

Veja algum material a respeito, com dicas essenciais sobre como gerar resultados na internet com baixo investimento:

Atinja o público certo

Com o marketing digital, você consegue filtrar o público de seus anúncios pagos com precisão, alcançando os clientes potenciais certos para sua empresa.

Você poderá escolher fatores como sexo, faixa etária, idade, região e até mesmo interesses de forma muito fácil, otimizando cada centavo que investiu em seu anúncio.

Retorno mais rápido e agilidade tática

Os resultados do marketing digital aparecem de forma muito mais rápida do que ações no mudo “real” como panfletagens, por exemplo.

Para falar dos posts por exemplo, o que ocorre é  que no Google, as pessoas não estão assistindo um filme, ouvindo um programa, lendo uma matéria, ou andando pelas ruas distraídas, mas muitas vezes justamente focadas em encontrar um produto ou serviço. Então, se você tem escrito sobre o que você oferece, ao longo do tempo, você estará aparecendo “grátis” e cada vez melhor, se você for persistente.

Além do mais, você poderá sentir facilmente pelo perfil de novos contatos que está recebendo, se eles têm a ver com os perfis escolhidos em seus anúncios pagos, o que será um indicador claro de retorno.

Por fim, você pode mudar estratégias de modo muito fácil e rápido.

Se um anúncio não está dando o retorno esperado, você pode pausar, mudar o foco e medir novamente.

Tipos de marketing digital

Não existe só um tipo de marketing digital.

Existem várias possibilidades para explorar na internet, cada um com características específicas para ajudar seu negócio.

Abaixo, mostramos alguns dos principais.

Buscas do Google(SEO)

Quando você pesquisa por um produto ou serviço no Google, o serviço de busca retorna uma lista de sites e links. O mesmo ocorre se você fizer perguntas, como “Qual a melhor ração para filhotes de cachorro”.

As principais posições nos resultados de busca do Google são ocupadas por links e páginas que realizam algum trabalho de SEO (Otimização para mecanismos de busca), e produzem com frequência bom conteúdo.

A combinação entre cuidados com SEO e produção de bom conteúdo é o fundamento do marketing digital baseado em buscas no Google, que além de tudo possui o menor custo de investimento e pode trazer uma das melhores taxas de retorno.

Abaixo mais material para você e seus colaboradores cuidarem do marketing de mecanismo de buscas de sua empresa:

Redes Sociais

A ideia aqui é atrair a atenção e gerar o engajamento dos usuários de redes sociais, direcionando-os para seu site, landing page, blog, página de vendas, e-commerce, ou para seus canais nas mídias sociais.

Este é um segmento que tem diversas possibilidades, ferramentas e plataformas, e você pode combinar diferentes postagens em diferentes redes sociais para obter melhores resultados.

Tudo depende de definir quais redes sociais são mais utilizadas pelos seus clientes, a forma como eles esperam com que você se comunique, e o tipo de conteúdo com os quais realmente estão dispostos a interagir e pelo qual vão se interessar, até finalmente interagir com seu negócio.

Aqui temos mais dicas sobre marketing digital em redes sociais:

Anúncios Pagos

O marketing digital pode ser uma área com baixo investimento inicial, mas claro, os resultados podem ser mais efetivos e ágeis com impulsionamento pago.

Ao pagar por anúncios no Google e redes sociais(impulsionando publicações), é possível ampliar as chances de seu conteúdo ser visualizado, o cliente potencial interagir com ele e finalmente, comprar e se tornar um cliente do seu negócio.

Nunca deixe de considerar esta possibilidade, apenas procure utilizá-la em conjunto com estratégias mais consistentes como produção de conteúdo atrativo para seus clientes.

Não adianta pagar por anúncios que levem os clientes a sites, blogs, landing pages, páginas de vendas, lojas virtuais, ou redes sociais, que não têm nada que realmente vá cativá-los e criar neles interesse em comprar.

Orgânico

Orgânico é aquele resultado espontâneo, natural, quando o cliente encontrou sua marca, seu negócio “por acaso”, se interessou, acessou e comprou.

São os resultados mais desejados por qualquer negócio, pois não são resultado de anúncios pagos, simplesmente acontecem “naturalmente”.

Claro que resultados que acontecem “por acaso” e “naturalmente” são pura fantasia, ou no máximo exceções que confirmam a regra de que resultados de marketing digital vêm com muito trabalho e empenho.

Na verdade para ter alcance orgânico, ou seja, atingir pessoas na internet e redes sociais sem pagar, é óbvio que você tem que ser encontrado por que aparece bastante e com itens de qualidade nas buscas, e isso só ocorre se você produz estes conteúdos.

Você só será encontrado “do nada” nas redes sociais se tiver mais e melhores posts nas redes sociais do que seus concorrentes.

Você só será encontrado “do nada” no Google se tiver mais e melhores páginas do que seus concorrentes em seu site, sua loja virtual, seu blog, ou mais páginas de vendas e landing pages melhor desenvolvidas que seus concorrentes.

Então para terminar, algumas dicas para sua empresa começar a competir bem pelo seu espaço nas buscas:

Para solicitar um orçamento sem compromisso para páginas de vendas, landing pages e blogs, que podem apoiar seu negócio nas buscas do Google e redes sociais, tecle pelo WhatsApp ou use o formulário abaixo.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

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