Sim, as landing pages podem ser melhores do que sites.
Tudo depende do objetivo.
As landing pages são páginas projetadas para um objetivo específico, geralmente captar leads.
Os sites podem ter diversas finalidades.
As landing pages são mais simples, focadas em um público-alvo determinado. Por terem este foco e um objetivo bem definido, podem sim ser mais eficazes que sites na conversão.
Vamos saber mais.
Qual diferença entre landing pages e sites
Landing pages têm como foco converter visitantes em leads.
Isso pode ocorrer através de preenchimento de formulários em troca de receber newsletter, um e-book, ou qualquer bônus ou item gratuito.
Elas são mais simples. Páginas únicas, sem navegação.
Elas criam funis de vendas, voltadOs a capturar a atenção do internauta e gerar leads, captando dados como nome, e-mail e WhastApp por formulário.
Os sites tem mais informações e páginas, bem como diversos objetivos, como trazer o máximo de informações sobre a empresa, gerar credibilidade, autoridade e confiança.
As landing pages se utilizam de elementos que estimulam a conversão, entre eles:
- Títulos que chamam a atenção
- Imagens que geram impacto
- Textos persuasivos
- Benefícios e diferenciais
- Informações sobre quem está por trás do produto ou serviço
- Depoimentos de clientes
- Perguntas frequentes
As Landing pages são muito eficazes no que se refere transformar visitantes em clientes potenciais.
A criação de uma landing page é mais simples e mais rápida do que de um site.
Por que landing pages podem ser mais eficazes do que sites para conversões?
As landing pages são mais simples, práticas e focadas no resultado.
Elas não tem menu de navegação, por exemplo, nem outros elementos que possam distrair o internauta.
Isso retém o foco, aumentando as possibilidades dele realizar a ação desejada(por exemplo, informar seus dados).
Existem muitos estudos que comprovam que com mais opções, a atenção diminui.
A Lei de Hick, demonstra que com mais opções de escolha, mais tempo leva para se tomar uma decisão.
Em muitos casos, o potencial cliente cansa, se dispersa e desiste quando recebe informações demais.
Por outro lado, a teoria da carga cognitiva, determina que nosso cérebro tem um limite de capacidade para processar informações.
Se existem múltiplos elementos de atenção presentes, precisamos empregar mais energia mental para processar.
No caso da internet, isto dificulta a compreensão do produto ou serviço oferecido, o que reduz a probabilidade do potencial cliente se envolver, clicar, agir.
Então com landing pages, eventualmente anunciadas com campanhas de anúncios, ou mesmo divulgadas em blogs que tenham bom tráfego, os resultados podem vir mais agilmente.
Veja também As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico
Quais as vantagens das landing pages sobre os sites
Criar um site pode tomar dias, semanas, ou mesmo meses.
Já a landing page leva menos tempo, no máximo algo entre 5 a 10 dias, conforme a fila de produção de quem desenvolve.
Além disso, as landing pages são mais econômicas em termos financeiros.
Comparando a um site completo, ela custa geralmente no mínimo 5 vezes menos.
Outro ponto relevante, é que com landing pages bem feitas e promovidas, pequenas e médias empresas passam a competir com empresas grandes, de forma mais proporcional, já que os pequenos negócios podem ter landing pages tão boas quanto as dos grandes.
Landing Page ou Site qual a melhor opção?
Não existe uma resposta simples para esta pergunta.
Como dissemos anteriormente, tudo dependerá do objetivo.
As landing pages são desenvolvidas com um único objetivo de converter visitantes em clientes e leads.
Sim, elas também podem ter botões de venda, e então são chamadas de páginas de vendas(veja a diferença entre landing pages e páginas de vendas).
Os sites são mais adequados para fornecer informações mais detalhadas sobre a empresa, serviços e produtos. Eles permitem aos internautas conhecer a marca e acreditar na empresa, com maior imersão.
Para entender melhor a diferença entre landing pages e sites, veja também As diferenças entre sites, hotsites, landings, e sites one page
Também é esta gama de informações do site, permitirá ao internauta comparar a empresa com seus concorrentes
São estas informações completas do site que poderá atrair potenciais clientes para a próxima etapa do funil.
Nesta etapa final, justamente é que as landing pages tendem a ser mais eficazes, pois estimulam o potencial cliente a de fato realizar a ação proposta.
Veja também Entenda fácil o Funil de Vendas e como ele funciona
Conclusão
O objetivo prioritário da landing pages é aumentar taxas de conversão.
Os sites podem ter vários objetivos, mas seu papel mais importante é de ser um ponto central da empresa na internet, que potencializa suas redes sociais, lending pages e outros meios de promoção.
No que se refere à conversão, as landing pages são mais eficazes do que os sites.
Porém, é muito importante lembrar que landing pages não são tão adequadas como sites no que se refere à fidelização e retenção de clientes, ou em criar credibilidade nos processos de informação do cliente, ou de comparação com concorrentes.
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