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Quais as diferenças entre sites e landing pages?

O site de sua empresa é como um prédio ou casa virtual, sua matriz, sua sede na internet. A landing page é como um estande de promoção, ou quiosque de divulgação, temporário ou não.

O site representa todo o seu negócio, como uma sede virtual

O site de sua empresa apresenta o quem somos, serviços, produtos, blog, fotos vídeos, contato, entre outros menus. Nele estão os links para suas redes sociais e seus principais meios de contato.

A landing page é destinada a buscar resultados específicos

A landing page de sua empresa tem finalidade específica(por exemplo, promoção de produtos, test-drive de produtos, ou inscrição em uma lista de e-mail). A principal função das landing pages geralmente é captar dados de contato em troca de alguma vantagem ou benefício.

Quais as características principais dos sites e das landing pages?

O site concentra todos os esforços de demonstração de capacidades e promoção da sua empresa. Ele é como se fosse uma estação principal de metrô, onde as principais linhas se conectam. Explicamos mais detalhadamente isso no post O futuro do site da pequena e média empresa: integrando mídias sociais e tecnologias sob uma única marca.

A landing page tem apenas informações focadas em seu objetivo(por exemplo captar nome, email e WhatsApp), sem distrações, e oferece um bônus ou retribuição, que pode por exemplo ser uma entrega grátis, um desconto, ou o download de ebook.

Criar um site é essencial para sua empresa aparecer bem nas buscas do Google, inclusive porque hoje a maioria dos concorrentes tendem a ter sites, já que a economia está cada vez mais online, como detalhamos em Empresas que não têm sites perdem muitos clientes para concorrentes.

Criar uma landing page pode levar a taxas de conversão muito mais altas, já que todos os elementos são voltados a obter um resultado específico, uma troca com o cliente. Elas precisam de divulgação, através por exemplo de links nas suas redes sociais, newsletter, WhatsApp e até mesmo anúncios impulsionados.

O que escolher? Criar um Site ou criar uma Landing Page?

Depende do resultado que você está buscando. Você poderá ter ambos ou uma delas, e ambas pode servir para divulgação(por exemplo no link de bio do instagram), com características próprias.

O objetivo de criar uma landing page é simples: converter o visitante.

Você pode fazer por exemplo que os internautas se inscrevam em um formulário, ou cliquem em um botão, mas o objetivo da landing page são mesmo as conversões. Se você vende apenas um produto, uma landing page bem divulgada em suas redes sociais pode ser o suficiente para seu negócio rodar. As landing pages também funcionam muito bem para promoções, inscrições em eventos e newsletters, divulgação de ebooks em troca da informação de dados, etc.

Veja também Entenda a diferença entre landing pages e páginas de vendas.

O objetivo de criar um site, é ter uma sede virtual de sua empresa na internet, 24hs por dia, 7 dias por semana.

Isso permite que qualquer pessoa que se interesse pelo seu produto, serviço, pela sua marca, ou pela experiência e capacidade que sua empresa demonstram no site, possam visitar este local, como se estivessem visitando seu negócio físico, absorvendo uma série de informações que comprovam que sua empresa de fato é capaz de oferecer a solução que procuram para resolver um problema, ou melhorar seus trabalhos ou suas vidas.

Veja também Responda perguntas dos clientes para mais acessos em seu site

Benefícios práticos de criar um site para sua empresa

  • Hoje a maioria dos internautas vai direto procurar o site no Google quando alguém indica uma empresa ou um profissional. Ao visitar seu site, se o internauta encontra informações relevantes, tende a confiar mais no seu negócio, entendendo o que a empresa faz, e se sentindo motivado a explorar o site para obter informações mais detalhadas, e fazer um contato que pode acabar numa compra do que você oferece.
  • As pessoas que acessam a página inicial de seu site, via de regra acessam outras páginas, sobre sua empresa, serviços, portfólio, casos de sucesso, blog, e se a qualidade destas páginas é boa, elas podem facilmente partir para a página de contato, ou clicar em um botão de contato pelo WhatsApp.
  • Você pode deixar claro aos visitantes a melhor forma de fazer contato, sem as restrições de outros meios digitais. No site de sua empresa, você pode colocar links e acessos de contato à vontade. Pode deixar seu número de telefone em destaque, bem como email e redes sociais. Você pode usar um chat ou link para teclar no WhatsApp, e agilizar contatos que pode se tornar vendas.
  • Você pode definir várias calls to action. Sugerir ao cliente vários tipos de ações. Os visitantes podem estar procurando mais informações, falar com alguém da empresa sobre seu produto ou serviço, ou mesmo contratar diretamente. No site de sua empresa você pode trabalhar isso constantemente em vários contextos, com várias calls to action. Você pode sugerir que o cliente entre em contato logo na home, comece a teclar pelo WhatsApp na página de serviços, ou ligue para você de um post no blog. As oportunidades de contato através de um site são as mais variadas possíveis.
  • Qualquer click, menos uma visita perdida é uma oportunidade para novos negócios. Se o visitante está buscando pelo seu produto ou serviço no Google, e não encontra um site, você está provavelmente perdendo negócios para um concorrente. Já quando internautas encontram seu, eles se envolvem com sua marca de alguma forma, mesmo que seja só para lembrarem dela posteriormente, quando de fato forem contratar. Claro, elas também podem ir navegando no site, conhecendo sua empresa, percebendo que ela é profissional e confiável, e frechar negócio na hora, por causa do site.

Benefícios práticos de criar uma landing page para sua empresa

  • São páginas polivalentes e práticas, projetadas para serem acessadas depois de um clique em um anúncio no Google, newsletter, ou post nas redes sociais, e de forma imediata conectam o visitante com uma oferta, benefício ou vantagem, que estimulam fortemente que ele realize o próximo passo.
  • Objetivo único, claro e direto. Utilizando um call to action voltado  a um objetivo central, como inscrever-se em uma newsletter, solicitar um orçamento gratuito, registrar-se como um contato no WhatsApp, etc, você estabelece uma relação mais clara com o visitante, com um ambiente onde todos tem algo a ganhar.
  • Estímulo à decisão, sem distrações. As landing pages não têm menus; isso evita que os visitantes cliquem fora da página, diminuindo qualquer chance de desistência ou perda do foco na oferta ou procedimento que está sendo proposto.
  • Podem ser temporárias ou permanentes. As landing pages podem atender campanhas temporárias, que necessitam de alguma divulgação, mas também podem permanecer no ar após  o período inicial, redirecionando visitantes para o site, ou captando emails para newsletter por exemplo.

Se tiver dúvidas, ou quiser um orçamento sem compromisso para criar o site ou landing page de sua empresa,  envie sua mensagem, ou tecle com a gente pelo WhatsApp.

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