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Empresas que não têm sites perdem muitos clientes para concorrentes

Enquanto você lê estas palavras, um cliente está buscando pelo seu serviço ou produto na internet.

Se sua empresa não tem um site próprio profissional, você está aparecendo depois dos concorrentes nas buscas do Google,  mesmo que sua empresa esteja nas redes sociais, onde qualquer amador pode criar um perfil ou página.

Então é óbvio que se sua empresa não tem um site profissional, você naturalmente perderá muitos clientes para concorrentes.

Vamos começar por cinco razões apontadas pelos especialistas, pelas quais empresas que não têm sites perdem clientes para concorrentes.

  1. Sem um site, você será menos encontrado pelo Google do que seus concorrentes que têm sites. É como se você não tivesse uma sede própria na cidade mais importante do mundo, a internet.
  2. Se sua empresa não tem um site, as pessoas confiarão menos na sua marca. Segundo diversos estudos, maioria dos internautas desconfia de negócios que não têm sites.
  3. Sem um site, sua empresa perde um canal importante para atender e criar relacionamento com os clientes, que hoje não diferem relações virtuais de presenciais, e ao ver que sua empresa não tem um site, pensarão que ela não tem tanto interesse em atender bem o cliente .
  4. Se sua empresa não tem site, você perde a chance de clientes se envolverem mais com sua marca, visitando sua empresa virtualmente na sua sede própria, sem falar na perda de compartilhamentos de sua marca para colegas, amigos e familiares. É como se você estivesse se escondendo dos clientes e isso cria uma má impressão do seu negócio.
  5. Você perde muitos clientes e vendas na internet. Se ao buscar no Google pelo produto ou serviço que você oferece, o cliente encontra sites de concorrentes bem feitos e completos em informações, com botões de contato pelo WhatsApp, telefone, email, para já adiantarem o fechamento do negócio, você automaticamente fica para trás, como um negócio amador.

Você conhece alguma empresa de sucesso que não tem um site?

Independentemente de ser uma empresa grande ou pequena e do que ela comercializa, esse é o mínimo que se espera de uma empresa no mundo atual.

Sem um site profissional, as empresas simplesmente ficam para trás do Google, que além de gostar de entregar resultados com suas buscas, é concorrente das redes sociais.

Por isso a regra é negócios de sucesso terem sites próprios.

O pior erro: achar que não sua empresa não precisa de um site porque tem redes sociais

Claro que é importante ter perfil no Instagram, página no Facebook, mas isso não substitui de forma alguma a criação de um site.

Não esqueça que o grande mecanismo de buscas e o melhor, é o Google, e ele além de viver de entregar bons resultados de buscas, é concorrente das redes sociais.

Além disso, ser encontrado pelos clientes nas redes sociais, é como se o cliente visitasse você em um enorme shopping, onde vários concorrentes também têm lojas e ficam tentando chamar atenção.

Ser encontrado pelos clientes em seu próprio site, é como se os clientes encontrassem você em sua loja exclusiva em um bairro, sem atenções aos concorrentes, somente ao seu negócio.

As redes sociais são excelentes para gerar tráfego e envolvimento, mas não podem ser seu canal principal na internet.

Lembre-se: a regra é empresas de sucesso, têm sites próprios e todo mundo tem redes sociais, o que infelizmente também significa que qualquer um tem redes sociais, qualquer amador pode criar um perfil numa rede social.

Sem site, sem diferencial, sem exclusividade, sem profissionalismo.

Ter redes sociais é importante, mas a lógica é elas serem canas que se conectam e potencializam o site da empresa como um hub de promoção na internet, como explicamos no post O futuro do site da pequena e média empresa: integrando mídias sociais e tecnologias sob uma única marca

O grande erro de pensar que pequenas empresas não precisam ter sites profissionais

Como falamos anteriormente, simplesmente não existe empresa de sucesso sem site, esta é a regra.

Criar um site é fundamental para pequenas empresas, profissionais liberais e startups.

Como você pode competir com empresas maiores, ou concorrentes e já consolidados, ambos com maior poder de investimento?

Utilizando o site para Inbound marketing.

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual sua empresa se promove através da publicação de posts de blogs, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters, manuais, tutorias, marketing de conteúdo.

A lógica é simples, como o Google começa a encontrar seus materiais, ao longo do tempo entende que você realmente conhece o segmento em que trabalha, e portanto, te joga para cima nas buscas.

Aquele manual em PDF, aquele vídeo que você gravou e nunca passou adiante, fotos de conquistas e momentos marcantes de sua empresa que poderiam se perder na timeline ou na mistura de conteúdos das redes sociais, tudo isso passa a ter um valor imenso com um site para reunir tudo no mesmo lugar e mostrar como seu negócio é estruturado e profissional.

Com o investimento apenas na criação do site, e produção de materiais que você ou seus colaboradores podem desenvolver, você já começa a se colocar em condições de superar concorrentes que criaram sites antes de você e empresas maiores.

O Google vive de entregar bons resultados nas buscas e se você tem os bons resultados em seu site a tendência é você subir de posição nos resultados de busca.

Dá uma olhada neste post a seguir , onde explicamos mais esta ideia, e veja como tudo parte do site de sua empresa: O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas

O erro de não criar um site, porque não pretende vender através dele

Com a chegada das redes sociais, muitas empresas começaram a vender através delas, e não pretendem vender através de um site. Então cometem o grande erro de deixar de investir na criação de um site.

Sim, o site pode e deve vender, e isso pode ser feito com um simples botão de contato direto pelo WhatsApp, que vai permitir começar a conversar e negociar com um potencial cliente na hora, mas o site não serve só para vender. Dê uma espiada no post em que explicamos melhor o papel do WhatsApp nesta história: WhatsApp: um grande aliado do seu site e do seu negócio

Mesmo que sua empresa não venda nada, o site será como um outdoor, um cartão de visita sempre online, 24 horas por dia, sete dias por semana, e aqui é importante lembrar, que se você vacilar e decidir não ter um site, em geral, você sempre perderá nas buscas do Google para seus concorrentes que investiram na criação de um site profissional

O erro de não entender como um site profissional gera mais credibilidade

Quando alguém procurar por “advogado de direito previdenciário em São Paulo”, “moda feminina em Florianópolis” ou “professor de inglês em Porto Alegre”, um site próprio passa mais autoridade para o Google, então geralmente estará acima das redes sociais nas nos resultados de buscas..

Além disso, uma empresa com site próprio cria na mente do internauta uma impressão de profissionalismo do que um resultado com endereço e telefone, ou link de rede social, que “todo mundo tem”.

O site funciona como um  cartão de visita virtual, como um outdoor sempre online, ideal para ser o primeiro meio de contato com o cliente, com a vantagem que dali, com um simples clique, o cliente poder começar uma negociação com sua empresa.

Depois de ver tantos erros, é hora de começar a acertar, com a criação de um site profissional

Bem, agora que já vimos todo o lado negativo e os prejuízos de não ter um site profissional, vamos ver as vantagens e benefícios que chegam quando sua empresa decide investir na criação de um site.

Toda a empresa de sucesso tem um site profissional.

Com um site profissional, sua empresa começa a ser mais encontrada no Google

Criar um site profissional é a forma mais simples de sua empresa ser encontrada na internet.

A maioria absoluta das pessoas que procuram produtos e serviços, vai direto pro Google.

Se você tem um site bem desenvolvido, você estará nos resultados de busca à frente dos concorrentes que não têm site.

Isso aumenta suas chances de fechar negócios e ganhar clientes do seus principais competidores, além de trazer para sua empresa clientes potenciais que jamais encontrariam seus produtos ou serviços de outro jeito.

Criando um site profissional, sua empresa gera uma impressão de maior profissionalismo

Pesquisas comprovam que internautas confiam muito mais em empresas que possuem sites próprios e redes sociais, do que em empresas que possuem somente redes sociais.

Um site é muito mais personalizado e profissional do que um perfil ou uma fan page, que qualquer amador pode criar.

É o seu domínio, com seu logo, suas cores, montado exatamente do jeito que você quer, sugerindo ao cliente a conhecer informações e diferenciais mais importantes da sua maneira única.

Com um site profissional, sua empresa tem muito mais recursos para promover seus produtos e serviços, muito mais imagens e vídeos, melhor expostos, sem engessamento, nem a confusão das redes sociais, que mistura tudo de um modo difícil de encontrar.

E se você coloca no site manuais, vídeos, ebooks, ou simplesmente dicas em um blog, você comprova que tem autoridade no que faz.

Isso hoje vale muito, e segundo estudos, pode facilmente levar um cliente a fazer negócio com você, deixando de lado um concorrente que é mais um na multidão das redes sociais, onde golpes e enganos não são raros.

Com um site profissional você capta mais clientes potenciais

Para ter mais clientes, você precisa muitas vezes ter contatos e captação de emails e telefones, que mesmo não gerando negócios hoje, poderão gerar novas oportunidades no futuro.

E para isso, você precisa de mais visitantes.

E para ter mais visitantes, você precisa de um site profissional, onde poderá, além de ser contatado por clientes na hora, receber formulários de contato e solicitações para inscrição em newsletter, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O site é o primeiro meio de contato entre sua empresa e  um cliente potencial.

Sua empresa não vai durar só uma semana, e no médio e longo prazo, estes dados(leads) captados, podem fazer a diferença tanto no faturamento, como na expansão de seu negócio.

Captar leads(dados de contatos de clientes potenciais) é fundamental, e esta estratégia tem como base o site profissional de sua empresa, como mostramos no post Como gerar até três vezes mais leads, gastando 60% menos

Com um site profissional, fica mais fácil dialogar e atender clientes e potenciais clientes

Pesquisar online produtos e serviços já é algo tão comum, que as pessoas quando perguntadas sobre o que recomendam comprar ou contratar, muitas vezes falam “joga no Google”.

Só que a internet e o Google, além de tornarem mais fácil encontrar o que se deseja, também tornaram esta busca, e o caminho desde ela até a compra, definido pela interatividade.

Como já vimos, o cliente quando encontra o que procura na internet, confia mais em empresas que têm um site próprio.

Só que os clientes não esperam apenas ver um preço e contratar.

Eles querem interagir com o negócio, entender melhor ele, e ver que diferenciais ele tem em termos de autoridade e informações.

É por isso que mesmo grandes empresas consolidadas têm sites com manuais, vídeos, tutoriais, dicas, etc, que criam na mente do cliente algo inestimável, algo que não tem preço, o reconhecimento de que aquela empresa é realmente confiável e tem muita qualidade e autoridade no que faz.

Somente com o site próprio, você poderá utilizar facilidades que interagem com clientes e os cativam como:

  • Posts de blog com dicas especiais que você pode oferecer pela sua experiência no que faz;
  • Apresentação de perguntas e respostas mais comuns feitas por clientes no dia a dia;
  • Manuais e materiais de treinamento para clientes saberem utilizar seus produtos e serviços;
  • Fotos de conquistas que comprovam a experiência e credibilidade do seu negócio;
  • Depoimentos de clientes que comprovam que sua empresa realmente entrega o que promete;
  • Chat em para atender aos clientes;
  • Botão para iniciar conversa imediatamente pelo WhatsApp;

E claro, há muitas outras maneiras de interagir com o cliente e cativá-lo, para que ele não só feche negócio, como compartilhe sua marca.

O site é como se fosse sua sede virtual, disponível online sem parar de noite e nos fins de semana, para clientes conhecerem seu negócio, interagirem com ele e começarem um contato para fechar negócio a qualquer dia ou horário.

Com um site profissional, você vende mais fácil, mesmo sem ecommerce

Um site próprio é uma ferramenta de apoio aos vendedores na hora de fechar negócio com clientes.

Seus vendedores podem visitar potencias clientes e mostrar no smartphone, tablet, ou notebook os itens que você comercializa  e enviar pelo próprio site um formulário de interesse com todos os dados para o pessoal do escritório fechar o negócio.

Clientes que encontram seu site no Google, podem encomendar algo de você no esquema self-service, por um formulário ou pelo WhatsApp quando acharem melhor, mesmo nos fins de semana e feriados, e à noite.

A internet nunca fecha.

Mesmo que você não deseje ter uma loja virtual, pode receber pedidos por um formulário ou pelo WhatsApp, e pesquisas apontam que as pessoas preferem muito mais fazer contatos por um site do que pelas redes sociais.

Conclusão: sem um site profissional, sua empresa perde clientes para concorrentes

Se a sua  empresa ainda não tem um site, neste exato momento alguma pessoa que procura pelo seu produto ou serviço no Google, pode estar descobrindo o site de um concorrente no Google, e entendendo que ele parece muito mais profissional do que seu negócio, que é mais um na multidão das redes sociais, onde todo mundo está, e qualquer um está, sem identidade única e própria, sem meios profissionais de apresentação e interatividade, sem se diferenciar, sem se destacar.

Um site próprio é o canal que vai passar a credibilidade fundamental que seu negócio precisa ter na internet, e ajudar sua empresa a ser encontrada no Google, ganhar autoridade perante o mercado, captar leads, vender seus serviços e interagir com clientes e clientes potenciais.

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