Um call to action(CTAs) é um meio destinado a obter uma resposta imediata da pessoa que está lendo, ouvindo ou assistindo algo.
É utilizado nos negócios como parte de uma estratégia de marketing para que seu mercado-alvo responda por meio de ações(“ligue agora”, “envie um email”, “compre já”, “clique aqui”). Geralmente, é usado ao final ou, às vezes, no corpo de um material de vendas (seja um site, um panfleto) para permitir que clientes e clientes em potencial saibam o que fazer, se estiverem interessados no que você oferece.
Muitos pequenos empresários e profissionais liberais que investem na criação de site ou criação de blog de seus negócios, não dão a devida atenção às as call to action(CTAs) em seus materiais de marketing ou vendas, geralmente por uma dessas razões:
1) Acreditam que o cliente em potencial já sabe o que fazer se estiver interessado em aprender mais ou adquirir seus produtos.
2) Acreditam que as call to action(CTAs) são desagradáveis.
Qualquer que seja abandonar as call to action(CTAs) pode significar perder dinheiro. As call to action(CTAs) são essenciais para direcionar seu cliente ou potencial cliente para a próxima etapa do seu processo ou funil de vendas.
Quais são as call to action mais utilizadas?
Os usos mais óbvios para um call to action estão nas vendas, como “Compre agora!”, ou “Clique Aqui”, no entanto, o processo de vendas não é o único lugar em que um call to action pode ser útil. Especialmente se você comercializar um produto ou serviço de alto valor agregado, no qual pode levar algum tempo para encorajar alguém a comprar, um call to action que funcione como um incentivo para o fechamento das vendas pode ser útil. Por exemplo, “Ligue agora para um orçamento gratuito sem compromisso”.
Um call to action pode ser usado para incrementar sua lista de e-mails (“Inscreva-se agora e ganhe um ebook gratuito), ganhar mais seguidores em suas mídias sociais (“Confira mais dicas e ganhe cupons de desconto seguindo-nos no Facebook!”), manter os leitores em seu site ( “Clique aqui para ler mais sobre …”) e muito mais.
Normalmente as call to action usam verbos na forma imperativa, como no exemplos abaixo:
- Inscreva-se
- Registre-se
- Ligue
- Doe
- Compre
- Compartilhe
- Siga
- Baixe
Elaborando um pouco mais exemplos de call to action, eles devem levar as pessoas a agir imediatamente, eventualmente adicionando um senso de urgência e o medo de perder alguma vantagem, como por exemplo:
- Esta oferta é por tempo limitado.
- Oferta válida até a Copa do Mundo.
- Compre agora antes que o estoque acabe.
- Responda antes de 30 de junho para aproveitar o preço especial.
Criando uma call to action
É importante não acreditar que seu público alvo sabe automaticamente o que se espera dele. Você obterá maiores resultados ao ser claro sobre o que o cliente em potencial precisa fazer. Certifique-se de que cada página do seu site, cada email marketing e cada peça de material impresso contenha uma sugestão de ação claramente definida e facilmente identificável.
As call to action funcionam melhor quando não são complicadas. Não faça com que seus clientes e clientes em potencial passem por um labirinto para chegar até você, ou tenham que cumprir etapas chatas para pedirem o que querem. Embora a opção de oferta (por exemplo, “Ligue ou nos envie um e-mail”) seja boa, encontre foco e meio termo, não ofereça múltiplas opções ou dificulte o processo para que sigam o roteiro que imaginou para o cliente comprar ou fazer um contato.
Por fim, tenha uma meta final para cada call to action e como essa call to action se encaixa em outras partes do seu plano de marketing ou em seu funil de vendas . Por exemplo, você pode ter uma call to action para obter um brinde inscrevendo-se em sua lista de e-mail, que é o objetivo inicial, mas talvez você use essa lista de e-mails para enviar email marketing com uma frase de como “Comprar agora”. A assinatura de newsletter é o primeiro passo no objetivo final, a venda.
Dicas para criar um call to action eficaz
- Explique claramente o que o cliente precisa fazer(por exemplo, “inscreva-se aqui”).
- Indique claramente o que o cliente receberá respondendo(por exemplo, um e-book).
- Concentre-se nos benefícios de se engajar(por exemplo, “economize dinheiro agora”).
- Ofereça uma razão convincente para o cliente responder já ou dentro do prazo(por exemplo, “este e-book será gratuito apenas nas próximas 72 horas”).
- Diferencie o call to action, tornando-o maior, usando uma cor diferente e delineando-o com espaço em branco adicional.
Exemplos de call to action
- Ganhe um brinde exclusivo! As primeiras 100 pessoas receberão um e-book. Peça agora antes que acabe!
- Inscreva-se até 30 de junho e aproveite nosso teste gratuito de 60 dias.
- Nossos preços serão reajustados em 1º de julho. Ligue hoje para aproveitar os preços mais baixos.
- Encomende até o final da semana para receber 10% de desconto.
- Somente nesta sexta-feira, participe de nosso feirão de liquidação.
Acompanhe Resultados
Como muitas outras estratégias de marketing, testar diferentes opções garante que você obtenha o máximo de resultados. O mesmo acontece com as call to action. Por exemplo, você recebe mais sugestões de inscrição em newsletter com o texto “Inscreva-se agora” ou “Baixe seu e-book gratuito agora?” Teste uma variedade de opções, mudando-as de vez em quando, verificando se uma delas leva a mais respostas e vendas maiores do que outra.
Conclusão
Sua call to action deve ser uma mensagem clara para o cliente. É a instrução específica que você está dando a ele. Na era digital e no marketing online, você tem que pensar na ideia de fazer com que cada visita a seu site, cada visualização de qualquer peça promocional sua valha um clique em algo como uma oferta gratuita, solicitação de orçamento ou assinatura de newsletter.
Agora é a vez de nosso call to action, pra você contratar a gente! 🙂
Potencialize seu negócio com a criação de um site, blog, loja virtual ou landing page,
Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso!
Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br