Otimizando recursos e tempo
Quando se fala em marketing, muitas pequenas empresas e profissionais liberais normalmente lembram de folhetos impressos(que não custam barato e podem ser jogados fora na próxima lixeira) e anúncios na TV, rádio e internet(que custam alto e passam por intermediários que aumentam ainda mais os custos, nem sempre atingindo o público desejado).
Mas como seria se você pudesse distribuir os folhetos apenas para as pessoas que não os jogarão fora, ou exibir seus anúncio nas mídias apenas para quem se interessa realmente? E melhor ainda, e se você que é pequeno empresário ou profissional liberal, e precisa ser estratégico com suas verbas, pudesse produzir seus próprios materiais de publicidade e publicá-los da melhor forma no melhor momento e meio, sem depender de intermediários?
Este cenário existe, se você se dedicar seriamente a fazer seu marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
Basicamente marketing de conteúdo é produzir conteúdo com temas interessantes para quem curte suas páginas, segue seus perfis, visita seu site, enfim acompanha seu negócio. O objetivo é conectar-se com visitantes, tornar-se próximo a eles e eventualmente convertê-los em clientes. Fazendo as pessoas reconhecerem você como autoridade ou referência em determinado segmento, tende a atrair muitos clientes potenciais.
Não basta claro, gerar conteúdo relevante, embora isso já seja um bom começo. É preciso buscar meios de se destacar entre concorrentes no mercado, ser original, mas sobretudo interessante de fato para quem pode eventualmente comprar seu produto ou serviço.
Os primeiros passos
Antes de mais nada, pense antes de executar.
Planeje. Sair fazendo não é uma boa estratégia quando se trabalha com recursos limitados.
- Onde estão sãos clientes? Onde está quem pode melhorar a vida, o trabalho, comprando o que você faz? Descobrindo isso, você verá se suas prioridades são Tweets, fotos(e vídeos) no Instagram, vídeos no Youtube, posts no Facebook e Linked In, posts no blog, etc e qual a hierarquia entre as prioridades nas redes sociais.
- Qual o seu objetivo se comunicando com estas pessoas? Fazer com que sua marca seja conhecida? Aumentar o reconhecimento quanto à qualidade de sua marca? Divulgar novos produtos e serviços? Aumentar as vendas? Você precisa saber o que quer atingir para então tentar atingir.
- Crie um caminho a percorrer pelo cliente, deixando claro os passos e onde quer que ele chegue. Por exemplo, o seu cliente visita uma landing page, onde vê um pequeno vídeos e fotos com um pequeno texto. A seguir ele visita seu site onde calls to action o direcionam a comprar, visitar sua loja, saber mais através de posts, ver mais vídeos, até que se de fato você pode melhorar a vida do cliente, a venda torne-se um passo natural. Envolva o cliente com bons materiais sempre oferecendo a possibilidade de fazer um contato ou contratar.
Deixe seu site como o Google gosta e como os clientes curtem
- SEO, falando de forma simples, é deixar o seu site mais amigável na visão do Google, realizando ações para que ele suba nos resultados de busca. Quanto otimizado seu site estiver quanto ao SEO (Search Engine Optimization), maiores as chances das pessoas que você vê como potenciais clientes encontrarem seu site pelos mecanismos de busca.
- Quais são as palavras-chave mais relevantes para quem procura seu produto ou serviço?
- Utilize estas palavras(ex: advogado especializado em direito de família) recorrentemente nos posts e páginas em que você espera ter mais acessos.
- Planeje seu conteúdo. Se você sabe o que pode interessar mais potencias clientes, crie posts, fotos, vídeos, páginas, infográficos relacionados.
- Pense primeiro em ser uma fonte de conteúdo bacana.Depois em vender. O vendedor que se interessa em conversar com o cliente, tem mais chances de melhorar a vida do cliente e ao mesmo tempo a sua, do que o vendedor que meramente dá o preço e as condições de pagamento. Essa conversa com o cliente será através de posts, vídeos, fotos, infográficos, conteúdo.
- Você só consegue ir em frente se olhar para onde está indo. Meça. Crie um conta no Google Analytics, instale no site,e mesmo que de início você não entenda tudo que está ali, fique de olho em como você é encontrado através das buscas do Google, por quais palavras, e quais os conteúdos mais acessados.
- O Google Analytics também te mostrará quem são seus visitantes, em que dias e horas acessam seu site, de onde eles vêm e quais conteúdos os fazem ficar em seu site por mais tempo. Informações valiosas para definir suas próximas postagens e seus materiais.
Quem não é visto nas redes sociais não é lembrado
As redes sociais são parte fundamental da estratégia de promoção de sua empresa. Se você posta frequentemente conteúdos(vídeos no Youtube e Instagram, posts no LinkedIn e Facebook, Fotos no Pinterest, chamadas no Twitter), a tendência é engajar pessoas progressivamente nestes canais. Só de você postar no seu blog e compartilhar o link do próprio post ou sua imagem principal com uma chamada para seu site uma vez por semana, você já está fazendo um bom trabalho.
Não esqueça porém que o objetivo é que as pessoas entrem em contato ou melhorem sua vida, seu trabalho adquirindo seus produtos e serviços, por isso, deixe claro como podem fazê-lo, seja com calls to action no blog, seja com informações e meios para contatar ou comprar fácil e imediatamente.
Conclusão
Uma estratégia de marketing de conteúdo, tende a deixar sua marca mais conhecida e melhor reconhecida como autoridade no segmento. Desenvolver uma estratégia, aumenta o número de pessoas que conhece e se interessa por sua marca, é um trabalho de médio e longo prazo, mas frequentemente as empresas tendem a sentir um ganho em termos de contatos e vendas desde o início.
Você só precisa de um pouco de organização e disposição, para uma vez por semana no mínimo criar um post, foto ou vídeo mesmo que seja curto e distribuir no seu blog e redes sociais. Este marketing, é o marketing onde o bom é inimigo do ótimo, o possível é melhor que o ideal, e está a seu alcance sem intermediários ou custos proibitivos.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo, você tende a transformar visitantes em clientes e fidelizar clientes antigos, que admirarão cada vez mais seu negócio e indicarão seus produtos e serviços espontaneamente, criando um ciclo virtuoso de prosperidade.
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