Vamos direto ao ponto.
Pequenas empresas estão sofrendo grandes impactos em função da crise do Coronavírus.
O cenário já está sendo amplamente divulgado pela mídia, entamo escolhemos concentrar-nos no que pode ser feito para atenuar a situação.
Se por um lado o horizonte está obscuro, ainda temos a internet para empregar algumas táticas que podem ser muito efetivas na sobrevivência de pequenos negócios:
1) Use o WhatsApp com urgência
Se você ainda não usa o WhatsApp em seus negócios, comece já.
Nós já escrevemos um post, WhatsApp: um grande aliado do seu site e do seu negócio, que explica detalhadamente como o WhatsApp pode operar como uma poderosa ferramenta de de divulgação de seus produtos e serviços e atendimento de clientes.
Dica para fazer já: divulgue seu negócio, colando onde puder o link que permite o contato direto por WhatsApp. O padrão é https://wa.me/5551996547672 e no formato DDI(55) DDD(51) Número(996547672) é só trocar o meu número, 5551996547672 pelo seu.
Ah, é fundamental que você tenha um link do WhatsApp em seu site, de preferência o link flutuante, que para vários segmentos já é uma espécie de padrão de mercado. Se de ajuda, oferecemos serviços rápidos de internet. Confira nosso Serviços Rápidos em Sites WordPress.
2) Use o Instagram com frequência
A mágica do Instagram é misturar tudo. As pessoas acabam correndo a timeline sem que os interesses contrários ou diversos impeçam que vejam algo, é uma fila onde todo mundo vê todo mundo, o que cria mais diversidade e oportunidades maiores. Na verdade o Instagram é a rede social onde mais as pessoas tendem a ver seu conteúdo e interagir com ele.
Você vai curtir o post “Como gerar bons resultados nos negócios com Facebook e Instagram”, onde além de falar mais sobre Instagram, também damos algumas dicas sobre o Facebook.
Lembre-se que as redes sociais são mídias, então utilize seu Instagram como uma pequena rede de TV e audio visual particular. Publique, siga as pessoas interessantes para seu negócio, e eles virão.
Dica para fazer já: poste ao menos uma foto por dia, e três vídeos curtos por semana. Não esqueça dos stories. Em um contexto de crise é mais importante postar frequentemente bons conteúdos, do que esperar para postar ótimos conteúdos com menos frequência.Olho nos melhores horários.
3) Olho no Youtube, e mãos à obra também
O Google é o maior e mais popular mecanismo de buscas na internet. Logo depois dele, vem em segundo lugar o Youtube, que também pertence ao Google. Pode parecer assustador postar vídeos, mas antes de achar uma boa desculpa, lembre-se que você não precisa fazer uma mega produção com vinhetas, trilha sonora e tudo mais.
Um smartphone e uma boa ideia bastam para começar. Vejamos algumas boas dicas para começar agora:
- Entrevista ou depoimento de cliente
- Entrega de serviço ou unpacking de produto
- Mostrar seu processo produtivo ou um diferencial tecnológico
Veja também os posts “Crie vídeos e faça seu negócio dar um passo à frente” e “Não basta aparecer no Google, seu negócio precisa estar no Youtube”. Com eles, você já será capaz de começar bem sua estratégia de divulgação no Youtube.
“Do it yourself”, faça você mesmo, como diriam os punks.
4) Fale pro Google onde você está
O Google sabe onde você está? Você já postou o endereço de seu negócio local no Google? Se não, faça isso ontem, ou pare tudo que está fazendo e faça já, está é a dica para fazer agora.
Como explicamos no post “O Google precisa saber onde seu negócio está, conte pra ele”(com todos os detalhes mais importantes):
“70% dos usuários que estão procurando por algo no Google sentem mais confiança ao verificar que o negócio está identificado com um local?(Estado, cidade, bairro, etc)”
“60% das buscas feitas online tendem a terminar com uma compra offline, quando são oferecidos meios para isso”
Isso quer dizer que se seu negócio local não está no Google, você não está apenas perdendo vendas on line, como vendas no mundo real. Acorda e te cadastra.
5) Vá pra galera do Facebook
O Facebook são bolhas de pessoas que se interessam pelas mesmas coisas, diferente da fila bacana do Instagram, porém, toda a galera está lá, então, é preciso dar uma olhada e uma boa olhada nele também.
No post “Como gerar bons resultados nos negócios com Facebook e Instagram”, também damos falamos o suficiente sobre o Facebook.
Fique de olho em sua timeline, mas mais ainda nos grupos, que já foram anunciados até em outdoors e TV aberta, e pontualmente nos anúncios, que realmente são bacanas por permitir uma segmentação que ajuda você a atingir quem você quer exatamente, exatamente onde está.
Dica para fazer já: Você pode compartilhar conteúdo a partir do Instagram, e assim otimizar seus esforços e aumentar sua produtividade, que segundo um filósofo havaiana, é o que faz aumentar os lucros.
6) LinkedIn
O LinkedIn, tanto para pessoas físicas como jurídicas, simplesmente permite conectar-se a toda a história de vida profissional de quem está postando e com todas as pessoas e empresas que fizeram parte dela.
Não é pouca coisa, tanto que já fizemos um post especialmente focado no LinkedIn, “Como se destacar e gerar resultados através do LinkedIn“. Dá uma olhada nele, que ali tem o básico pra começar.
Dica para fazer já: Crie seu perfil no LinkedIn, se ainda não o tem, por amor de Deus. Sem isso você está fora do jogo do mundo corporativo, o que é uma insanidade. E não me venha com desculpas, como a de que é muita rede para postar. Você pode copiar e colar seus links de blog, vídeos, etc e o LinkedIn montará um postzinho amigável e fofo como faz o Facebook. Vai lá!
7) Twitter
O Twitter sempre será relevante, então mesmo que você não vá utilizar todos os recursos da plataforma, que incluí itens bacanas como transmitir vídeo, não custa nada compartilhar a mesma foto, o mesmo link que já usou em outras redes por lá com uma frase.
Um retweet é muito valioso e de grão em grão, o Twitter é uma ótima forma de garantir autoridade para seu negócio. Aí vão algumas dicas de como gerar resultados com ele:
- Twitte com frequência;
- Aproveite os Twitter trends e veja se não pode usar a hashtag para subir seu negócio sem forçar a barra;
- Procure se comunicar de forma informal e descontraída, sem exagerar;
Dica para fazer já: Crie seu perfil, encontre conexões reais, e comece a Twittar. Use as trends e hashtags. Se você conseguir sintetizar em mensagens curtas, na linguagem que o seu cliente espera, você tende a ser reconhecido mais rapidamente do que em outras redes sociais como alguém que vale à pena seguir.
8) Posts do Blog
Eu sei que você foi condicionado a achar que é melhor pagar pra “não se incomodar”, mas pense comigo:
- O Google só existe porque as pessoas confiam nele e curtem fazer suas buscas por lá
- Isso ocorre porque o Google oferece bons resultados de busca
- Quem paga, destaca-se nos anúncio bem no alto das buscas, às vezes com alto investimento, nunca com investimento baixo;
- Mesmo com anúncios pagos, logo depois deles, vêm os posts de conteúdo que não pagam para aparecer. Isso ocorre porque o Google não é um site de classificados, é um site de busca por conhecimento.
Então, o que é ,melhor no médio e longo prazo? Pagar para aparecer disputando espaço pelo preço, ou aparecer por mérito em função da frequência com que você posta e do quanto seus posts interessam os visitantes?
Vários dos nossos clientes apostaram nesta estratégia de ter um blog, ou canal de notícias e dicas, e postar ao menos uma vez por semana em seus sites, e obtiveram um resultado muito relevante, com novos contatos e negócios fechados por causa dos conteúdos, que ao longo do tempo e o melhor, para sempre, funcionam como anúncios.
Veja estes posts em que explico bem como funciona esta estratégia.
A partir deles você será capaz de se organizar e partir para a ação.
- “SEO para todo mundo entender e praticar”
- “O Google explica como seu site pode destacar-se nas busca”
- “Como usar palavras chave para seus posts bombarem no Google”
- “Como sua árvore de conteúdo pode captar novos negócios”
Concluindo: defina prioridades e crie um Workflow
Pode parecer difícil no início, mas comece pelo básico.
Foque em disponibilizar seu WhatsApp e endereço.
Escolha uma ou duas redes sociais prioritárias, como por exemplo Instagram e Youtube, para os quais você posta direto pelo smartphone e compartilhe com as demais a partir destes conteúdos já publicados, encontre uma maneira fácil e sua de operacionalizar as postagens.
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