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Guia para pequenas empresas venderem mais(de verdade) na internet

Várias pequenas empresas pensam que se gastarem tudo que podem e não podem em anúncios pagos na internet venderão mais.

Outras acreditam que redes sociais são algo meio indecifrável, onde as coisas vão dando certo ou não em um processo quase mágico, que não tem muita lógica.

Há também as que pensam que o site é algo dispensável, um peso a mais para manter, e basta colocar qualquer coisa no ar para marcar presença na internet.

Quando o tempo passa, a fatura alta dos anúncios chega, os esforços parecem não dar resultados, as vendas não aumentam, vem a decepção.

Partindo do princípio para entender o todo

Em se tratando de redes sociais e sites, muitas vezes o potencial destas ferramentas é pensado separadamente, especialmente por pequenas empresas.

É comum encontrar pequenas empresas que têm redes sociais muito boas, e sites nada bons, e vice versa.

Na verdade, estas ferramentas devem ser entendidas como partes de um único contexto, que impulsionam uma a outra, mas também podem prejudicar-se entre si.

Vamos ver como funciona este processo, para sua empresa ter um horizonte de como melhorar de verdade suas vendas online, sem se auto sabotar.

Pare de pensar de forma reduzida

Usualmente em termos de redes sociais, as pequenas empresas pensam seus esforços focadas no número de seguidores, curtidas, compartilhamentos, etc.

Por outro lado, quando o assunto são sites, a atenção principal se volta toda para visitas, taxas de conversão, e claro, vendas propriamente ditas.

Vendo desta forma, parece que essas ferramentas foram criadas para alcançar objetivos muito diferentes e específicos.

Por isso, muitas pequenas empresas caem no erro de ter um canal fortalecido, que funciona, mas se descuidar do outro.

É o pior que pode acontecer, pois quem pensa de forma reduzida, tende também a reduzir suas chances de vender mais.

Seus pilares fundamentais na internet

Oitenta por cento dos consumidores online pesquisam antes de comprar.

Isso significa visitar redes sociais, e por meio delas, ou mesmo pesquisando no Google, visitar seu site.

É imprevisível qual canal de sua empresa será visitado primeiro por um potencial cliente.

Portanto, é importante que cada um dos pilares fundamentais online da sua empresa tenham uma boa qualidade visual e de conteúdo, e estejam ligados por links em uma espécie de rede.

Podemos dizer que estes pilares de maneira geral são justamente:

  • Suas redes sociais
  • O site(blog, landing page ou página de vendas) de sua empresa
  • Seu Google meu Negócio

Falaremos mais à frente sobre blogs, landing pages e páginas de vendas.

Sobre o Google meu Negócio, temos um guia específico: Google Meu Negócio: uma mão na roda para pequenas empresas

Por hora focaremos nos sites e redes sociais para simplificar.

Imaginemos o seguinte roteiro, tendo em mente seus pilares na internet formando uma rede:

  1. Um internauta buscou pelo produto ou serviço que você oferece no Google e encontrou sua empresa
  2. Ele acessou seu blog ou site e gostou do visual e das informações
  3. Ele clicou no link de uma das suas redes sociais
  4. Ele gostou do que viu nas redes sociais, por exemplo no Instagram
  5. Ele clicou no link da bio do instagram e voltou para seu site para contatar, deixar seus dados, ou comprar

Se você cuidou bem dos seus pilares, o internauta neste contexto, tende a estar bem disposto a manter contato, informar seus dados em troca de um benefício, ou mesmo fechar uma compra em um link indicado pelas suas redes sociais, que pode ser de uma landing page ou página de vendas.

As redes sociais e sites não são meros conjuntos de textos e imagens na internet.

São ativos da sua empresa. Especialmente o site, onde o domínio é seu e só há a sua marca em destaque, sem cores e logos de uma rede social.

Você não deixaria sua loja, seu escritório “largados”, certo?

Também não faria isso com um ponto de vendas como um quiosque em um shopping.

Portanto, não deveria fazer isso com suas redes sociais ou site.

Estes pilares devem ter uma grande qualidade de apresentação, linguagem, visual, arquitetura da informação, usabilidade, pois vão propiciar que se estabeleça uma dinâmica entre sua empresa e um potencial cliente, ou cliente.

A partir da existência dos pilares e desta dinâmica, é que tende a vir o interesse, o contato por parte dos internautas, os leads, as vendas e a receita.

A dinâmica de seus pilares com os internautas

Se os pilares devem ser construídos com qualidade, é preciso que também haja uma dinâmica capaz de envolver os clientes através deles.

É aí que entram fatores como:

  • Posts de qualidade nas redes sociais
  • Respostas aos comentários dos seguidores
  • Respostas à avaliações e perguntas dos internautas
  • Posts no seu blog
  • Novas páginas de cases ou entregas em seu site
  • Novas landing pages e páginas de vendas

Para estes fatores funcionarem, eles precisam ser trabalhados constantemente.

A dinâmica é uma questão de frequência e movimento, que aumentará o número de seguidores nas redes sociais e elevará suas posições nas buscas do Google, caso você esteja sempre atento e trabalhando os fatores expostos acima.

Não adianta ter uma rede social e postar de vez em quando ou não responder comentários.

Se for o caso escolha uma rede social para trabalhar bem e apenas replique as postagens nas outras. Isso já é um bom começo.

Você não precisa criar novas páginas ou landings a todo momento. mas deve escolher ao menos um esforço  que será feito constantemente, como por exemplo, publicar um novo case a cada dez dias no site, ou a cada semana criar um novo post em seu blog.

Detalhamos melhor o porquê disso no post O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas.

Lembre-se que tão importante como construir bons pilares, é não deixá-los enferrujar.

Como explicamos antes, você nunca sabe se o internauta visitará suas redes sociais ou site primeiro, e eles são ativos valiosos da sua empresa.

O mínimo que se espera de uma empresa que quer vender mais pela internet, é que ela faça os movimentos mínimos de forma adequada e com a mínima qualidade para que isso aconteça.

Observe as empresas que vendem muito pela internet, e você verá isso acontecendo, bons pilares e boa dinâmica.

Onde os blogs entram nesta história?

Os blogs estão em diversos sites de grande empresas, e não é à toa.

Eles trazem o chamado tráfego orgânico para seu site, que resumidamente é quando alguém pesquisa por um assunto no Google e “por acaso” encontra seu blog, que ao fazer parte do seu site, inicia o fluxo de visitas entre os pilares de sua empresa na internet e a dinâmica com o cliente.

Veja como um internauta pode chegar a seu site de diversas formas meio que “por acaso”(na verdade nem tão por acaso) no post Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO

Blogs podem, claro, trabalhar de forma independente.

Muitos produtores de  conteúdo utilizam-se deles para promover landing pages e páginas de vendas relacionadas a infoprodutos, como cursos e ebooks.

No contexto que estamos abordando, o blog pode se tornar muito importante tanto como um pilar adicional, como uma das ferramentas ideais para gerar dinâmica com os internautas, objetivando sempre que tudo acabe em novas vendas.

Quanto mais conteúdo relacionado direta ou indiretamente aos seus produtos e serviços, que de fato interesse a pessoas estiver no seu blog, maiores as chances de você ser encontrado em uma pesquisa na internet em boa posição.

Sobre Landing pages e Páginas de vendas

As Landing Pages são páginas criadas para captar dados de clientes em troca de benefícios, e apoiar promoções e divulgações de produtos e serviços.

Elas não têm tanto alcance orgânico como blogs, por isso funcionam melhor promovidas nas redes sociais, Whatsapp, emails e anúncios.

As Landing Pages podem ser usadas com botões de compra com links para onde acontece a venda direta de produtos e serviços, ao invés de captar dados, e neste caso podemos dizer que elas se tornam Páginas de Vendas.

Nada impede de utilizá-las como pilares inicialmente, mas elas tendem a funcionar melhor divulgadas por email, Whatsapp, etc, ou promovidas pelas redes sociais ou anúncios, como elementos de dinâmica com os internautas que visitaram redes sociais ou sites, ou chegaram a elas pesquisando, ou ainda por links e anúncios.

Não desperdice tempo e dinheiro

Explicado como funcionam os pilares de sua empresa e sua dinâmica com os internautas, esclarecido o papel de blogs e landing pages, vamos lembrar de um erro cometido frequentemente por pequenas empresas na internet.

Muitas delas desperdiçam recursos preciosos criando conteúdos, focando em públicos que não existem, ou estão apenas idealizados em sonho.

O ideal ao menos em um primeiro momento é focar em públicos conhecidos, clientes que já existem, ou públicos realmente dispostos a comprar os produtos e serviços oferecidos.

A estratégia de crescimento de vendas menos arriscada e com melhor custo benefício é tentar vender mais seus produtos e serviços para seu público alvo atual, ou um público alvo comprovadamente existente e alcançável.

As redes sociais e sites funcionam muito bem para este tipo de crescimento de vendas, mais galgado no real e no possível.

Se você for capaz de promover sua empresa e vender online para quem quem já compra ou que você sabe que tende a comprar de você, provavelmente será capaz de na hora certa, atingir novos mercados e clientes.

Por isso faz mais sentido criar conteúdos pensando em tipos de pessoas que você já atende, ou que você pode realmente alcançar, do que investir em públicos e mercados que talvez você só imagine que pode atender, sem indícios concretos.

Para criar a dinâmica ideal, você precisa de bons pilares, mas também focar a energia certa nos pontos certos, para que as chances de atrair as pessoas certas e vender mais para elas sejam maiores.

Imaginar as pessoas certas é algo bem factível para pequenas empresas, pelo contato direto e próximo com o cliente. Você pode criar conteúdo com:

  • Vídeos de entregas ao cliente ou seus depoimentos
  • Perguntas e respostas que seus clientes fazem no dia a dia
  • Respostas à dúvidas de uso dos produtos e serviços
  • Assuntos relacionados indiretamente aos produtos e serviços
  • Seu processo produtivo
  • Uma determinada vantagem que oferece
  • Aspectos do mundo atual e como afetam seu produto ou serviço
  • Tutoriais ou dicas direta ou indiretamente relacionadas à sua empresa

Portanto, trabalhe mais usualmente ideias e materiais para vender mais, que você tem quase certeza que funcionam pela sua observação e experiência para pessoas que realmente podem se tornar clientes ou já são clientes, e teste as grandes apostas aos poucos, para aumentar a aposta somente diante de bons resultados, pois as pequenas empresas geralmente não podem cometer grandes erros sem grandes consequências.

Fique de olho nos concorrentes

Deve haver pelo menos um concorrente que você pode usar como inspiração em algum ponto no que se refere a redes sociais e site.

Espiar o que o seu cliente anda fazendo, quais são seus posts em redes sociais, quais os menus e páginas de seu site, se ele tem blog, não é algo reprovável.

Na verdade, as grandes empresas usam esta técnica, que também é conhecida como Benchmark(saiba mais no link).

Basicamente você pode se inspirar no que vê de bom no mercado, e criar do seu jeito algo semelhante, que se aplique de verdade ao seu negócio.

Não é preciso uma análise muito profunda, apenas um pouco de lógica.

Se seu cliente tem site, redes sociais e blog, e você só tem redes sociais, e ambos então trabalhando sério nestas ferramentas, ele tende a ser mais encontrado do que sua empresa nas pesquisas do Google, por causa do blog.

Se ele tem um site que amplia as informações de seu negócio na sua bio de redes sociais e você não, ele provavelmente além de ter um pilar a mais, conseguirá gerar mais dinâmica com os clientes, logo, tende a conquistar mais vendas do que você.

Concluindo

É preciso cuidar adequadamente do seu site e das suas redes sociais na internet.

Eles são ativos tão valiosos como seu equipamento de trabalho, ou sua loja ou escritório,

Dedicar tempo a seus pilares e sua dinâmica, criará o cenário propício para suas vendas online crescerem de forma sustentável.

Ao combinar redes sociais e sites bem construídos e mantidos, as pequenas empresas podem gerar vendas de uma forma mais econômica e provavelmente mais rápida.

Além disso, criarão uma presença de sua marca na internet consistente, mais pessoas conheceram e indicarão sua empresa.

O tempo investido em seu site e redes sociais é um investimento.

As coisas não funcionam de forma mágica em uma semana geralmente.

É preciso trabalhar sério por 3 a 6 meses para começar a colher os frutos.

Cada esforço ou iniciativa para manter e melhorar seus pilares online e sua dinâmica com os internautas na internet, é uma ação de valorização de ativo, e também uma possibilidade concreta de aumento de vendas.

As empresas que entenderam isso já estão tomando a dianteira no mundo online.

Não fique para trás.

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