Se você tem uma pequena empresa, geralmente é importante trazer clientes de sua cidade ou bairro para conhecer seus produtos e serviços. Com ajuda da internet, que atinge o mundo inteiro 24 horas por dia, sete dias por semana, você também poderá focar nos clientes locais.
Para tanto, vamos mostrar para você algumas dicas simples que dão resultado.
Faça o Google saber onde está sua empresa e divulgá-la em sua ferramenta oficial
O Google Meu Negócio é uma ferramentas imprescindível para ser encontrado no Google e no Google Maps quando os clientes buscam por seu produto ou serviço no Google.
Veja que na maioria dos casos, o Google entrega os resultados da busca mais próximos à você, quando busca por exemplo “mecânica”, “material elétrico”, “academia”, “mini mercado”, e mesmo tipos de serviços e profissionais específicos.
Saiba mais sobre o Google Meu negócio no Post Google Meu Negócio: uma mão na roda para pequenas empresas e faça seu cadastro no site oficial da ferramenta.
Após você se cadastrar nele, quando pesquisarem no Google por seu tipo de negócio, você aumentará muito suas chances de estar entre os resultados, com o Google exibindo seu cartão com:
- Telefone
- Endereço
- Horário de funcionamento
- Avaliações dos clientes
- Fotos da empresa
Peça aos seus clientes para fazerem avaliações positivas
As avaliações dos clientes são muito importantes para dar credibilidade à sua empresa e influenciar na decisão de compra.
Elas mostram o que os clientes pensam sobre seu negócio e como foi comprar de você.
O Google é capaz de entender o que os internautas pensam sobre sua empresa, e boas avalições devem melhorar a sua relevância nos resultados de pesquisa, e aumentar a chance do cartão do seu negócio aparecer mais destacado nas buscas locais.
Quando mais avaliações positivas você receber, melhor deverá ser seu desempenho nas buscas.
Depois de criado o perfil no Google Meu Negócio, é hora de enviar aos clientes o link e pedir para eles avaliarem você.
Uma vantagem adicional, é que você poderá também divulgar estas avaliações em seu site, como depoimentos, que são de suma importância como mostramos no post Depoimentos de clientes são fundamentais para ter sucesso na internet
Divulgue fotos com boa qualidade e atualizadas do seu negócio no Google
Publique no Google Meu Negócio fotos de sua empresa, seus produtos ou serviços, sua equipe de colaboradores, e mesmo de seus clientes caso eles permitam.
Isso ajudará você a melhorar suas chances de se desatacar na buscas locais e ainda trará mais credibilidade para seu negócio.
Neste caso, vale a máxima de que uma imagem vale mil palavras.
Os clientes verão que seu negócio é profissional, sério e pode mostrar o que é o que faz.
Divulgue seus produtos e serviços do seu negócio no Google
Não esqueça de no Google Meu Negócio, cadastrar produtos e serviços chave de sua empresa, adicionando produtos, com foto, explicação, e claro, link para o site de sua empresa.
Desta forma o Google entenderá melhor o que você oferece e poderá direcionar melhor você nos resultados de busca.
Por exemplo, se uma pessoa busca no Google “Corte de cabelo infantil”, um perfil de Salão ou Centro de Beleza Google Meu Negócio com este item cadastrado como produto, terá provavelmente mais relevância do que um que oferece o serviço mas não o divulga mais claramente.
Troque links relevantes com associações e parceiros locais
Se sua empresa apoia alguma associação ou entidade no sua cidade ou bairro, verifique a possibilidade de seu link constar no site deles e também, claro, divulgue o site deles no site de sua empresa.
Se você tem um blog no site da sua empresa, e ela participar de um evento local marcante, ou alguma iniciativa local relevante como a manutenção de um espaço público, por exemplo, noticie em seu blog, e procure averiguar se algum blog local noticiou o acontecido, propondo uma troca de links.
Trocar links com parceiros e canais locais, ajudará nas chances de su negócio se destacar nas buscas locais do Google.
Deixe o Google saber das novidades que estão acontecendo com sua empresa
No site da sua empresa, é vital você criar um blog, com notícias e novidades do seu negócio, entregas a clientes, seu processo de produção e trabalho, respostas a perguntas de clientes, etc.
Você pode também se colocar no papel de seu cliente ou potencial cliente e imaginar quais palavras ele usa para buscar pelo que você oferece no Google. Estas serão palavras chave, que podem ser utilizadas nos seus posts, como explicamos em Guia prático para utilizar palavras chave e subir no Google
Cada post, que também pode e deve ser divulgado nos posts do Google Meu Negócio, agirá como um anúncio no médio e longo prazo com relação a novos clientes locais, já que você estará trabalhando de acordo com o fluxo que explicamos em O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas
Prepare seu site para atrair mais clientes próximos à sua empresa
Você não pode deixa o site da sua empresa de fora da sua estratégia para atrair clientes geograficamente próximos à você.
Algumas medidas bem simples fazem toda a diferença:
- Divulgue as avaliações de clientes que captou como depoimentos em seu site
- Publique uma página de contato com telefone e endereço
- Não esqueça de na descrição principal do seu negócio, ou em um ponto estratégico do site, mencionar a localização do seu negócio
- Tenha um link no site que permita clicar diretamente e te chamar no WhatsApp e também te ligar se for pertinente
- É importante haver um mapa do Google Maps em seu site com sua localização
- Não esqueça que o site de sua empresa deve ser responsivo, funcionar bem em smartphones, para toda a sua estratégia de divulgação local realmente funcionar
Solicite um orçamento sem compromisso para criar seu perfil no Google Meu Negócio, um site ou blog para sua empresa e melhorar seu posicionamento local no Google.
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