O Google lançou recentemente novas diretrizes para criadores de conteúdos e donos de sites.
Esta nova atualização, chamada de “Atualização de Conteúdo Útil” pretende fazer com que quem cria posts, gere conteúdo realmente útil.
Segundo o Google, os conteúdos devem ser focados primeiro nas pessoas: informar, resolver problemas delas, entreter, ensinar…
Posts e páginas criadas meramente para ter boas posições nas buscas do Google, ficarão em segundo plano.
Conteúdo de humanos para humanos
A inteligência artificial do Google tem evoluído para melhor, continuamente.
Assim, hoje ela pode perceber quando um conteúdo foi escrito por uma pessoa, para que outra pessoa se beneficie dele.
Isso basicamente significa que páginas e posts de seu site devem:
- Conter informações que sejam realmente valiosas para alguém
- Ser capazes de entreter uma pessoa, de forma autêntica
- Ensinar outra pessoa algo relevante como em um tutorial
- Propor soluções para problemas ou possibilidades de melhoria
Claro, há outras possibilidades, mas a ideia é de que se algo for postado, isto deve ser realmente útil para alguém.
E mais, deve preferencialmente ser algo original, e não um resumo do que outros sites já apresentam, sem agregar real valor.
O fim do jeitinho da palavra-chave
Muitas pessoas que criam página e posts na internet utilizam uma estratégia já bem conhecida.
Identificam uma palavra-chave a alcançar no topo dos resultados de busca.
Depois, resumem e misturam o conteúdo dos três sites melhor colocados na busca.
O resultado não tem originalidade, pois foi pensado apenas para ter bom desempenho com algoritmo do Google, sem agregar valor para o internauta.
A premissa do Google é evitar este “jeitinho”.
O objetivo é que os internautas realmente tenham cada vez mais algo a ganhar com os resultados da busca.
Vejam também As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico
O que fazer na prática
Para criar um conteúdo realmente interessante para seus internautas, o Google recomenda verificar alguns pontos:
- Existem internautas que acessam seu site e acham útil conteúdos publicados por você? Se não existem, você crê que pode conquistar este internautas por campanhas ou conteúdo?
- Seus posts são inéditos e originais? Eles demonstram conhecimento sólido e real sobre o assunto escolhido?
- Seu site tem um foco principal? Ele tem um propósito definido? Seu objetivo não pode ser meramente deixar o site no ar sem postar novos conteúdos.
- Depois de ler seus posts, o internauta sairá sentindo que aprendeu algo relevante sobre um assunto? Ou terá satisfação com a experiência que viveu?
A ideia do Google já há algum tempo é que os sites sejam realmente úteis e relevantes para os internautas.
É isso que vai ajudar o site a se destacar no Google, como explicamos no post Novo algoritmo do Google: o fim da era dos “macetes”
O Google vai avaliar todo o seu conteúdo
Antes, alguns sites publicavam muito conteúdo de forma quase simultânea, resumindo e misturando conteúdos bem colocados, tentando burlar o algoritmo do Google.
No entanto, a inteligência artificial do Google evoluiu e estas táticas não vão mais funcionar.
Na nova atualização, o Google analisará todo o conteúdo de seu site, e não apenas o post mais recente.
O algoritmo do Google se tornou capaz de perceber se seu conteúdo, como um todo, é útil e qualidade.
Se a maior parte de seus posts e páginas forem de baixa qualidade e projetados somente para se sair bem no Google, a chance de você ser jogado para baixo nas páginas de resultado das buscas do Google é grande.
O Google executará análises continuas em tempo real para verificar a qualidade do conteúdo de seu site.
Veja aqui as informações oficiais do Google sobre a atualização do conteúdo útil.
Como criar posts e páginas a partir de agora?
Existem algumas ideias para ajudar a melhorar a qualidade do seu conteúdo, dando prioridade aos internautas.
Antes de mais nada, você precisa descobrir para quem quer escrever, ou para quem deveria escrever.
Conhecer seu público é fundamental, por isso recomendamos que veja nossos posts Para vender mais na internet você precisa conhecer seu cliente e Use a pesquisa de mercado para se diferenciar dos concorrentes.
Conhecendo o perfil de internautas que quer atrair para seu site, e o perfil dos que já acessam seu site, você será capaz de verificar se seu conteúdo realmente interessa e é útil para eles.
Não gere conteúdo de modo totalmente automatizado
Atualmente, há empresas que oferecem serviços de geração de conteúdo por Inteligência Artificial.
Este serviço permite gerar mais conteúdo em menos tempos, mas não esqueça que a edição feita por pessoas, é justamente o que pode dar o toque de originalidade e utilidade decisivo para o post realmente se tornar relevante.
Crie posts baseados na realidade de sua empresa
Pode parecer difícil para uma pequena empresa, ou empreendedor individual encontrar assuntos originais e úteis.
Na verdade é mais fácil do que parece. Preste atenção no seu dia a dia. Episódios corriqueiros podem gerar bons posts, como por exemplo:
- Resposta a uma pergunta ou várias perguntas feitas por clientes
- A maneira correta de utilizar um produto ou serviço
- Uma opinião sobre novas normas ou regras do mercado
- Qualquer percepção sobre algum evento ou acontecimento marcante no segmento
- A entrega de um produto ou serviço a um cliente
- Uma entrevista com um cliente
- Algum relato ou artigo que demonstre conhecimento, experiência ou expertise na área
- Um caso de sucesso
São diversas ideias originais e úteis possíveis. Pense sempre nas perguntas e insights que surgem na interação com os clientes e potenciais clientes atuais.
É bom sempre anotar quando elas surgem, para executar a seguir ou em algum tempo.
Não crie posts genéricos pensando apenas nas buscas
Procure criar posts e páginas que agradem e tragam insights e respostas relevantes para os internautas.
Antes de pensar em subir no Google meramente através de palavras-chave, procure pensar em como agregar valor a cada post.
Assim, podemos dizer com segurança que vale mais à pena produzir um bom conteúdo, do que três que somente estão tentando “aparecer bem no Google”.
Este novo algoritmo coloca os internautas em primeiro plano, e o Google verificando se o conteúdo realmente é bom e útil, então estas ideias baseadas somente em palavras-chave não devem funcionar mais.
Concluindo
O Google está agindo muito positivamente ao privilegiar o internauta.
De certa forma é um retorno às raízes da internet, quando os mecanismos de busca funcionavam com a curadoria de analistas, que recebiam indicações e as incluíam, manualmente, após verificar sua qualidade.
A diferença é que agora temos a inteligência artificial avançada do Google para nos ajudar, através de seu algoritmo.
Toda vez que criamos posts, precisamos pensar que há outras pessoas lendo, e esperando encontrar ajuda, aprendizado, informação ou diversão por meio de nosso conteúdo.
Este objetivo será atingido com o esforço conjunto da inteligência artificial e pessoas bem intencionadas ao criar seu conteúdo, para que a internet prospere como um meio de propagação de conhecimento através dos tempos.
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