Alvaron

Entrevista para a Revista Locaweb sobre WordPress e PMEs

Nosso desenvolvedor Chefe foi convidado pela Revista Locaweb para responder uma série de perguntas sobre como o WordPress pode ajudar pequenas e médias empresas, e profissionais liberais.

Confira como foi esta entrevista, esclarecendo vários pontos fundamentais do WordPress.

Por que o WordPress ainda é uma das melhores opções para pequenas e médias empresas começarem e manterem presença online?

O WordPress permite às PMEs contar com funcionalidades muito interessantes e design altamente atrativo em seus sites, com um ótimo custo benefício.

Além disso, aspectos como a escalabilidade, portabilidade e manutenção, são muito facilitados com o uso do WordPress, seja pela possibilidade dos próprios colaboradores das PMEs cuidarem da manutenção de conteúdo e plugins, seja pelo fato da oferta de profissionais especializados WordPress para ajustes e evoluções eventuais ser cada vez maior.

Veja também Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

Quais são as principais vantagens dos sites WordPress?

O WordPress tem a grande vantagem de tornar pequenas e médias empresas independentes no que se refere à atualização de seus sites, instalação e atualização de plugins e temas.

As equipes internas conseguem atualizar o conteúdo de um site WordPress bem construído facilmente, de forma visual, inclusive mudando o design das páginas.

Até mesmo o SEO básico de um site WordPress pode ser trabalhado pelos colaboradores de uma PME.

Outro ponto importante, é que o WordPress torna possível evoluir um site em termos de estrutura, conteúdo e funcionalidades de forma razoavelmente fácil, e isso pode ser feito através da contratação de profissionais especializados em WordPress cuja comunidade aumenta a cada dia, o que torna menor o investimento.

O WordPress também permite integrar o conteúdo de redes sociais como Instagram e Youtube, tornando assim o site numa espécie de Hub, onde os clientes depois de ver uma foto, ou assistir um vídeo, vão conferir se podem conhecer mais sobre a empresa e realmente confiar nela.

Finalmente, o custo benefício do WordPress é quase imbatível, pois a PME passará a contar com uma solução de ótimo design, boa segurança, escalabilidade altamente viável e fácil manutenção, a mesma que muitas grandes empresas escolhem, por um investimento muito acessível.

Tudo isso sem ficar preso a um fornecedor, ou um contrato que eventualmente seja desvantajoso ou oneroso para e empresa, pois o WordPress pode ser instalado na hospedagem e domínio do cliente de forma gratuita.

Veja também O WordPress é um grande aliado na criação de seu site ou blog

Especialmente quando o assunto é rotina de blog, como o WordPress tende a favorecer a presença das PMEs na internet?

É muito fácil postar em blogs ou blogs de sites construídos em WordPress. É tão fácil quanto enviar um e-mail. Então um colaborador da empresa pode criar por exemplo um parágrafo por dia, salvar o post como rascunho, e ao final de 4 ou 5 dias terá um post completo para publicar.

Este post é um ativo digital da empresa, na medida prática, de que se suas concorrentes grandes ou pequenas não postarem naquela semana, ela tende a, mantendo este esforço de posts com uma frequência mínima semanal, a ter a possibilidade mais forte de subir em relação aos seus concorrentes nos mecanismos de busca.

O conteúdo ainda é o aspecto mais forte do SEO, então se a PME apostar em criar um conteúdo que realmente interesse às pessoas que buscam pelos produtos e serviços que ela oferece, e aspectos relacionados a eles, mantendo qualidade e uma boa frequência, a tendência é que ela se destaque nas buscas do Google em relação às concorrentes que não exploram o potencial de um blog.

Seu tráfego orgânico tende a melhorar, e quanto mais a frequência de postagens for mantida, maior a chance de se estabelecer um ciclo virtuoso, onde as visitas do site da empresa só aumentam, e portanto aumenta a chance de novos contatos e negócios.

Veja também As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico

Hoje, quais são as principais ferramentas e plugins que têm ajudado os empreendedores nessa jornada?

O WordPress tem uma ampla variedade de plugins, mas podemos destacar o Elementor que permite editar o site visualmente, o Woocommerce que permite criar um e-commerce no site facilmente, o Contact Form 7 e WPForms para formulários de contato, o WordFence para segurança, o Hummingbird, W3 Total Cache e Autoptimize para performance, e o All In One SEO e Yoast para SEO.
Algumas menções honrosas são o Click To Chat para botões flutuantes de contato pelo WhatsApp, e plugins que permitem trazer os posts de Instagram e vídeos do Youtube diretamente para o site.
Todos estes têm versão grátis.

Cada desenvolvedor tem suas preferências em termos de plugins, e os próprios donos de site podem instalar e experimentar plugins.

Este é mais um aspecto positivo do WordPress: há várias soluções e combinações de soluções em termos de plugins disponíveis, e cada PME por conta própria, ou com o apoio de um desenvolvedor, poderá encontrar a sua.

Veja também Quanto custa criar um site WordPress? Veja como é acessível

Como a escolha de uma boa hospedagem tende a impactar a experiência do empreendedor no WordPress?

Uma boa hospedagem é hoje um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma empresa na internet, em um nível inédito.

Com o advento do Google Web Vitals, a hospedagem passou a fazer parte da experiência do usuário, e a performance do site, tornou-se um dos fatores para obter uma melhor posição nas buscas do Google.

O pequeno e médio empresário precisa deixar de pensar na hospedagem como despesa, e começar a vê-la como um investimento que gerará um diferencial competitivo.

Via de regra, em tecnologia, você investe mais, para ter mais resultado. É assim quando você paga bem por um bom notebook, por um bom smartphone, ou mesmo por um plano de internet com mais banda.

Então, investir por exemplo em uma hospedagem VPS, por exemplo, que tende a gerar uma série de resultados positivos, que podem acabar se tornando diferenciais competitivos, já que o site alcançará melhores indicadores de performance, e tenderá a estar melhor colocado nas buscas do Google, deve ser visto como um investimento muito importante na vida digital da empresa.

Veja também Como escolher uma hospedagem de sites para sua pequena empresa

Qual é o panorama atual quando o assunto é segurança no WordPress? A plataforma é segura? Por quê?

Existem boatos infundados com relação ao WordPress ser inseguro. Não é verdade.

O WordPress é uma das plataformas que mais se preocupa em seus updates com segurança, o que faz dele um sistema de gerenciamento de conteúdo muito seguro.

Porém, como em qualquer sistema, existem fatores de segurança que dependem da maneira pela qual o site WordPress é instalado, em qual hospedagem é hospedado, e quais medidas de segurança são adotadas por quem instala e utiliza o WordPress no que se refere ao gerenciamento de conteúdo.

De forma geral, sites WordPress com problemas de segurança, são aqueles que se descuidam em fatores básicos de segurança recomendados pela plataforma.

Veja também Como garantir a segurança básica de seu site WordPress

Quais são as melhores práticas para manter a segurança da operação da empresa e da interação do usuário nesses sites?

A segurança de qualquer sistema é feita em camadas de proteção.

Se a hospedagem está comprometida em oferecer uma boa segurança em termos de infra estrutura, tudo fica mais fácil para os profissionais que vão instalar e utilizar o WordPress.

São questões básicas como instalar um bom plugin grátis de segurança como o WordFence, adotar nomes de usuários e senhas fortes e utilizar antivírus e anti malware nas máquinas e dispositivos que são utilizadas para instalar o WordPress e/ou nele gerenciar conteúdo.

Uma medida relevante é também adorar um plugin que troque o link de acesso padrão ao painel de gerenciamento do WordPress, por outro, customizado.

Outro ponto importante, é instalar um bom plugin de backup como o BackWpUp, para sempre ter um ponto de restauração, o que é básico para qualquer sistema.

Os plugins e temas devem ser sempre atualizados, bem como o WordPress, tomando-se sempre o cuidado de criar o back up antes deste processo.

Também é importante manter o acesso ao painel de administração do WordPress restrito apenas a quem realmente deve realmente acessá-lo para administrar o conteúdo, ou cuidar do desenvolvimento, por exemplo.

O mesmo deve ser observado quanto ao acesso ao painel de hospedagem, FTP, e bancos de dados.

E para finalizar: nunca, em hipótese alguma, instalar plugins e temas procedentes de Torrent, ou os chamado Nulled, enfim, temas e plugins piratas. Além de ser ilegal, eles abrem portas para malware e vírus.

Veja também Como prevenir infecções de vírus e malware em sites WordPress

Nesse sentido, por que é importante que as empresas construam uma cultura de segurança no WordPress desde o dia 1?

Reforçando: qualquer sistema tem sua segurança construída em camadas, e por uma série de medidas básicas de segurança. É assim com o sistema operacional de seu computador pessoal, ou smartphone, é assim com o WordPress.

O WordPress exige um planejamento muito básico de segurança, que com poucas atitudes que já citamos anteriormente, satisfaz plenamente o que se espera em termos de segurança para um site de PME.

A empresa que se preocupa minimamente com estas medidas básicas desde o início, investindo muito pouco tempo, e com a possibilidade dos próprios colaboradores se encarregarem disso, evita transtornos no futuro.

O site é um ativo da empresa, então assim como o pequeno e médio empresário se preocupa em trancar seu escritório ou loja, e ter algum serviço de alarme, e/ou vigilância, deve seguir as medidas básicas e facilmente implementadas para colaborar para uma maior segurança de seu site WordPress.

É um caso clássico de é melhor prevenir do que remediar.

De forma geral, quais são as suas dicas para as PMEs que vão começar a investir no WordPress agora?

Antes de mais nada, insisto para que pensem nos seus sites, nem como todo o seu conteúdo de páginas, posts, vídeos, imagens e fotos como ativos valiosos da empresa.

Não adianta ter um escritório ou consultório organizado, uma loja muito bem decorada, e seu site não estar alinhado com o esforço feito no mundo físico, em termos de construção de imagem para seu negócio.

Afinal, todos sabemos que há um novo contexto econômico mundial onde o mundo digital e o físico se entrelaçam cada vez mais.

O WordPress mudou o jogo na internet. Como quem trabalha com ele há mais de 10 anos, posso recomendá-lo como a melhor solução para PMEs começarem a estabelecer sua presença na internet, ou melhorá-la.

É mais barato, mais ágil, tem mais portabilidade, é mais rico em funcionalidades que a maioria dos concorrentes, e por isso, tem uma relação de custo benefício que atualmente é imbatível.

No entanto, apesar de proporcionar a criação de um webdesign que rivaliza com os sites de grandes empresas, e prover soluções de contato, vendas, interatividade, e outros, que podem gerar um ganho de otimização de processos e melhorar as receitas das PMEs, o WordPress não é uma solução mágica.

Assim, o pequeno ou médio empresário deve agir como age com relação a qualquer fator crucial para o sucesso de seu negócio: deve procurar se informar minimamente entender os conceitos básicos de aplicabilidade e segurança do WordPress, e isto pode começar por uma simples visita ao site https://wordpress.org/ ou com uma boa pesquisa na internet.

Desta forma, em alguns minutos, já entenderá o que é um tema, o que é um plugin, como o WordPress é instalado e funciona em seu domínio e hospedagem, e isso lhe permitirá fazer boas escolhas no transcorrer da vida digital de sua empresa.

Também deve procurar a ajuda de um profissional especializado, se entender que isso é minimamente necessário, pois evitará escolhas erradas, que podem gerar transtornos e custos desnecessários no futuro.

Volto a insistir, o site de uma PME, e tudo que se refere a ele, compõem um ativo da empresa, tão importante(ou até mais em alguns casos), quanto a sede física do negócio.

O WordPress veio facilitar todos os aspectos relevantes para as PMEs, no que se refere à sua presença na internet, e a própria geração de novos contatos e negócios por meio digital.

Porém, o pequeno ou médio empresário, deve entender que os custos de uma boa hospedagem, ou do eventual serviço de bons profissionais que possam apoiá-lo no que se refere aos diferentes aspectos na criação de seu site, não são despesas, são investimentos importantes, que tendem a gerar diferenciais competitivos em relação à concorrentes que não despertaram ainda para a importância e possibilidades do mundo digital.

Veja aqui a Revista da Locaweb onde parte da entrevista foi publicada.

Se você deseja uma orçamento sem compromisso para criar seu site em WordPress, tecle pelo WhatsApp.

 Telegram.