Alvaron

Dicas simples para tentar chegar na 1ª página do Google

Todos os dias acorda alguém que pensa que pode chegar à primeira página do Google em um passe de mágica.

Também acorda alguém que tem uma solução mágica e em geral cara, para fazer o “truque” acontecer.

Antes de gastar seu dinheiro à toa, pense no seguinte:

  • Milhares de empresas oferecem produtos e serviços similares aos seus
  • Elas também querem estar na primeira página do Google
  • Muitas delas pagam alto e continuamente para tentar fazer isso acontecer
  • Outras se dedicam com afinco, permanentemente, com algumas das ações que veremos a seguir
  • A primeira página do Google não tem espaço para todos estarem nela
  • Mesmo ao pagar um anúncio, existem outros critérios e um leilão para definir quem aparece

Estamos diante de um cenário altamente competitivo, onde não há truques, nem mágica.

Mas então como aparecer na primeira página do Google?

Na verdade o que vamos ver aqui são dicas de como podemos chegar lá, usando a lógica, inteligência e algumas táticas.

Já vimos algumas dificuldades acima, mas a verdade é que temos sim alguns bons fatores que podem contar ao nosso favor:

  • O Google não é um site de classificados. É um mecanismo de busca, e ter um conteúdo no site de sua empresa, ou em seu blog, que as pessoas estão buscando, pode aumentar muito as suas chances de estar na primeira página
  • A primeira página do Google busca responder perguntas de quem busca. Se você criar posts de blog que respondem perguntas relacionadas ao seu produto ou serviço, suas chances de estar na primeira página, também aumentam
  • Os vídeos são a linguagem mais consumida e acessível do nosso tempo. Muitas vezes com um vídeo que responde algo que ainda não foi respondido, você pode chegar à primeira página do Google
  • Se sua empresa está no Google Meu Negócio, pode acabar aparecendo mais facilmente na primeira página do Google
  • Utilizando alguns cuidados básicos com SEO e SEM, é possível estar à frente da maioria das empresas que sequer levam isto em consideração

Para facilitar o entendimento, criamos um vídeo que mostra na prática, com exemplos, como funciona.

Como vemos no vídeo, o que você pode fazer para  tentar chegar na 1ª página do Google?

  • Responda perguntas de clientes. Quanto mais originais, porém pertinentes, melhor. As perguntas muitas vezes são enviadas por whatsapp, email, feitas na sede de sua empresa. Responda na página de FAQ de seu site institucional, ou no blog de sua empresa, e envie o link para o cliente.
  • Crie um canal no Youtube, e pelo menos de vez em quando faça um vídeo, mesmo que seja sem edição. Importa mais colocar no ar algo realmente útil, que melhore a vida ou trabalho de alguém. Temos boas dicas de como fazer em Use o Youtube para sua empresa aparecer mais na internet
  • Otimize esforços e publique continuamente. Se você ou alguém de sua equipe publica uma foto no Instagram com dois ou três parágrafos, o passo natural, é replicar isso como um post em seu blog, que indexará no Google, o que não acontece com a postagem do Instagram.
  • Crie seu negócio local no Google Meu Negócio, e na medida do possível trabalhe este canal de acordo com as recomendações da plataforma, para que ele esteja sempre atualizado e bem recomendado. Veja algumas dicas em O Google precisa saber onde seu negócio está, conte pra ele
  • Encontre buscas relativas ao seu produto ou serviço que os concorrentes não estão explorando, dê uma olhada no nosso material Guia prático para utilizar palavras chave e subir no Google e também em Google Trends melhora o foco e resultados de seu negócio

Cuide do básico do SEO e SEM

Calma, não se assuste com as siglas.

Muitos pequenos empreendedores acham que somente profissionais podem cuidar do SEO e SEM, técnicas de otimização para a busca e anúncios do Google.

Isso não é verdade.

Embora existam muitos profissionais capacitados que podem sim trazer um ganho na implementação das políticas de SEO e SEM, é bom e até fundamental que você conheça o básico de ambos e cuide doas aspectos primários de ambos em seu blog ou site.

Além de ganhar um conhecimento muito interessante, você saberá discutir as estratégias a serem implementadas, se contratar alguém para te ajudar.

Existem muitos casos de pequenas empresas que cuidam do SEO e SEM elas mesmas, e obtêm bons resultados, até porque a maioria dos concorrentes não se dedica minimamente a isso.

Para te ajudar a entender melhor e começar, sugerimos dar uma olhada nos posts SEO para todo mundo entender e praticar e Guia para entender e utilizar o SEM em seus anúncios.

É importante que você conheça como funcionam tráfego pago e tráfego orgânico

Muitas pessoas acreditam que “é só pagar”, esquecendo que nem sempre poderão pagar o necessário pelos anúncios, e ainda assim terão que disputar(muitas vezes com empresas grandes) pelo espaço dos anúncios.

Dê uma olhada em As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico, pois neste material explicamos bem como um pode complementar o outro.

Por fim, não esqueça mais uma vez que o Google não se propõem a ser um site de anúncios, mas o melhor mecanismo da busca da internet.

É por isso que acontece o que explicamos em Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Como você vê no vídeo, mesmo marcas conhecidas não abrem mão de postar conteúdos úteis e relevantes, porque assim agem em sintonia com o Google.

Ao postar bons conteúdos depois de criar seu site ou blog, você está ajudando no processo de distribuição de conhecimento útil e relevante que o Google promove, e sim, aumentando as chances de chegar em alguma busca na primeira página.

É por isso, que mesmo quando desenvolvemos landing pages e páginas de vendas, procuramos entregá-las com perguntas frequentes, para que estejam também aptas a responder perguntas e constar eventualmente em boas posições na buscas do Google.

Se você deseja um site, blog, landing page, ou página de vendas para colaborar para melhorar seu posicionamento no Google, peça um orçamento sem compromisso pelo Whatsapp

 Telegram