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Guia fácil para pequenos negócios cuidarem do próprio Marketing Digital

Muitos pequenos negócios enfrentam dificuldades no que se refere a custo benefício, quando o assunto é manter seu site e redes sociais atualizados com bons posts, que vão trazer visitantes, potenciais clientes para seus negócios.

Existem excelentes agências no mercado, mas nem sempre as pequenas empresas e profissionais liberais podem abrir mão de investir em outras áreas vitais de seu negócio, para investir no valor do serviço por elas prestadas.

Além disso, as agências por mais dedicadas que sejam, possuem vários clientes e precisam distribuir racionalmente seus profissionais e sua dedicação a cada cliente. Portanto, para pequenos negócios, pode facilmente ocorrer dificuldades de publicar em tempo real eventos marcantes para o negócio no site ou redes sociais.

Para pequenos negócios é fundamental otimizar recursos e ter agilidade no que se refere ao seu marketing digital.

Como vamos ver, isso é totalmente possível.

Agilizar e economizar com mais resultados é possível

Existe uma crença equivocada de que posts no Instagram precisam ser “top”, “fofos” ou bonitos. De que vídeos no Youtube precisam de trilha sonos, vinhetas, efeitos de edição. De que posts de blog precisam de uma redação com linguagem primorosa. Isso não é verdade.

Embora seja sim muito bacana ter estética, apresentação e técnica, sempre que possível, acredite: é preferível ter posts frequentes, tanto no seu blog como nas suas redes sociais que sejam autênticos e úteis de verdade ao seu público e clientes potenciais, do que ter meramente conteúdo com boa cosmética e edição.

Considerando o que escrevemos até agora e toda a facilidade que hoje existe em produzir conteúdo para sites e redes sociais, surgiu uma tendência global de pequenos negócios criarem seu próprio conteúdo de marketing digital .

As empresas estão criando as chamadas “house agencies”, que são “agências internas” para cuidar de seus posts no Instagram, vídeos no Youtube, posts de blog, etc.

No âmbito das pequenas empresas, isso na maioria das vezes se resume a alocar entre alguns minutos e uma hora por dia de um ou dois profissionais, eventualmente incluindo o proprietário, para postar algo no site ou redes sociais.

O resultado que os pequenos negócios alcançam no médio prazo são realmente incríveis, tanto em agilidade, como economia e retorno do investimento enxuto.

E para ajudar, com base no que temos feito e visto nossos clientes fazerem, criamos um post que explica como pequenas empresas podem criar uma estratégia para seu marketing digital básica e viável: Guia rápido e fácil para entender e praticar Marketing Digital

Mas vamos esmiuçar dicas práticas para pequenos negócios cuidarem do próprio marketing digital no decorrer deste post.

Cuidando do próprio marketing digital na prática

Quando falamos de “agências internas” para pequenas empresas, geralmente estamos falando de o proprietário, um dos sócios, um colaborador, ou todos eles estando comprometidos a postar nas redes sociais e no blog.

Quanto mais conteúdo, desde que seja realmente útil para clientes e potenciais clientes, melhor, mas a missão básica, que já fará a diferença com relação à maioria dos concorrentes, é a seguinte:

  • Criar um post por semana para o blog;
  • Compartilhar o link deste post no LinkedIn, Facebook,Twitter e demais redes que julgue interessante e newsletter;
  • Criar um vídeo ou foto por semana para o Instagram que realmente interesse aos clientes e potenciais clientes;
  • Criar um vídeo Para o Youtube;

Pode parecer difícil cumprir esta missão básica, mas não é. Com um mínimo de dedicação e organização, você faz a “agência interna” de uma ou duas pessoas funcionar bem, mesmo com a “correria” do dia a dia.

Botando a mão na massa para cuidar do próprio marketing digital

Agora vamos ver como colocar a coisa para rodar, como cumprir a missão básica de marketing digital com ótimo custo benefício.

Nossa estratégia parte dos posts.

Criando posts de blog do jeito mais fácil e rápido

São eles que movem a roda e fazem você ter chance de subir pra valer no Google sem pagar anúncios.

Dê uma olhada no vídeo abaixo.

Então, indo direto ao ponto, é muito fácil gerar um post por semana no seu blog, com a técnica que ensinamos em Postar no blog pode ser fácil e divertido como tuitar

Esta técnica  requer minutos por dia de um proprietário ou colaborador e dá resultado.

Para ter ideias de assuntos para seus posts, você pode conferir este post: 20 idéias bacanas para posts relevantes no blog do seu negócio

A dica é criar uma agenda do mês, com um post por semana, imaginando um tema por semana que vá interessar aos seus clientes e potenciais clientes e executar o mínimo por dia.

Depois de pronto cada post, você compartilha a foto no Instagram com uma parte do texto chamando para seu site, e compartilha o link no Facebook, Twitter, LinkedIn e onde mais achar interessante, por exemplo sua newsletter, que caso seja mensal, deve conter os principais posts do mês.

Criando posts no Instagram

O Instagram é a rede social que mais gera envolvimento com os clientes e potenciais clientes.

Nós mostramos isto mais detalhadamente no post Super Benefícios do Instagram para o site de sua pequena empresa

Além de divulgar o post da semana no seu Instagram, lembre-se que os posts, stories e outras ferramentas, são feitas para usar e abusar desde que seja com conteúdo realmente interessante.

Então, poste no Instagram, ou delegue a algum colaborador postar situações como:

  • Chegada de produtos novos na loja;
  • Novas receitas, roupas, novidades que você criou;
  • Visitas ou compras de clientes assíduos;
  • Clientes felizes com compras ou entregas;
  • Dicas de uso dos seus produtos ou serviços;
  • Diferencias na produção ou execução;

Estas dicas são para desbloquear a mente. Claro que é importante lembrar no Instagram o dia da árvore, mas se você puder colocar no dia da árvore a lembrança de que sua materiais ecológicos, ou pratica processos sustentáveis, melhor ainda.

Pare de pensar no Instagram como um APP.

Pense nele como um outdoor online numa rua onde passam milhares de pessoas por dia e todas elas têm grande chance de ver sua mensagem, que pode ser trocada uma vez por semana, todo o dia ou toda hora.

É preciso explorar este potencial. Dê uma olhada no vídeo abaixo onde ensinamos a criar conteúdo básico para o Instagram de modo bem fácil.

Criando vídeos no Youtube

O Youtube é simplesmente a segunda melhor maneira de seu site ser encontrado na internet, logo depois do Google.

Então é óbvio que seu pequeno negócio precisa ter um canal no Youtube, o que é muito fácil de criar.

Você não precisa de câmeras de alta resolução, vinhetas e edição com efeitos especiais. Se tiver melhor, mas milhares de Youtubers já fracassaram tendo acesso a tudo isso, e muitos Youtubers fazem sucesso com apenas um smartphone.

Nós temos um post que mostra tudo que você precisa para entender e aproveitar o potencia do Youtube para seu negócio, com recursos básicos: Apresente seu negócio no Youtube com vídeos bacanas filmados com smartphones

Você deve pensar o Youtube, como um canal de TV do seu negócio.

Você pode fazer como no Instagram, filmando vídeos curtos do dia a dia de fatos, diferenciais e características marcantes do seu negócio.

Por exemplo, você pode ter uma playlist chamada “Depoimentos de clientes”, e outra, chamada “Entregas”.

Nelas, você pode postar vídeos periodicamente, pois a chance de repetição do mesmo tipo de acontecimento, é grande,

Você pode também criar vídeo aulas, e mostrar como é especialista nos assuntos relativos ao seu negócio.

É seu canal, como numa TV, só que neste caso, milhares de pessoas podem encontrar seu negócio ao procurar assuntos relacionados no Google, por isso, começar pela apresentação de seu negócio pode ser uma ótima ideia.

Veja nosso guia sobre como executar isso.

Concluindo

A internet é cada vez mais o grande meio de promover e realizar negócios.

O melhor é que você pode reduzir muitos seus custos, e ao mesmo tempo ter grande resultados com o mínimo de dedicação e comprometimento com o marketing digital de seu pequeno negócio.

Se você ainda não prestou atenção nisso, e nem decidiu dedicar-se, é bom rever seus conceitos, pois seus concorrentes podem estar trabalhando enquanto você deixa para depois.

Se você precisa criar um site ou blog para ser a base do sucesso de seu marketing digital, peça um orçamento sem compromisso. Tecle pelo WhatsApp, ou use o formulário abaixo.

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