Alvaron

Como escolher uma hospedagem de sites para sua pequena empresa

Neste post, explicamos de modo que profissionais de qualquer área possam entender:

  • O que é mais importante saber antes de escolher uma hospedagem de sites
  • Qual tipo de hospedagem de sites tem melhor custo benefício
  • Quais os tipos de hospedagem usualmente utilizados
  • Como as grandes empresas lidam com suas hospedagens de sites
  • Como um pequeno negócio deve escolher sua hospedagem
  • Como obter um ótimo custo benefício na hospedagem de sites de uma pequena empresa

Direto ao ponto, o que você precisa saber antes de mais nada sobre hospedagem de sites

Vamos começar entendendo hospedagem de sites por um caso prático: você já notou como há poucas redes sociais como o Facebook na internet?

Mesmo com bilhões de pessoas utilizando a internet para negócios, e tecnologia acessível a ponto de haver códigos prontos e gratuitos na internet que possibilitam criar uma rede social similar ao Facebook na internet, ainda assim são poucos concorrentes.

É que hospedar uma plataforma como o Facebook, mesmo com apenas algumas centenas de usuários, pode gerar uma conta mensal de hospedagem de milhares de dólares.

O mesmo ocorre com o Youtube.

Se você criasse uma rede similar ao Youtube esbarraria na dificuldade de armazenar o volume de terabytes de vídeos em primeiro lugar e em segundo lugar rodá-los em streaming para os visitantes. Portanto você também teria que de saída, mesmo com apenas algumas centenas de usuários, já dispor de milhares de dólares para rodar seu negócio.

É que em hospedagem de sites, assim como em muitos assuntos relacionados à internet e negócios, não existe mágica.

Se você precisa de mais espaço, e/ou terá mais pessoas visitando(principalmente se for ao mesmo tempo), com mais processamento, deverá haver mais investimento, ou simplesmente seu site começará a cair e parar de funcionar, e este é um dos principais motivos para o Youtube e o Facebook terem poucos concorrentes, capacidade de investimento em hospedagem.

A grosso modo podemos pensar no servidor de hospedagem como um computador normal.

Você tem uma capacidade de armazenamento no HD e tem o processador e a memória que vão fazer a coisa toda rodar, dentro do que é possível em função da capacidade com que você pode contar.

Mas calma que há esta explicação foi só para entender a realidade técnica das hospedagens.

Há sim soluções para seu negócio estar numa boa hospedagem na internet, com ótimo custo benefício.

E vale à pena também você dar uma olhada neste post Domínio e hospedagem, qual a diferença e como funcionam para revisar alguns conceitos básicos sobre domínio e hospedagem.

A hospedagem de sites de grandes empresas

Grandes empresas de e-commerce ou de mídia, normalmente possuem servidores, dedicados ou outras modalidades de hospedagem de sites robustas contratadas.

Seus contratos podem ser do tipo que cobrem picos de tráfego, ou suas equipes internas de Tecnologia da Informação estão capacitadas para prever e gerenciar fluxos de acessos esperados ou inesperados, contratando por demanda mais recursos de hospedagem.

De novo, não há mágica.

Quando uma grande rede de lojas faz uma mega oferta no seu ecommerce, é preciso pagar pelos milhares de acessos a mais.

Quando uma rede de TV resolve colocar no ar uma live de um cantor famoso, ou mesmo divulgar uma notícia viral sobre uma celebridade, isto via de regra pode gerar mais consumo de recursos e portanto mais custos de hospedagem.

Tudo gira em torno mais uma vez de espaço de armazenamento, e capacidade da memória e do processador para suportar acessos múltiplos, que se forem simultâneos vão exigir mais do servidor.

A hospedagem de sites de pequenas empresas

Neste ponto, é importante que todo o médio ou pequeno empresário tenha entendido que a realidade da hospedagem de um site, é bastante concreta e objetiva.

Assim como você não pode atrair milhares de pessoas para seu pequeno ponto de venda, com poucos funcionários, com uma promoção arrasa quarteirão sem colapsar seu negócio, você não pode esperar com pouco investimento que sua hospedagem dê conta de um negócio que precisaria de uma hospedagem com muitos recursos.

No caso físico, milhares de pessoas atraídas não vão conseguir nem mesmo entrar para comprar, você terá que gerenciar uma mega fila e certamente muitas dificuldades para atender e possivelmente muitas reclamações.

No caso da internet, você teria várias pessoas congestionando seu site de hospedagem acessível e ele cairia, ou você teria que pagar bem por uma ótima hospedagem, e mesmo assim com alguma chance de ter que pagar mais pelo tráfego extra.

Isso não quer dizer que você não possa rodar seu negócio e fazê-lo prosperar na internet com recursos de custo benefício bastante otimizado. E tem mais, na internet, ao contrário do mundo físico, você consegue dobrar sua estrutura de um dia pra outro.

Com pouco investimento, é possível ter boas opções de hospedagem que permitirão ao seu negócio faturar, crescer sustentavelmente e no momento em que seja necessário, buscar alternativas mais robustas de hospedagem.

Então agora é hora de conhecer boas alternativas de hospedagem para pequenas empresas, que justamente vão em geral utilizar a hospedagem compartilhada, que dá conta do recado para a maioria dos pequenos negócios.

Você também pode dar uma olhada neste post, onde esmiuçamos o assunto domínio e hospedagem Respondemos todas as suas dúvidas sobre domínio e hospedagem.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é um dos pacotes de hospedagem mais comuns e populares.

Na hospedagem compartilhada, milhares de sites são armazenados e hospedados em um único servidor.

A hospedagem compartilhada é semelhante a alugar e morar em um apartamento.

Você concorda em compartilhar o pátio, playground, estacionamento e piscina. Todos os clientes compartilham os recursos disponíveis com cada ‘vizinho’. Cada ‘vizinho’ tem uma quantidade alocada de recursos que pode usar.

Na hospedagem compartilhada, esses recursos são o uso do processador, memória e espaço em disco.

Por isso ela é a mais econômica e via de regra o primeiro tipo de hospedagem escolhido por pequenas empresas.

Ela vai resolver a vida da maioria dos pequenos negócios, já que pequenas empresas normalmente possuem o site como suporte ao seu negócio e não recebem múltiplos usuários simultâneos.

Indicamos a Hostgator, Plano M, que você pode contratar aqui, pagando por mês, semestre ou ano, e te dá o domínio grátis em algumas destas modalidades de contratação.

Agora vamos ver mais tipos de hospedagem.

Hospedagem VPS

A hospedagem VPS é um servidor virtual que simula um servidor físico, com a máquina compartilhada entre diversos usuários.

Com tecnologias de virtualização, o seu provedor de hospedagem divide o servidor em partições e permite que cada usuário tenha seu site com memória, espaço em disco, núcleos de processamento, garantidos, sem compartilhar com outros usuários.

Com a hospedagem VPS, você tem algo melhor que a hospedagem compartilhada, em muitos sentidos quase como num servidor dedicado, mas com um investimento  muito menor(embora seja um investimento bem maior que a hospedagem compartilhada).

Por isso, muitas pequenas empresas que começam com hospedagem compartilhada e são avisadas pelo provedor de hospedagem que seu site está consumindo muitos recursos para a capacidade do plano, acabam contratando este tipo de hospedagem.

Hospedagem Cloud

A hospedagem Cloud ou Hospedagem na nuvem são vários servidores virtuais interligados em diversos computadores para aumento do armazenamento e processamento.

Mesmo que mesmo que um servidor falhe, outro é acionado para manter seu site funcionando.

Com esta modalidade você contará com uma parte do chamado cluster da nuvem.

Você então terá acessos a recursos de de uma nuvem formada por diversos computadores interligados, o que deixa seu site isolado de outros sites, aumentando o desempenho e reduzindo muito a chance de ele não estar no ar.

Claro que isso requer mais investimento que a hospedagem compartilhada.

As pequenas empresas, especialmente os e-commerces costumam também evoluir para esta modalidade de hospedagem quando seu negócio já está demandando mais recursos do que a hospedagem compartilhada pode oferecer.

Hospedagem dedicada

A hospedagem dedicada é diferente da hospedagem compartilhada, pois nenhum dos recursos é compartilhado.

Todos os recursos e espaço em disco do servidor pertencem unicamente a você.

A hospedagem dedicada é semelhante a uma casa somente sua, fora de um condomínio. Você não compartilha sua garagem, quintal, garagem ou piscina.

Resumidamente é isso, por isso ela requer bem mais investimento.

Falando em termos de pequenas empresas, você só vai precisar de uma hospedagem dedicada, se pretende rodar serviços sofisticados, como transmissão de vídeo a partir de seu servidor(coisa que a maioria das empresas hoje faz no Youtube, Vimeo e outras plataformas), ou se espera uma quantidade considerável de visitantes simultâneos, realizando por exemplo operações de compra, que as outras hospedagens não dão conta.

Mas então, qual hospedagem escolher para minha pequena empresa?

Vamos comparar novamente o mundo virtual com o físico.

Se você vai montar uma pequena floricultura que pretende ter seu próprio serviço de entregas, você não precisa de saída comprar o maior e mais caro furgão do mercado. Você pode começar com uma simples moto, e quando o seu negócio se expandir, partir para investimentos em veículos maiores.

Então, por isso, via de regra, pequenos negócios começam com hospedagens compartilhadas.

Como há uma grande disputa por este mercado, várias empresas procuram oferecer um bom serviço, com vantagens em relação aos concorrentes, e isto tem melhorado em muitos aspectos as hospedagens compartilhadas.

As hospedagens compartilhadas costumam dar conta muito bem de quase todos os tipos de sites de pequenos negócios, e se o seu negócio começar a se expandir, você poderá trocar facilmente para hospedagens mais sofisticadas.

O importante é escolher uma empresa que tenha infra estrutura, bom suporte e que esteja estabelecida solidamente no mercado.

Muitas empresas sublocam serviços de hospedagem de outras maiores, mas acabam pecando no suporte ou mesmo na infra estrutura.

Recomendamos a Hostgator, Plano M, que você pode contratar aqui, escolhendo pagamento por mês, semestre ou ano, com a vantagem do domínio grátis em algumas destas modalidades de contratação.

Eles têm o que é preciso em termos de infra estrutura para a hospedagem de pequenas empresas, e um excelente suporte, 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de excelente custo benefício.

No caso da própria Hostgator, já aconteceu de alguns de nossos clientes começarem com a hospedagem compartilhada e ao longo do tempo evoluírem para outras hospedagens mais sofisticadas, conforme seus negócios foram evoluindo.

A hospedagem compartilhada, é quase sempre a primeira escolha dos pequenos negócios na internet e costuma atender muito bem os sites de pequenas empresas ao longo do tempo, mas caso seja necessário, a evolução para outras modalidades é bastante fácil e há diferentes opções disponíveis para cada necessidade.

Se quiser trocar uma ideia sobre a hospedagem de seu site, landing page, blog, ou loja virtual, tecle pelo WhatsApp, ou use o formulário abaixo.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 

 Telegram