Com o empreendedorismo tendo se tornado uma forma de sobreviver ao desemprego, muitas iniciativas tem como primeira prioridade garantir a subsistência do pequeno empresário ou profissional liberal.
São muitas pessoas trabalhando com serviços gerias, vigilância e monitoramento, jardinagem e paisagismo, limpeza, higiene, atendimento a idosos, gastronomia, artesanato, moda, fotografia, mecânica, vídeo, design, redação, afiliados, produtos digitais, etc, que estão “dando o seu jeito” com pequenos negócios formais e informais para seguir sobrevivendo e pensando em melhorar quando possível.
O melhor meio para tanto é a internet, todos sabemos.
Ok, mas como se destacar, como de fato promover sua empresa, gerar novos contatos, negócios, e dinheiro através de seu site e redes sociais, contando com poucos recursos, e sem mexer no seu orçamento(que precisa se voltar à atividade fim do negócio), sem contratar agência ou profissional específico para esta tarefa.
Uma estratégia simples que gera resultado com algumas táticas básicas
Vamos usar abordagens práticas e diretas aqui, mas antes algumas regras gerais que valem para todas as redes sociais, blog e site:
- Poste pelo menos uma vez por semana(ou em último caso a cada dez dias)
- Você não precisa postar algo ótimo toda vez que postar
- Você precisa sempre postar algo bom, que faça pelo menos quem você quer que te contrate ou compre de você “parar o olho” para ver do que se trata(isso geralmente se consegue com visual bacana, preço em oferta, prova de qualidade ou autoridade, depoimentos, etc)
- Fique de olho nas mensagens, responda todas relevantes, em princípio com algum tipo de retorno
- Pare de criar desculpas e procrastinar, use o que tem na mão, seu celular, seu note ou desktop, e faça o melhor que puder 80% das vezes, tentando melhorar nos 20% restantes
- Use as hashtags e conte para quem já alcança sobre elas
- Peça para amigos e familiares compartilharem o que postou(indicações contam muito, muito mesmo)
- Use os links que deixamos neste post para aumentar seu conhecimento em cada um dos tópicos
As pontas de lança da estratégia são fazer o básico, bem feito, e regularmente, onde indicamos abaixo.
Tenha uma conta no Instagram
O Instagram é a rede social que mais leva os clientes a se envolverem com seu conteúdo, prestar atenção nele e com ele interagir.
Isso acontece entre outros motivos porque o Instagram não separa nem esconde as pessoas uma das outras pelo que elas curtem ou não, fica todo mundo na mesma “timeline”.
Então, poste:
- Fotos bacanas de produtos, equipe, entregas, etc
- Fotos de clientes satisfeitos
- Vídeos curtos
- Stories, usando os recursos para que fiquem o mais bacana possível
Quando possível promova anúncios, mesmo que de pequenos valores(R$ 10 ou R$ 20), e procure seguir pessoas que seguirão você.
Não esqueça de colocar o link para seu site e preencher bem seu perfil.
Tenha um canal no Youtube
Você não precisa virar Youtuber.
Só que você não pode estar fora da rede social que mais entrega acessos através de buscas, na verdade o segundo meio de buscas da internet, perdendo apenas para o Google. Então, seguindo as regras que passamos, publique pelo menos 2 ou 3 vídeos por mês.
Para facilitar, faça:
- Entrevistas e depoimentos com clientes
- Reagindo a vídeos de outros canais
- Compartilhamento de vídeos de outros canais
- Vídeo tutoriais
- Vídeos mostrando entregas e desempacotamentos de insumos e produtos
- Making Offs
Não esqueça de preencher bem seu perfil, colocar seu site e sempre nas descrições de vídeos colocar seu contato, site e principalmente email e WhatsApp.
Crie um blog… e atualize-o, é propaganda grátis
Resumidamente, o Google vive de entregar bons resultados de busca. Se você buscar qualquer assunto, produto, ou serviço no Google, no topo dos resultados de busca estarão sim, os anúncios, mas também os melhores conteúdos, com mais espaço para títulos e resumo do que os próprios anúncios.
Só que os post de blog, conforme explicamos melhor aqui, são melhores que anúncios pagos em vários âmbitos:
- Não saem do ar depois de um tempo limitado
- Têm mais espaço para títulos e resumos do que os anúncios nos resultados de busca
- Pode sem compartilhados pelos próprios clientes
- Com o passar do tempo, geram autoridade para seu negócio
- São encontrados “por acaso” por pessoas que podem se tornar fãs do conteúdo e de seu negócio
Seja aliado do WhatsApp
Sendo bem direto, alguns clientes nossos chegam a vender 70% de seus produtos e serviços pelo WhatsApp.
É por isso que você tem que ser um aliado desta rede.
Dicas importantes:
- Divulgue o seu WhatsApp em todos os meios possíveis
- Utilize link direto para seu WhatsApp sempre que puder, em sites e redes sociais
- Tenha um link flutuante no seu site para contato direto com você no WhatsApp
- Esteja sempre disponível, ou coloque alguém sempre disponível pelo menos em horário comercial e dias úteis para responder os clientes
Você pode estar pensando onde ficam outros meios de promoção, como mail marketing, LinkedIn, Facebook, Twitter, etc.
Vamos lá:
Em nossa estratégia, eles são meios auxiliares, pois levamos em conta que no máximo 2 pessoas estarão tocando a estratégia, então é preciso priorizar alguns meios, sem claro esquecer outros.
Então complementando
Facebook, Twitter e LinkedIn
Nestas redes, você pode se limitar a compartilhar os links de seus posts. Se eles foram montados em um site, blog, landing ou loja virtual que possuam as tags sociais corretas, você terá feito sua parte para que eles sejam compartilhados com uma foto ou imagem cativante e um bom resumo. Isso tomará poucos segundos de esforço com cada rede, e existem até mesmo soluções que automatizam este processo.
Em todas estas redes, cuide bem do seu perfil e deixe o mais completo possível, sempre com link para seu site.
Lembre-se que o LinkedIn é fachada “corporativa” de seu negócio, então cuide dele pensando em como outros profissionais, fornecedores, concorrentes e prospects te verão por lá.
O Twitter é muito ágil e querido pela sua comunidade, que é bem diversa. Se possível não apenas compartilhe seus links, mas eventualmente poste algo rápido de fazer, porém com qualidade para interessar as pessoas. Essa regra vale para LinkedIn e Facebook, lógico.
No caso do Facebook, aproveite a integração com o Instagram, e compartilhe diretamente na sua FanPage os conteúdos, quando postá-los.
Mail Marketing
O mail marketing não pode ser ignorado. É um meio muito efetivo para gerar novos negócios, dependendo do que vocês está produzindo. Soluções como o Mail Chimp permitem integração com seu site para captar emails e a enviar até 12000 emails por mês a até cerca de 2000 assinantes gratuitamente. Pode ser um bom começo utilizá-lo.
Cartão de visita
Sim, o velho e bom cartão de visita ainda funciona. Pode ser que encontre um velho amigo na rua que precisa do seu produto ou serviço, mas está com pressa para trocarem telefones. Seu cartão de visita pode ficar na carteira de seu amigo por meses, e acabar se tornando um negócio concreto inesperado quando você menos espera. Sem falar, que seu amigo pode passar o cartão adiante depois, indicando seu produto ou serviço.
Faça o bom, sempre, antes de pensar em tentar fazer o ótimo
Com estas táticas acima, você já tem um bom começo.
Lembre-se que fazer algo bom de maneira constante já é um feito, antes de se preocupar de fazer o ótimo:
na verdade o ótimo muitas vezes é inimigo do bom.
Se você conseguir se manter praticando o que explico acima, por três a quatro meses, sem dúvida já deverá começar a obter resultados concretos em termos de contatos e novos negócios com seu site e redes sociais.
Para meu negócio, funcionou, por isso, compartilho com você.
Se precisar de ajuda com seu site, blog, landing page, página de vendas, ou redes sociais, é só entrar em contato para tirar dúvidas sem compromisso de contratação.
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