O empreendedorismo digital ganhou força nos últimos anos. Os consumidores brasileiros cada vez mais realizam compras online. Segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), neste ano, o e-commerce no Brasil deve crescer 15% comparado ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 69 bilhões. Este ano devem ser registrados mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com valor médio de R$ 310.
Neste cenário, criar uma loja virtual tornou-se uma ótima alternativa de negócio que vai na contramão da crise.
Criar uma loja virtual requer atenção a alguns pontos básicos. A seguir, listamos segundo nossa experiência, os fatores mais importantes para o sucesso de quem planeja lançar um e-commerce.
Escolha o tipo de entrega
Sua loja virtual não gerará lucros se os clientes não receberem as mercadorias. Por outro lado, o meio de entrega precisa ser compatível com sua lucratividade, tamanho de mercadora, etc.
Normalmente os Correios são a escolha natural para mercadorias pequenas e não perecíveis, com cálculo de frete totalmente integrado à loja virtual pelo mecanismo que os próprios Correios disponibilizam.
Outra opção, escolhida quando se lida especialmente com mercadorias maiores, ou com características especiais, são as transportadoras. Quando se opta pelas transportadoras, é melhor escolher uma que seja capaz de cotar o frete por faixa de CEPs, já que são um meio consolidado de organizar o território brasileiro em termos de localização.
Independente do meio escolhido você precisa estar atento às seguintes questões fundamentais ao implementar sua loja virtual:
- Qual o volume e peso da suas mercadorias?
- Você cobrará alguma taxa de manuseio ou incorporará ao produto suas despesas(seu tempo de ida ao Correio ou ponto de início do frete podem ter custos consideráveis) de despacho?
Escolha o meio de pagamento
Muitas empresas iniciantes investem em prover em sua loja virtual, meios de pagamento em que não necessariamente o consumidor vai confiar. Se sua empresa não tem uma marca muito bem sedimentada no mercado e na mente das pessoas, a melhor opção é optar pelos meios de pagamento eletrônicos já consagrados.
O cliente tende a confiar mais em Pag Seguro, Pay Pal, Mercado Pago, etc. Ao ver estes selos em sua loja virtual, diminui a chance de que ele abandone a compra por sentir insegurança. Na verdade, dependendo do caso, ao escolher dois ou três meios de pagamento, você pode estar dando ao cliente o incentivo final de compra, pois aumenta a chance de ele já ter comprado por um dos meios que você oferece em sua loja virtual, portanto ele terá confiança ao fazer a compra no seu e-commerce.
Ao escolher o meio de pagamento de sua loja virtual, você deve estar atento aos seguintes aspectos fundamentais:
- Os meios de pagamento em geral cobram 6% de taxa cada venda, mas você deve examinar com cuidados todas as condições nos termos de adesão
- O dinheiro pode levar até 15 dias para cair em sua conta, dependendo do meio de pagamento, mas há meios que liberam o dinheiro em 2 a 5 dias úteis
Marketing
Quando falamos em marketing de loja virtual, muitas pessoas pensam em quanto vão gastar em anúncios ou em impulsão nas redes sociais. Mas o que adianta levar o cliente ao seu site, se ele não sente que você tem autoridade e conhecimento sobre seu produto, o que está diretamente ligado à confiança em fechar a compra?
Embora anúncios e impulsão sejam boas ferramentas de promoção de uma loja virtual, nossa experiência mostra que o melhor marketing de médio e longo prazo, é simplesmente escrever, postar fotos e vídeos sobre seus produtos, histórias de consumidores com eles e meios melhores de utilizá-los, entre outros assuntos relacionados aos produtos em sua loja virtual, o que detalhamos melhor neste post.
A ideia é bem simples. O Google gosta de conteúdo de qualidade e vai jogar sua loja virtual para cima nas buscas, se notar que você escreve ou posta bem e frequentemente. Com isso, você terá maior envolvimento de pessoas que buscam palavras relacionadas ao que está vendendo no Google, de modo orgânico. Então por que pagar por algo que você pode conseguir investindo uma ou duas horas mínimas por semana para produzir?
Os anúncios e impulsionamentos podem ser reservados para ocasiões e ofertas especiais.
O blog é o grande aliado do dia a dia da pequena e média loja virtual.
Backoffice
Você não precisa de uma grande equipe, mas simplesmente saber quem, como, quando e a qual custo vai executar as tarefas de retaguarda da operação de sua loja virtual. É preciso pensar em cada uma das operações que garantem que a sua loja virtual vai de fato ser uma fonte de lucros. Você precisa estar atento a itens como, quem, como, quando e a qual custo vai realizar as seguintes operações relacionadas ao seu e-commerce:
- Responder emails e consulta por chat na sua loja, o atendimento aos clientes
- Separação e despacho de mercadorias
- Criação e execução de material e ações de divulgação(incluindo o blog)
- Prestar suporte ao cliente em caso de inconformidades e problemas
- Cuidar do controle financeiro da loja virtual
- Avaliar o desempenho da loja pelos relatórios de vendas
- Administrar o estoque
Esperamos que com este post fique claro que montar uma loja virtual de sucesso requer algumas avaliações e escolhas importantes, algum esforço de organização e empenho em algumas tarefas de rotina, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Temos vários clientes que se organizam e tocam sozinhos sua loja virtual, ou em parceria com mais uma pessoa, e estão tendo um grande sucesso em termos de vendas com seu e-commerce.
Podemos ajudar você a criar sua loja virtual, e orientar você nos principais aspectos necessários para que ela tenha sucesso e gere lucros.
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