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Pagar para melhorar posicionamento no Google geralmente é uma ilusão

O grande truque, a super ilusão

É comum empresas e profissionais especializados em desenvolvimento de sites enviarem propostas ao seus clientes, que prometem logo após a criação de um site, loja virtual, blog, ou landing page, “melhorar o posicionamento no Google”, jogando o negócio da cliente para a primeira página de resultados de busca de modo super rápido.

Muitas destes fornecedores usam na verdade de Google Ads, os anúncios pagos que você vê no topo dos resultados de busca do Google. A primeira parte da jogada é simples: elas incluem o valor dos anúncios na proposta do serviço de criação de site, lojavirtual, blog, landing page que prestam, e o cliente muitas vezes leigo e ingênuo, vê de fato seu site aparecer na primeira página do Google logo depois de ser lançado, sem entender que pagou, e muitas vezes caro por isso.

Chega a hora que a verba e a ilusão acabam

Quando acaba a verba de anúncios embutida no projeto, é aí que vem a segunda parte da jogada: é oferecido ao cliente um plano de campanhas no Google, geralmente conjugado com serviço de SEO, e assim, o cliente acaba pagando por um largo período por um crescimento artificial no Google, que pode sim dar resultados, mas também pode não dar, o que muitas vezes traz prejuízos críticos a pequenas empresas e profissionais liberais, que não possuem grandes reservas de dinheiro.

Você pode pagara para ir para o topo dos resultados de pesquisa orgânica do Google?

A resposta é não.

Pesquisa orgânica é aquela que coloca seu site para cima em função de vários fatores, que incluem SEO e bom conteúdo, e isso você pode entender melhor no nosso post SEO para todo mundo entender e praticar.

O Google não vende posições nos resultados de busca orgânica, onde está a competição e os resultados realmente importantes.

O Google vive de entregar bom conteúdo às pessoas, portanto, tem que colocar os melhores para cima, e não há como pagar para quebrar esta regra.

A maneira de subir para o topo dos resultados de busca orgânica é via SEO – otimização para mecanismos de busca – que, de acordo com o Google, envolve vários fatores, sendo o principal, o conteúdo que realmente agrega valor ao visitante.

Explicando de modo mais simples e prático

Resumindo, você pode pagar milhões por um anúncio digamos de um produto de moda, uma peça de roupa bacana, exemplo, uma blusa, e aparecer no topo das buscas do Google por um tempo.

Em paralelo, um concorrente colocou um post em seu blog que tem o título “5 looks diferentes com blusa para o verão”, e de fato ensina a usar esta peça de roupa de modo estiloso, criativo e elegante, com um bom texto, e imagens, quem sabe até um vídeo.

O que vai ocorrer, é que uma hora acabam seus milhões, mas se o seu concorrente continuou colocando posts no blog, sobre moda, que é a mesma coisa que você vende, você sai do topo porque não pode mais pagar os anúncios, e ele continua, por ter um conteúdo que não vende diretamente, mas atraí para seu site a todo momento, o que acaba vendendo mais indiretamente, e se tornando no médio e longo prazo melhor do que pagar por um anúncio, como explicamos no post Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Então, o que fazer para “subir” nas buscas do Google?

Antes de mais nada, é preciso tirar a ansiedade e a afobação do processo.

Você não consegue entrar numa academia e emagrecer, ou ficar mais forte em uma semana.

Com o crescimento nas buscas do Google, é mais ou menos assim também.

Você vai levar três meses pelo menos para ter resultados efetivos, mas se tiver sempre em mente a ideia de que é possível fazer como aquela empresa de moda que usamos como exemplo e estar bem colocada nas buscas por criar conteúdos interessantes para seus clientes, vai acabar conseguindo.

Já vimos clientes sair da sétima página de resultados de pesquisa do Google para a primeira em seis meses, seguindo algumas estratégias.

Por isso compilamos abaixo alguns de nossos posts que mais vão de ajudar a começar na prática a evoluir seu pequeno negócio na internet por conta própria, preservando seu dinheiro:

A importância de localizar seu negócio no Google. Resumindo, você não pode competir com uma grande empresa que anuncie no Google “sapatos” em todo o país, mas pode competir com esta mesma empresa quando o internauta busca “sapatos em São Paulo”: O Google precisa saber onde seu negócio está, conte pra ele

Os posts de blog são fundamentais, pois se tornam anúncios gratuitos no longo prazo, mas pode parecer difícil começar este caminho. Não é, se você usar nossa técnica de montar um post por semana com poucos minutos de dedicação por dia: Técnica fácil para criar posts e aumentar visitas em seu site

O algoritmo do Google está cada vez mais evoluído, e já consegue diferenciar conteúdos copiados, montados por robôs, ou desinteressantes, de algo que realmente possa entreter, divertir, ensinar, ou melhorar a vida ou trabalho do leitor. O bom é que as diretrizes para acertar forma divulgadas pelo próprio Google: O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas

O Instagram não pode ficar de fora de nenhuma estratégia de promoção na internet. É a rede que mais envolve as pessoas com seu negócio, por colocar todos na mesma “timeline”, sem separar por preferências e gostos como acontecem em outras redes sociais: Colocar fotos e vídeos simples feitos no smartphone já está valendo: Super Benefícios do Instagram para o site de sua pequena empresa

O Youtube é simplesmente o segundo maior mecanismo de busca da internet. Você precisa estar lá. Isso não significa ter que montar um estúdio e pagar por câmeras, vinhetas, trilha sonora e outros elementos de sofisticação. Muitos Yuoutubers de sucesso simplesmente usam a câmera de seu celular, e você pode fazer o mesmo: Não basta aparecer no Google, seu negócio precisa estar no Youtube

As pessoas tendem a valorizar o que está perto delas, e confiar mais em quem está perto. O Facebook Grupos fi anunciado na TV, outdoors, rádio, e hoje tem um grande público que gosta de descobrir pequenos negócios que oferecem produtos e serviços de qualidade em seus bairros: O Facebook Grupos pode fazer sua pequena empresa vender mais

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