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Sua empresa precisa postar na internet para sobreviver no mundo real

Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar que “o conteúdo é rei”, mas nunca esta frase foi tão verdadeira como hoje, especialmente para pequenas empresas.

Na verdade hoje pode-se dizer que a sobrevivência de uma pequena empresa pode estar muito ligada ao que ela apresenta nos seus posts, na internet e redes sociais.

O consumidor de hoje consegue diferenciar claramente empresas que têm mais credibilidade através do que elas mostram na internet.  O que ontem era um diferencial, hoje se tornou o básico, pois o mundo se viu forçado a mergulhar na era da informação.

O básico que as pessoas esperam de sua empresa na internet

Pode-se dizer que num mundo cada vez mais online, o público confia mais no conteúdo de um site ou blog que mostra claramente tudo sobre seus produtos e serviços, responde às suas perguntas e atende às suas necessidades, do que na forma antiga de começar um relacionamento com o cliente, através de anúncios que se limitam a divulgar preços, condições de pagamento e um ou outro benefício.

Vivemos um novo tempo em que conteúdo de texto, imagens e vídeo se tornou o padrão esperado para empresas de qualquer tamanho.

As pessoas esperam poder ver o que o produto ou serviço claramente oferece, o que elas estão comprando em termos de suporte e assistência, ter as suas dúvidas respondidas logo quando acessam um site ou blog, como poderão ter ganho no seu trabalho e sua vida com o que estão comprando, e ter mais e mais novidades adiante, então o esperado pelo consumidor é que estas informações estejam na internet e redes sociais, como um item básico para confiar e comprar de você ao invés de seu concorrente.

O preço de sua empresa não se estar conectado à nova realidade

Algumas empresas não gostam de ouvir falar em postar na internet e redes sociais porque o veem como uma despesa e um esforço a mais. O triste é que muitas destas mesmas empresas gastam dinheiro precioso em itens arcaicos como panfletos, anúncios estáticos e outras formas de promoção antigas que raramente dão um bom retorno.

Marketing de conteúdo é sobre criar, publicar e promover conteúdos personalizados(posts, vídeos, fotos, manuais, tutoriais, dicas, etc) para seu cliente. Ele se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo, e é um dos mais acessíveis e efetivos em termos de resultado que existe.

O marketing de conteúdo, funciona através de seus post na internet e redes sociais, e é fundamental para o seu negócio, pois além de atingir as pessoas onde elas buscam atualmente, ou seja, no Google e redes sociais, ele ainda traz uma série de ganhos:

  • Ajuda a estabelecer confiança com seu público. Se você mostrar tudo sobre seu produto ou serviço, com textos, fotos, vídeos, tutoriais, manuais, casos de uso, etc, você automaticamente se torna mais confiável do que concorrentes que não o fazem.
  • Ao fornecer respostas às perguntas mais frequentes por meio de seu conteúdo, você já está construindo um relacionamento com o seu cliente
  • Quando um amigo pede uma indicação de serviço a outro, ou um familiar pede uma dica de produto ou serviço, as empresas que aparecem com sites, blogs e redes sociais mais consistentes, parecem as mais confiáveis e competentes
  • Conteúdo de qualidade, como fotos, vídeos, posts, manuais, tutoriais, etc, melhora a reputação de sua marca e, tende a promover a lealdade a ela, com cada vez mais clientes se tornando fãs e indicando seu negócio
  • Se você publica frequentemente, clientes em potencial e clientes efetivos terão uma experiência positiva e nova sempre que visitam seu site e redes sociais. Essa experiência positiva é que fará eventualmente eles compartilharem, promovendo sua marca sem investimentos adicionai

O valor de ter autoridade na internet

Publicar posts, vídeos, tutoriais, manuais, novidades, dicas de qualidade, dá a você a oportunidade de mostrar ao mundo sua experiência em seu segmento e o valor do que entrega.

Veja o que acontece na TV, no rádio, nos jornais… é comum as redes de comunicação chamar um “especialista” para falar, e este “selo” de especialista é aceito e ganha a confiança por parte da maioria absoluta do público.

Na internet, você pode se tornar um “especialista” em que a maioria dos internautas confia, na verdade, é muito bom que você ou sua empresa se torne este especialista, e o melhor é que você só dependerá de você mesmo para ser enxergado desta forma.

Quando seu site e seus posts de blog respondem às perguntas do seu público e os ajudam a resolver problemas específicos, você está se posicionando como um especialista do segmento em que atua. E os internautas sempre se lembrarão da empresa ou marca que fornece as informações confiáveis de que precisam.

Depois de construir sua autoridade online, a tendência é seu site ou blog subir nos resultados de busca do Google, sem pagar anúncios. Temos um post que explica melhor como isto acontece: Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Alguns resultados práticos de investir em sites, blogs, redes sociais, marketing de conteúdo

Gerar mais leads

Um dos principais objetivos de criar redes sociais, sites ou blogs para uma empresa, é gerar leads, e o marketing de conteúdo está diretamente ligado a isto.

Com o marketing de conteúdo, as pessoas poderão encontrar você e receber informações úteis gratuitamente. Nesse conteúdo, você pode usar Calls to action(saiba mais sobre CTAs no post Aumente suas vendas agora, conheça as call to action) que serão fundamentais para fazer com que as pessoas forneçam à sua empresa emails, telefones, nomes e outros dados tão necessários hoje para trabalhar melhor suas vendas.

A ideia é simples, estabelecer uma troca ganha ganha. Quanto mais conteúdo útil e interessante você postar, maior a chance do cliente fornecer seus dados, ou seguir os passos que você sugere em seu site até comprar.

Aumentar conversões

O objetivo final de uma empresa é fornecer bons produtos e serviços e ganhar dinheiro com isso. Por isso você precisa gerar conversões, transformar a atenção, a confiança, a autoridade que os clientes sentem em relação ao seu negócio, em resultados.

Os clientes hoje são bombardeados com anúncios a cada segundo. Muitos deles só querem a venda pela venda, sem estabelecer nenhuma troca. Você terá dificuldade em chamar a atenção deles com comerciais comuns e coisas do gênero no meio deste bombardeio.

O marketing de conteúdo, por outro lado, fornece ao público informações úteis às quais eles prestarão atenção e confiarão com o tempo. Uma vez que o relacionamento entre seus clientes e sua marca seja estabelecido, será mais fácil para os internautas que conheceram sua marca tomar uma decisão de compra. Afinal, você conquistou a confiança deles por meio do conteúdo de qualidade fornecido a eles, informações, um bem extremamente valioso.

É uma relação de confiança, troca e médio e longo prazo, para empresas que planejam perseverar, existir e prosperar por muitos anos.

Melhoria no SEO

Sabemos que o Google enxerga o conteúdo de qualidade como um fator de classificação superior. Por meio de mudanças revolucionárias de algoritmos, o Google tornou uma obrigação para as empresas publicar conteúdo útil se quiser se destacar nos resultados de suas pesquisas. Na verdade, temos o post O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas no qual mostramos que o Google chegou a explicar oficialmente como o conteúdo é importante.

Ao publicar conteúdo de qualidade de forma consistente frequente, sua empresa pode se tornar mais visível online e seus esforços de SEO produzirão melhores resultados, do que simplesmente pagando por anúncios(o que muitas empresas já fazem, saturando os clientes).

Conclusão

O marketing de conteúdo não é mais uma despesa.

É um dos melhores investimentos que sua empresa pode fazer.

Enquanto muitas pequenas empresas fantasiam com resultados bilionários, ou fenômenos de marketing instantâneos através de anúncios pagos, outras trabalham dia a dia de forma consistente e acabam tendo uma posição diferenciada nas buscas do Google em médio e longo prazo, bastando para isso criar um site, blog, e compartilhar seus conteúdos nas redes sociais.

Peça um orçamento sem compromisso para seu site ou blog e comece a agir pelo futuro de seu negócio.

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