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Veja como iniciar o Marketing Digital de sua pequena empresa

Anunciar e esperar é coisa do passado.

O mundo está cada vez mais online, as coisas mudaram.

É preciso haver uma troca ganha ganha com o cliente, um relacionamento,  que ao revelar o valor que seus produtos e serviços agregam à vida e ao trabalho do cliente, torna a venda um processo natural.

A principal vantagem do marketing digital é atingir clientes e potenciais clientes online.

Todo pequeno empresário é capaz iniciar seu marketing digital sem investimentos altos, com o mínimo de vontade e dedicação.

Por que o marketing digital é importante para pequenas empresas?

As pequenas empresas podem lucrar usando o marketing digital.

É justamente ele que pode fazer sua empresa se diferenciar e se destacar da concorrência.

Isso inclui redes sociais, e-mail, anúncios do Google, SEO, blogs e vídeos como alguns dos principais itens aos quais você deve prestar atenção.

As pessoas estão online o tempo todo. Quando as pessoas procuram uma empresa, onde elas procuram? Para muitas pessoas, o Google é a parada número 1. E quanto melhor seu marketing digital, mais sua empresa tende a destacar-se no Google.

O marketing digital básico não sai caro.

Com um investimento pequeno você já consegue fazer o suficiente para ter um retorno inicial efetivo, e o melhor é que você mesmo ou seus colaboradores podem realizar algumas tarefas e ações, otimizando e barateando o processo.

Por onde começar o marketing digital de sua pequena empresa?

Quando você está iniciando no marketing digital, pode encontrar muitas informações, por isso é importante focar as ações.

O marketing digital básico não é receita de bolo, mas também não é algo “misterioso”.

Neste post veremos algumas táticas que funcionam bem para pequenas empresas, e nas quais você pode focar, agilizando seu início no marketing digital, com resultados positivos práticos.

Comece um blog

Crie posts informativos e úteis e publique no seu site, compartilhando no Facebook, LinkedIn, Twitter e outras redes sociais. O conteúdo que você compartilha deve mostrar que você é especialista no que faz e quer compartilhar conhecimento.

Procure ser mais inovador e diferente dos concorrentes.

Lembre-se que seus posts no médio e longo prazo tendem a ser como anúncios no Google(veja como escrever no blog pode ser melhor que pagar publicidade no post Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade).

Capriche com informações, dicas, tutoriais, experiências reais, e seus seguidores começarão a confiar em você.

Trate cada post como um ativo, algo que realmente pode e deve fazer a diferença na formação de um público, para que os leitores sintam vontade de compartilhar essa confiança com seus amigos, colegas e familiares.

Pode parecer difícil de acreditar, mas o Google valoriza muito posts bem escritos, como mostramos no post O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas.

Então, que tipo de post envolve as pessoas e as faz compartilhar?

  • Posts que e contam uma história com a qual seus clientes podem se identificar
  • Posts que agregam valor real aos seus clientes, melhorando sua vida, seu trabalho
  • Posts que resolvem problemas e apresentam soluções

Existem muitas ideias bacanas para postar em um blog, mostramos algumas no post 20 idéias bacanas para posts relevantes no blog do seu negócio.

O Google prefere conteúdo aprofundado e permite que as pessoas saibam que postagens mais longas, entre 1.500 e 2.000 palavras, são recompensadas. Mas tem que ser um conteúdo de qualidade nessas 2.000 palavras. Se você não tem 2.000 palavras para escrever que as pessoas vão querer ler, mantenha-as mais curtas e de alta qualidade.

Use as redes sociais “organicamente”

As redes sociais desempenham um papel importante na vida da maioria das pessoas e também devem desempenhar um papel importante no seu negócio. São uma maneira fácil de expandir seu alcance, são ferramentas fantásticas de atendimento ao cliente e são em geral totalmente gratuitas.

Praticamente todo mundo está nas redes sociais. Quando sua empresa não está nas redes sociais, seus clientes em potencial o consideram irrelevante. Se eles encontrarem seus concorrentes nas redes sociais, provavelmente contatarão eles, em vez de você.

Descubra onde seu público está e compartilhe seu conteúdo com eles, faça parte de seu dia a dia, ofereça informações, seja útil e ocasionalmente pague anúncios(você pode começar com anúncios bem baratos no Facebook e Instagram).

Compartilhar conteúdo proporcionará crescimento orgânico(espontâneo) e criará um relacionamento de longo prazo com seus seguidores. Quando seus seguidores se envolvem com seu conteúdo, seus amigos veem seu conteúdo e sua rede aumenta.

Aqui estão algumas coisas as quais você deve estar atento em suas redes sociais:

  • Escolha as redes sociais que seus clientes em potencial estão usando
  • Escolha uma ou duas redes e concentre-se nelas
  • Se você encontrar fórmulas que funcionem bem, com mais curtidas e compartilhamentos, repita
  • Comece com perguntas e dúvidas reais dos clientes sobre seu negócio. Não reinvente a roda.
  • Procure responder e atender seus clientes, na medida do possível com links específicos que levem para respostas em páginas e posts de seu site

Faça e compartilhe ao menos um vídeo no Youtube

O vídeo se tornou recentemente um padrão no marketing digital. Por mais que usemos a internet para fazer compras e para obter suporte de atendimento ao cliente, as pessoas ainda gostam de conhecer as pessoas por trás do negócio e saber sua história.

O vídeo é mais interessante do que um texto, e é uma forma perfeita de apresentar sua empresa.

Fazer um bom vídeo com o smartphone, não é nada complicado.

Também não precisa ser caro para ser bem feito e trazer resultados, como mostramos no post Apresente seu negócio no Youtube com vídeos bacanas filmados com smartphones.

Cuide do SEO básico do seu site

Cuidar do SEO básico do seu site, é mais simples do que parece, como mostramos no post SEO para todo mundo entender e praticar.

Neste post do link acima mostramos como é possível colocar bons posts para disputar as primeiras posições nos resultados de busca do Google, rivalizando com anúncios pagos, porém sem gastar nada.

Algumas dicas resumidas que vão te ajudar depois de ler o post.

  • Identifique palavras-chave relevantes. que descrevam os produtos e serviços do seu site. Aqui explicamos detalhadamente como escolher palavras chave.
  • Use palavras-chave estrategicamente algumas vezes em cada página, onde faça sentido. Suas palavras-chave devem ser usadas naturalmente, sem repitir por repetir.
  • Otimize imagens. A maneira como você imagens em seu site pode melhorar seu SEO. Procure usar suas palavras-chave em nomes de arquivos de imagem. Temos um post sobre o assunto aqui.
  • Adicione links internos, para outros posts de seu site ou blog. Veja que este post mesmo há vários links. Os utilizei para ajudar mais você sobre determinados assuntos quando notei que era interessante, apenas quando realmente fez sentido.
  • Copiar conteúdo de outros sites é uma péssima ideia. O Google vai perceber e vai jogar seu site para baixo em seus resultados. Não copie. Crie.
  • Evite monetização e publicidade muito agressivas. Os anúncios nunca devem ser mais importantes do que o conteúdo. Se alguém acessa seu site para ler um post, a tendência é ele não gostar de um anúncio que interrompa seu entusiasmo com a leitura. O Google é inteligente, e não gosta desta agressividade.
  • Torne a navegação fácil. Lembre-se que as pessoas decidem ficar em seu site ou não em poucos segundos. Torne fácil navegar internamente em seu site e contatar você.
  • Sugira ao visitante comprar ou contatar. Você fez o site para obter clientes e vendas, divulgar seu negócios. O que você quer que os visitantes façam quando visitam sua página? Teclar pelo WhatsApp? Preencher um formulário de contato? Comprar um produto? Assinar uma newsletter?  A dica é conhecer e se familiarizar com as call to action, a respeito das quais sugerimos este outro post.

Construa e utilize uma lista de e-mails

Uma lista de e-mail é um ativo de marketing valioso, tanto quanto suas redes sociais.

As listas de e-mail permitem que você construa relacionamentos sólidos com seus clientes e clientes em potencial e o mantêm conectado ao seu público.

Elas permitem que você atinja seu público com ofertas especializadas e de ocasião.

O e-mail é uma das ferramentas de marketing mais importantes, da qual você pode esperar uma alta taxa de conversão.

Como mostramos no post O poder e as vantagens das Landing Pages desenvolvidas em WordPress, você não precisa de ferramentas sofisticadas e caras para montar sua lista de emails a partir de seu site, blog, ou landing page.

Na verdade eles podem ser facilmente integrados com ferramentas gratuitas para você disparar seus emails para os leads que captar.

Concluindo

Qualquer pequeno empresário pode iniciar seu marketing digital sem custos proibitivos, se tiver o mínimo de vontade e comprometimento.

Em mundo cada vez mais online, as coisas mudaram, não é só anunciar e esperar, é preciso estabelecer uma troca ganha ganha com o cliente, um relacionamento,  que torna a venda um processo natural com base no valor que seus produtos e serviços agregam à vida e ao trabalho do cliente.

É sobre isso que é o marketing digital.

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