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Técnica para atrair internautas e potenciais clientes através do Google

Existe uma técnica muito eficaz que vem do jornalismo, e pode ajudar na internet a atrair mais visitantes e portanto potenciais clientes através do Google. Basicamente esta técnica torna seus conteúdos muito mais atrativos já nos resultados da busca do Google.

É a chamada Técnica da pirâmide invertida.

Vamos descrevê-la aqui resumidamente para a seguir mostrar na prática como ela pode ajudar a escrever conteúdo que atraia visitantes e claro, potenciais clientes, respondendo perguntas de internautas, o que é muito importante em termos de SEO, como mostramos em Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO.

A ideia é aparecer melhor nas buscas do Google com título e resumo muito ricos, e depois expandir os ganhos a partir do momento em que o internauta clicou o quanto for possível.

A técnica de pirâmide invertida

Geralmente posts começam com título, e um parágrafo de introdução, que apresenta o assunto, com  os parágrafos seguintes  aprofundando o assunto com informações mais relevantes.

Com a técnica  da pirâmide invertida, é justamente o contrário.

As informações mais importantes são expostas já nos primeiros parágrafos, e detalhes adicionais complementam o texto.

1. Comece com uma “manchete”

Na internet, você precisa chamar a atenção das pessoas rapidamente.

Você tem que atrair os internautas com  título coerente, mas atrativo que chame a atenção e diga logo ao que se refere o post, capturando a intenção do internauta, como uma manchete.

Veja que o título deste post não é “A técnica da pirâmide invertida para melhorar seus posts”, ou “Como criar posts mais atrativos com a técnica da pirâmide invertida”.

Escolhemos “Técnica para atrair internautas e potenciais clientes através do Google” porque ele de fato reflete o que está no post, mas também chama os internautas, deixando claro e evidente o benefício que terão ao ler o post e o problema que resolverão.

2. Descreva os detalhes mais importantes logo de cara

Aqui a ideia continua sendo chamar a atenção resumidamente, mas estendendo o título, explicando os detalhes mais importantes.

Se fosse uma notícia, você resumiria o todo dela com o tempo em que o fato aconteceu, o local, números e aspectos centrais, como personagens envolvidos.

No caso dos blogs, veja que já no primeiro parágrafo deste post.

Focamos em três termos especificamente:

  • Como ela pode ajudar a escrever conteúdo que atraia visitantes – Uma dificuldade enfrentada por muitos sites e blogs, como atrair visitas para seus sites, dando a ideia de que vamos apresentar uma solução para o problema.
  • Potenciais clientes – ligando este termo com o termo acima, agregamos o benefício de que eventualmente com mais visitantes obviamente virão mais potenciais clientes.
  • Respondendo perguntas de internautas, o que é muito importante em termos de SEO – aqui já deixamos claro o como será feito, para que o internauta saiba que vale à pena ler o resto do post.

3. Expanda a informação

Aqui você colocará as informações, ideias, referências que tem para expor, as técnicas a utilizar que você conhecer… Depoimentos, dados, enfim, tudo que pode contextualizar como extensão do título e detalhes iniciais e desenvolver um pouco mais o assunto, lembrando que o mais importante já veio antes nos primeiros parágrafos e agora você está só complementando.

E sobre o SEO, como ele pode ser ajudado por esta técnica?

É simples, você vai dar a resposta para a pergunta do internauta logo de cara.

Responda logo com um título estilo manchete, como explicamos anteriormente, e já entregue a resposta com um resumo.

Isso deve chamar muita atenção para sua publicação nas buscas do Google, pois no resumo já estará seu título e poucas linhas mostrando que realmente você vai entregar o que prometeu em termos de informação.

Adicione depois dados, informações, detalhes que geram credibilidade e que mostram sua experiência e expertise no assunto.

A ideia é que haja um encadeamento.

  1. O internauta procura uma resposta no Google
  2. Ele visualiza seu título atrativo e parte do resumo já na busca
  3. Ele clica e vê que se trata de algo que realmente o ajuda logo de cara
  4. A partir daí, depois que o cliente já clicou e começou a ler, vêm os “lucros”, já que o internauta no mínimo já estará com sua marca em sua mente, e foi criada uma grande chance dele fazer contato e comprar de você

Depois de responder uma pergunta principal, você poderá focar em perguntas agregadas que estendam o assunto, como fizemos aqui neste post mesmo com os tópicos “E o esforço de escrever na internet vale à pena?” e “Como vêm os resultados no Google a partir de posts?”.

Essas perguntas correlatas é onde você deve mostrar seu conhecimento e agregar valor com o que sabe sobre o assunto, pois as pessoas que estão realmente interessadas na primeira pergunta, continuarão se envolvendo.

Isso torna um conteúdo muito confiável, algo que realmente é útil para qualquer um que o encontrar e clicar nele, e para o Google, que sabe distinguir conteúdo bem trabalhado de conteúdo jogado de qualquer jeito em um post.

E o esforço de escrever na internet vale à pena?

Sim, vale.

O esforço de imaginar o que realmente pode ser útil para seu público alvo e responder perguntas relevantes, dúvidas de quem quer comprar seu produto ou serviço, ou aspectos relacionados a ele, não é uma simples doação de esforço e tempo.

Todo o dia, você começa com o número do dia anterior de pessoas que conhece sua marca ou que poderiam fazer contato.

Mas os posts de blog que respondem perguntas, estão lá 24 horas por dia, 7 dias por semana, e ao longo do tempo podem funcionar como anúncios, como explicamos em Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Coloque-se no lugar de um potencial cliente.

Ele está procurando uma solução.

Se ele encontra sugestões no Google após uma busca, e vê que uma delas(o seu post) pode resolver seu problema ou melhorar sua vida ou trabalho, ele clicará no seu link, conhecerá sua marca e assim, você estará progressivamente aumentando o número de pessoas que podem fazer contato, comprar de você ou indicar seu produto ou serviço no boca a boca.

Então todo o dia o número de pessoas que passam a conhecer sua marca e quem sabe contatar e comprar, começa a aumentar progressivamente a partir de um post que você escreveu uma vez.

Como vêm os resultados no Google a partir de posts?

Este tipo de pessoa que encontrou sua resposta em seu blog, é um internauta qualificado, não apenas uma pessoa que viu o anúncio pelo qual você pagou e nem clicou.

Então é como se fosse uma troca.

Você está ajudando os internautas a encontrar respostas.

Você está ajudando o Google a cumprir seu objetivo de entregar o melhor conteúdo(veja mais sobre em O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas).

Isso naturalmente fará você, se o trabalho for persistente, aparecer melhor na buscas.

Com os posts e a busca do Google, funciona de modo bem parecido com os vídeos no Youtube.

Não é segredo, pois muitos youtubers declaram, que a chave para ter mais inscritos, é criar vídeos bons, de forma frequente e em períodos de tempo regulares.

Nas buscas do Google, funciona mais ou menos do mesmo jeito, só que ao invés de vídeos, você produz informação que ajude pessoas em sua vida e seu trabalho: conteúdo, posts.

Um post pode atingir muito mais internautas do que você pensava

Responder a pergunta de cara com um título estilo manchete, e resumir logo a resposta para que o internauta se sinta beneficiado logo ao acessar o post é a chave.

Depois, se você consegue responder perguntas correlatas e relevantes, você estará muito provavelmente indexado pelo Google para algumas destas respostas adicionais.

Isto quer dizer que você fez um post, uma vez na vida, e ele continuará vendendo sua marca, seu produto ou serviço indefinidamente através do tempo, e mais, se o Google indexar(entender que vale à pena apresentá-lo em seus resultados de busca) seu post pelas perguntas correlatas, eventualmente, ele atingirá um público ainda maior , que você nem imaginou atingir quando teve a ideia de postar.

Para completar, como você estará lidando com internautas que realmente estão interessados em algo que chamou a atenção deles no Google pelo título e descrição, entregou o que eles queriam logo de cara, e ofereceu informações que enriqueceram e experiência, estes posts serão o terreno ideal para trabalhar calls to action, pois além de tudo, posts onde internautas ao lerem estão sentindo uma atmosfera de ganha ganha, são o território ideal para a persuasão com sugestões sobre qual o passo seguinte o cliente deve tomar, ou para criar contatos valiosos através por exemplo de um botão flutuante do WhatsApp.

Se desejar um orçamento sem compromisso para criar seu blog ou site para poder promover produtos e serviços,  envie sua mensagem, ou tecle com a gente pelo WhatsApp.

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