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Tráfego orgânico ou pago: qual gera mais visitas no Brasil?

Tráfego orgânico são aquelas visitas ao seu site, blog, página de vendas, landing page, etc, que ocorrem de maneira espontânea.

Sem você precisar anunciar.

Quando alguém pesquisa o nome de um produto ou serviço no Google e clica no seu site, isso é tráfego orgânico.

A geração de leads no Brasil

Neste ano, grandes players de tecnologia promoveram um grande estudo sobre a geração de leads no Brasil.

É o Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023.

Foram analisados:

  • Mais de 2 mil sites
  • 150 milhões de acessos
  • com 2,6 milhões de leads gerados

Aconteceu de certa forma o esperado. O tráfego orgânico é a principal fonte de visitas.

As maiores fontes de acessos

As buscas orgânicas são a fonte da maioria das visitas a sites de empresas brasileiras.

São 35,29% do total de acessos, como mostra a imagem acima.

O Google Ads  tem 26,66% dos acessos, que vieram de campanhas pagas criadas na plataforma.

Acessos diretos ao link, vindos de redes sociais, por o internauta digitar na barra de endereço do navegador o nome do site, e outros meios, aparecem em terceiro, com 12,93%.

Os anúncios no Facebook e Instagram(Meta Ads), aparecem com 5,87%.

O LinkedIn Ads tem 0,05% dos acessos.

Tráfego orgânico segmentado

O estudo mostra que o tráfego orgânico é ainda mais importante, quando são analisados acessos por segmento.

Ele chega a representar perto de 50% dos acessos aos sites das empresas analisadas de forma segmentada:

  • Educacional: 48,95%
  • Financeiro: 43,25%
  • Serviços: 41,01%
  • Softwares: 38,32%
  • Agências: 38,07%

Esses percentuais mostram a importância do tráfego orgânico.

É ele o principal responsável em trazer mais atenção do público para seu site, landing page, página de vendas, blog, etc.

As principais vantagem do tráfego orgânico são:

  • Você não precisa pagar por ele necessariamente
  • Os resultados em médio e longo prazo tendem fortemente a serem permanentes
  • Conforme o esforço é mantido, ele tende a trazer resultados progressivos

Como desenvolver seu tráfego orgânico

Para seu site estar posicionado da melhor forma possível nas buscas do Google, há uma série de ações possíveis.

Aqui estamos basicamente de ter boas páginas em seu site e bons posts em seu blog.

Você poderá entender melhor o básico deste processo no post As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico e também em Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade.

Você precisará de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Ela deve ser ser calcada em conteúdo de qualidade, que realmente interessa aos seus potenciais clientes.

Veja o vídeo abaixo, pois ele poderá te ajudar a criar uma estratégia básica.

O SEO, também é muito importante.

Você precisa entender pelo menos o básico do que consiste o SEO e como ele funciona.

Para isso acesse o post SEO para todo mundo entender e praticar – parte I

Vale à pena também conhecer um pouco sobre palavras chave. Dê uma olhada em Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO

Conclusão

Ao criar e publicar um post de blog, você pode gerar resultados no médio e longo prazo.

O anúncio no Google Ads é uma ótima opção, estamos falando de 26,66% dos acessos segundo o estudo.

Porém, dura apenas o tempo que você paga para ele aparecer e depende de regras de leilão, como explicamos em Entenda os critérios de leilão e exibição do Google Ads.

Numa análise quantitativa, neste estudo os acessos orgânicos estão perto de 10% acima dos anúncios, o que pode parecer próximo.

No entanto, em uma análise qualitativa, levando em conta o custo benefício e os ganhos permanentes e contínuos, o tráfego orgânico continua mais relevante e por enquanto, insuperável.

Se você quer um insight lógico e prático sobre tráfego pago e orgânico, o melhor é combinar os dois.

Investindo continuamente em conteúdo de qualidade e com provável foco em anúncios no Google Ads, que têm quase quatro vezes mais de efetividade, que o 2º lugar.

Para criar um site ou blog e crescer seu tráfego orgânico, peça seu orçamento pelo WhatsApp.

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