O assunto é sério, e envolve dinheiro, mas vamos começar com uma pequena piada:
Dois caçadores estavam sentados embaixo de uma árvore descansando, quando ouviram um rugido.
– Meu Deus, um leão! – gritou um deles.
Mais do que depressa o outro começou a calçar as suas botas.
– Por que você está calçando as botas? – pergunta o outro. – Você não acha que vai correr mais do que o leão, né?
– Não! Mas eu de botas vou correr mais do que você descalço. Isso é tudo o que preciso.
Esta piada tem a ver com o comportamento inteligente de sua empresa em relação à concorrência. Você pode estar assustado demais com o leão, para perceber o que precisa para correr mais que seus concorrentes;
Na era da informação, pensar e agir com inteligência, pode ser decisivo para estar à frente dos concorrentes, em várias áreas, e também nas buscas do Google, onde todo mundo está procurando produtos e serviços.
Estar à frente da concorrência no Google, é um diferencial estratégico
Quando você está à frente do seu concorrente nas buscas Google, aparecendo mais e melhor, é como se no mesmo shopping, mais pessoas fossem à sua loja do que as de seus competidores.
Mesmo que os clientes potenciais não comprem de primeira, se você preparou bem seu negócio, ali estará estabelecido um primeiro contato, que pode progredir para uma venda.
Na internet, quando procuram por algo, os clientes muitas vezes estão pesquisando em um mar de informação, e se ainda não estão decididos, muitas vezes deixam suas informações no site que visitaram.
Os leads são estes contatos de clientes potenciais que deixaram seus dados e suas informações como e-mail, nome ou telefone em troca de alguma recompensa oferecida em seu site, landing page, blog, etc. São informações vitais para promoções, contato posterior, e para fundamentar os conteúdos da Jornada de Compra do seu cliente.
Na verdade, mesmo sem receber um ebook, um cupom de desconto, ou outros materiais do tipo, muitos clientes deixam seus dados, geram leads, quando percebem que encontraram uma empresa capaz não só de vender, mas de informar sobre o que vende, por ter autoridade sobre o que produz, distribuindo conhecimento,
Você prefere comprar um produto ou serviço de alguém que pareça entender muito sobre o que está oferecendo, ou de alguém que meramente exibe uma oferta, esperando apenas que você compre logo?
Não adianta começar pelos anúncios pagos sem realmente cativar o cliente
Grande parte dos pequenos empresários e profissionais liberais cometem um erro primário: acreditam que a coisa mais importante na internet é anunciar logo seu negócio, com a maior verba possível(que pode se esgotar muito rápido sem os resultados esperados).
Acontece que a internet tem suas similaridades com o “mundo real”.
Adianta você colocar mídia na internet, TV, rádio, outdoors, chamando o consumidor para seu negócio, se ao chegar lá, ele parece mal estruturado ou incompleto, se os vendedores parecem não conhecer bem o produto e nem agregam valor a ele?
Na maioria dos casos não. O cliente pode até ir até a você, mas tenderá fortemente a perder o interesse diante de um negócio que não agrega valor, nem estabelece algum tipo de troca para além da venda pura e simples.
Anúncios pagos na internet são importantes e eficientes, mas não são a principal estratégia para subir nas buscas do Google e gerar mais leads, tampouco garantem vendas.
O próprio Google, não vive de anúncios, vive de conteúdo
Você já prestou atenção no que acontece quando busca algo no Google?
Aparecem anúncios pagos, sim, bem acima nos resultados, mas logo a seguir vêm os conteúdos criados por gente que entende do que está escrevendo.
O Google valoriza conteúdo interessante e de qualidade, acima de tudo.
É disso que o Google vive, buscas eficientes e conteúdo bom, que transformam o Google no melhor sistema de busca da internet.
As pessoas dizem “joga no Google”, e se você jogar, por exemplo, “qual o melhor curso de inglês online”, verá que em meio aos anúncios pagos, na primeira página, estão, com o mesmo destaque, posts de blog que não pagaram nada para aparecer.
Veja no vídeo abaixo:
Então como gerar até três vezes mais leads, gastando 60% menos dinheiro?
Não é mágica. É técnica. É estratégia.
E se a estratégia funciona para gerar mais leads, também funciona para fazer mais pessoas chegarem ao seu site, e se funciona para tanto, é porque tende a colocar sua empresa em melhores posições nos mecanismos de busca. Uma coisa puxa a outra, num círculo virtuoso.
Lembrando a piada do leão, você não precisa ser “o mais rápido do mundo”, só precisa ser mais competitivo que seus concorrentes.
Poucas empresas sabem disso, embora muitas estejam descobrindo, que se trabalharem minimamente seu Marketing de Conteúdo, a tendência é que superem seus concorrentes ao longo do tempo, pelo simples motivo de que a maioria das pequenas empresas ainda tende a pagar por anúncios caros, que nem sempre funcionam, sem atentar para o que o Google mais valoriza.
Quando falamos em Marketing de Conteúdo(neste post explicamos como começar), não estamos falando necessariamente em gastar dinheiro com peças para Instagram e Facebook, mas em criar um comprometimento mínimo de criar materiais simples, que sim, trarão mais visitas para seu site e mais leads com menos custos: posts de blog.
Eles custam pouco se forem produzidos por você e sua equipe, e talvez sejam mais do que três vezes mais baratos que anúncios pagos. Coloque no papel, ou na tela, quanto custa 2hs de você ou sua equipe por semana, para gerar um material que seguirá no médio e longo prazo trazendo clientes potenciais para seu site.
Posts de blog não são textos e imagens, são ativos de sua empresa.
Se você produzi-los minimamente, já estará à frente da maioria, que não se esforça o mínimo para atingir um patamar muito alcançável, onde Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade(como mostramos neste link).
E mais, você e sua equipe são as pessoas ideais para produzir estes materiais, pois ninguém entende tanto seu mercado, seu produto ou serviço, seus clientes, do que vocês.
E calma, não é difícil produzir posts. Na verdade pode ser bem fácil, e já vamos ensinar como.
É mais fácil do que Tuitar, teclar no WhatsApp e comentar no Facebook
Você e seus colaboradores, com certeza produzem texto na internet diariamente, tuitando sobre assuntos diversos, conversando no WhatsApp e comentando no Facebook. São vários pequenos textos que estão colaborando para redes sociais crescerem, para espalhar notícias, etc, que poderiam estar colaborando para o seu negócio.
Então, se é fácil perder este tempo que você não mede, é fácil em vez disso, alguém em sua empresa, criar um parágrafo por dia sobre algo que interesse seus clientes potenciais, e possa ser postado no seu blog(e portanto no Google) e vá trazer mais acessos ao seu site e mais possibilidades de ganhos ao seu negócio ao longo do tempo.
Na verdade, nós temos uma técnica, para com um parágrafo por dia, gerar um post por semana.
É grátis. Confira no link a seguir: Técnica fácil para criar posts e aumentar visitas em seu site
O mínimo de esforço pode gerar o máximo de resultados
Com apenas um post por semana, você estará à frente da maioria das pequenas empresas, que ainda preferem ficar presas ao passado, pensando que anúncios resolvem tudo, sonhando com bilhões de lucros pela internet, sem fazer o trabalho de construção passo a passo, tijolo a tijolo, ignorando as melhores possibilidades oferecidas pelo Google.
Lembre-se do vídeo acima. Todos aqueles posts na primeira página do Google, são posts que estão respondendo uma pergunta, “qual o melhor curso de inglês online?”, e estão sem pagar nada, entre anúncios pagos, e mais, vão ficar por lá, ou até melhorar sua posição, talvez por muito mais tempo que os anúncios pagos, que vão cedo ou tarde esgotar suas verbas.
Lembre-se da piada do leão.
Você não precisa ter mais posts do que pode produzir, você não precisa ter o melhor marketing de conteúdo do mundo.
Você só precisa ser melhor do que seu concorrente, correr melhor que ele, produzir mais conteúdos de qualidade que o Google tanto valoriza ao longo do tempo, para estar à frente na maratona pela sobrevivência e prosperidade do seu negócio.
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