A pesquisa de palavras-chave é uma parte essencial de sua estratégia de SEO.
Antes de criar o conteúdo do seu site, você precisa descobrir quais palavras o seu público pesquisa.
Com base nessas palavras-chave, você pode começar a escrever conteúdo útil para seus clientes e potenciais clientes, melhorando seu alcance orgânico e posição nos resultados das buscas do Google.
O que é pesquisa de palavras-chave?
É o trabalho para criar uma lista de palavras-chave para seu site ser encontrado nas buscas.
Para obter essa lista, é preciso pesquisar o público que você quer atingir no Google.
- Que palavras as pessoas digitam no Google quando procuram seus produtos, serviços, ou tipo de empresa?
- O que eles esperam encontrar?
Com essa lista, é possível criar conteúdo que atrairá mais tráfego para seus sites, isto é pessoas que realmente podem acabar informando seus dados para contatos futuros, ou comprando seu produto ou serviço.
Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?
É ela que revela quais palavras seu público-alvo usa nas buscas do Google.
Não faz sentido criar textos para sites, posts ou copy de páginas de vendas, com palavras que as pessoas não usam.
Uma palavra-chave ou frase-chave de foco é a palavra ou frase pela qual você deseja que determinada página do seu site seja encontrada no Google.
Palavras-chave de cauda longa são mais específicas e menos pesquisadas do que as chamadas palavras-chave principais. Eles se concentram em um nicho com menos concorrência.
Nós explicamos o básico sobre palavras chave no post Como usar palavras chave para seus posts bombarem no Google
Antes de mais nada, você precisa descobrir o que quem pesquisa pelo seu serviço, produto ou tipo de empresa realmente deseja ou precisa. Você deve focar no que o internauta que pesquisa pelo que você oferece deseja saber ou fazer
Seu conteúdo deve fornecer uma solução para o “problema” de quem pesquisa. Isso o fará útil, trazendo mais acessos, e por consequência melhorando seu posicionamento nas buscas do Google.
Como fazer a pesquisa de palavras-chave?
Existem algumas etapas fundamentais a seguir, se você deseja realmente melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.
Determine seu foco e objetivo
Antes de fazer qualquer coisa, procure responder:
- Qual principal objetivo do seu negócio?
- Quais seus pontos fortes?
- Quem você deseja atrair para visitar seu site?
- O que você oferece de diferente a estas pessoas?
Por exemplo, se você tem uma pousada, seu diferencial talvez seja ter ótimas atrações para crianças, com espaço kids, playground, piscina, que tornam a estada dos pais mais tranquila, já que podem descansar assistindo seus filhos brincarem.
Então o principal objetivo de seu negócio é propiciar momentos de descontração e relaxamento para famílias. Seu ponto forte principal são as instalações para crianças. Você quer atrair famílias com crianças para sua pousada. E você pode estar oferecendo diferenciais como recreacionistas, brinquedos novos, convívio com animais domésticos, atividades temáticas, etc.
Faça uma lista de palavras-chave
A segunda etapa é criar uma lista de suas palavras-chave.
Com seu foco e objetivo definidos, tente entrar na mente de seu público alvo(no caso, família com crianças).
- O que essas pessoas estarão procurando?
- Que tipo de palavras eles podem estar usando ao procurar seu produto ou serviço no Google?
- Quais os “problemas” deles o seu produto resolve?
- Escreva quantas respostas forem possíveis.
Com seu foco e objetivos definidos anteriormente, você terá uma imagem clara de seu nicho e pontos que diferenciam seu negócio dos outros.
Então criar a lista de palavras chave é se colocar no lugar do cliente e imaginar as palavras que ele buscaria no Google, no seu caso para encontrar uma pousada com recepcionistas, espaço kids, atividades temáticas e playground para virem relaxar na sua pousada enquanto observam seus filhos brincando.
Pesquise suas palavras-chave
Depois de criar essa primeira lista, é hora de pesquisar no Google as palavras-chave que você definiu e verificar as pesquisas que o Google sugere enquanto você digita, aquelas sugestões que ele oferece logo abaixo do campo de pesquisa enquanto você vai escrevendo.
Essas são as pesquisas que as pessoas realmente fazem no Google.
Você também pode verificar as “pesquisas relacionadas” na página de resultados do Google, depois de pesquisar.
Assim você encontrará variações de suas palavras-chave, sinônimos e palavras-chave relacionadas.
Adicione todas que parecerem relevantes à sua lista.
Não se esqueça da cauda longa
É natural, ao pesquisar e encontrar as palavras-chave para seu negócio, focar naturalmente nas “principais”, mais populares.
É aí que surge um desafio: essas palavras-chave populares são usadas também principalmente por grandes empresas.
Por isso, não se pode esquecer das chamadas palavras-chave de cauda longa, que obtêm menos tráfego de pesquisa, mas também com menos concorrência.
Portanto, é mais fácil para você ser encontrado através de seu site ou posts de blog, por essas palavras-chave.
Além disso, palavras-chave de cauda longa têm até um valor de conversão mais alto, pois se concentram mais em um produto ou tópico específico, um nicho.
Uma palavra-chave de cauda longa geralmente é mais longa e mais focada do que uma palavra-chave principal.
Se sua palavra-chave principal for pousada com espaço kids, uma palavra-chave de cauda longa poderia ser pousada com espaço kids com brinquedos e recreacionistas especializados para crianças especiais.
Você deve fazer com as palavras-chave de cauda longa a mesma pesquisa que fez com as palavras-chave nas sugestões de pesquisa
Então posteriormente, ao criar o texto, o conteúdo da sua página e seus posts, você priorizará as palavras-chave e a seguir também tratará as palavras cauda longa mais interessantes, numa segunda escala de prioridade.
Analise os competidores
Analise os resultados das pesquisas no Google pelas suas palavras chave.
Se a competição em seu nicho for alta, você terá dificuldade de estar bem colocado nas buscas do Google simplesmente pelas palavras chave principais, então terá que determinar diferenciais bem específicos e investir mais nas palavras chave de cauda longa.
Se você tiver pouca concorrência, poderá focar mais em palavras-chave principais.
Portanto, você precisará fazer alguns benchmarking(comparações com concorrentes que definem referências nas quais se inspirar) para SEO .
Procure no Google as palavras-chave que definiu.
Confira a página de resultados do mecanismo de pesquisa(SERP).
Esses são os sites contra os quais você estará competindo ao otimizar seu conteúdo para essa palavra-chave.
- Você vê sites profissionais?
- Sites da empresa?
- Você é pior, melhor ou igual a essas empresas?
- O seu site compete em qualidade com estes sites?
- A sua empresa é do mesmo tamanho?
Se as marcas forem conhecidas por comerciais de TV ou rádio, suas maiores chances de subir no Google estão nas palavras-chave mais específicas, de cauda longa, mas você deve persistir e criar conteúdo realmente bom e interessante com suas palavras-chave principais
Se a concorrência estiver conteúdo menos relevante, você poderá eventualmente superar grandes empresas em diversos tipos de pesquisa. Como explicamos anteriormente, o Google está priorizando qualidade de conteúdo: Novo algoritmo do Google: o fim da era dos macetes;
Preste atenção na intenção de pesquisa
Melhorar seu posicionamento nos resultados de busca do Google gira em torno de responder as dúvidas das pessoas ou fornecer a melhor solução para seus “problemas”.
Sempre que alguém pesquisa no Google, está em busca de um aprendizado ou uma solução.
Tente imaginar qual a intenção de seu público ao digitar uma determinada palavra-chave no Google.
- Eles querem tentar encontrar informações sobre um tópico específico)?
- Eles estão procurando um site específico?
- Eles querem pesquisar algo logo antes de comprar?
- Eles estão procurando algo para comprar imediatamente?
Você podes saber mais sobre a intenção de pesquisa, observando os resultados da palavra-chave que pesquisou.
São resultados principalmente de páginas de produtos? Ou são muitos posts de blog, mais informativos? Os resultados são vídeos? Ou é uma mistura?
Os resultados revelam como o Google presume que seja a intenção de pesquisa de uma determinada palavra-chave.
Então com base nos resultados que você encontrou, será hora de criar um ótimo conteúdo que corresponda à intenção dos clientes que ficou demonstrada pelos resultados.
Determine uma estratégia de palavras-chave
Se você seguiu as etapas acima, deverá ter uma lista de palavras-chave e informações sobre a concorrência, bem como sobre a intenção de busca do seu público
Como seu site se compara aos sites nos SERPs(páginas de resultados de buscas)?
Se aparecem empresas do mesmo tamanho que o seu, utilize mais as palavra-chave principais, no seu site ou loja virtual, landing page ou página de vendas e claro, nos posts de seu blog.
Se aparecem empresas maiores, com mais orçamento para investir em conteúdo, trabalhe as palavras-chave de cauda longa.
Concentrar-se em muitas palavras-chave de cauda longa combinadas.
Depois de conseguir que seu site seja encontrado nos resultados por essas palavras-chave de cauda longa, iniciei o mesmo trabalho, focando os textos de seu site, as copys de landing pages e páginas de venda e os conteúdos de posts de blog, em palavras-chave principais, as mais visadas do segmento.
Utilize o poder das landing pages
Essa etapa pode parecer fora do escopo da própria pesquisa de palavras-chave, mas criar landing pages é essencial se você deseja ter mais acessos em seu site. Neste post explicamos mais sobre o poder das landing pages para trazer mais visitantes ao seu site: O poder e as vantagens das Landing Pages
Você precisará criar páginas de destino para suas palavras chave, mas não precisa criar todas essas páginas imediatamente, pode ser um esforço de médios longo prazo.
Sua estratégia de palavras-chave ajudará você a priorizar.
O bacana é que nós entregamos landing pages clonáveis, então você investe uma vez, depois clona e modifica textos, fotos e vídeos no gerenciador de conteúdo para ter novas landing pages.
Utilize o poder dos blogs
Nós já conseguimos convencer muitas empresas que hoje têm um bom resultado do Google, de como os posts de blog podem criar um ganho considerável no posicionamento dos resultados de busca. Veja em Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade
Você criará posts com conteúdo ligados às suas palavras-chave; com o melhor conteúdo possível que você puder produzir sobre essa palavra-chave, confiável e abrangente.
Todos os seus posts de suporte, sempre que realmente coerente, devem ser linkados entre si e às landing pages.
Isso é sua estratégia de links internos.
Antes de haver vídeos, jogos, redes sociais, a principal característica da internet, é o hipertexto, esta linkagem de um conteúdo com o outro, e o Google valoriza muito isso, pois de fato facilita o aprendizado e a informação sobre determinado assunto na internet.
Priorize e trabalhe sua lista de palavras-chave
Quantas palavras-chave você deve ter?
Você precisa de muitas delas, mas lembre-se que o importante é trabalhar as palavras chave, com títulos e textos de páginas e posts de blogs, onde elas de fato apareçam, e preferencialmente com uma landing page para cada palavra-chave principal.
Não há necessidade de criar páginas para todas palavras-chave imediatamente.
Você pode criar conteúdo aos poucos.
Pense nas palavras-chave pelais quais você deseja ser encontrado no Google primeiro, sejam elas principais ou de cauda longa.
Entenda suas prioridades e planeje a criação de seu conteúdo.
Uma palavra-chave principal e seus sinônimos precisam apenas de uma página.
No passado, cada uma das palavras-chave principais tinha sua própria página de destino.
Hoje, o Google está tão inteligente que usa principalmente a intenção de pesquisa para dar aos internautas a melhor resposta às suas perguntas.
A página que melhor responder a essas perguntas será classificada mais para o topo nos resultados de busca.
O Google também entende as diferenças sutis entre as palavras-chave, para que você não precise criar landing pages para todas as variações de uma palavra-chave, como sinônimos, embora você possa e deva trabalhá-los se tiver meios e disponibilidade.
Use palavras-chave com muito critério
Isso significa que você não deve usar palavras-chave iguais ou muito semelhantes em vários posts e páginas, de modo massivo.
Você não deve usar suas palavras-chave principais a toda hora, sem critérios . Se você fizer isso, pode sofrer da chamada canibalização de palavras – chave.
O Google não gosta de encontrar conteúdos muito semelhantes.
Portanto, pode jogar posts ou páginas muito semelhantes para baixo nos resultados.
Produza, avalie e tente novamente
Comece simples e bem feito.
Encontre uma palavra-chave, utilizando tudo que foi exposto acima.
A próxima etapa é criar um post ou landing page focado nesta palavra e publicar.
Compartilhe nas redes sociais e em sua newsletter.
Repita o processo com algumas palavras-chave.
Após duas ou três semanas, procura no Google.
Seu conteúdo aparece nas primeiras páginas de resultado(SERPs)?
Se você não conseguir aparecer nas primeiras páginas, tente criar outro conteúdo, focado em outra palavra-chave, com cauda mais longa, mais específica para determinado público.
Tente além de usar a palavra-chave mais específica, criar um conteúdo mais detalhado, que de fato ensine algo ou resolva um problema de quem está pesquisando.
Veja qual o resultado após mais duas ou três semanas.
Avalie novamente.
Continue esse processo até algum post ou landing page chegar à primeira página de resultados do Google para alguma palavra-chave, principal ou de cauda longa.
As palavras-chave são o início de qualquer estratégia sustentável para melhorar o posicionamento de seu negócio nas buscas do Google.
O resultado será uma lista de palavras-chave para as quais você gostaria de ser encontrado pelo Google.
Depois vem a parte que realmente faz a diferença: criar conteúdo.
Você deve escrever posts e ter landing pages para cada palavra-chave pela qual gostaria de ser encontrado no Google.
É um grande desafio, mas é a única forma de se destacar em mundo onde centenas de pessoas e empresas competem com você. Especialmente se você tem uma pequena empresa, como mostramos em Porque blogs são fundamentais no marketing digital de pequenas empresas
A boa notícia é que a maioria não faz o dever de casa.
Então fazendo o básico, você já está à frente de boa parte da concorrência.
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