O crescimento contínuo e progressivo do e-commerce no Brasil é uma realidade inegável. No entanto, o paradigma de redes sociais como o Facebook pode nos ter acostumado a pensar demais em “bolha”. Às vezes nos deixamos levar pelos amigos e colegas, mesmo os clientes próximos, achamos que comprar pela internet em uma loja virtual é algo corriqueiro, e esquecemos que alguns dos motivos pelos quais o e-commerce ainda crescerá mais no Brasil, são:
- A maioria dos brasileiros ainda não compra pela internet
- Muitas pessoas ainda são resistentes a comprar online
- Muitas pessoas tem dificuldades de uso para comprar online
- É da cultura do brasileiro em geral gostar de ser auxiliado em suas compras, mimado até
- É da cultura do brasileiro estabelecer facilmente relacionamentos baseado na confiança
O e-commerce ainda é uma descoberta para o brasileiro
O e-commerce, comprar em uma loja virtual, é um processo que anda está em assimilação para grande parte dos brasileiros. Estamos falando em um mercado integrado com a mesma moeda e 200 milhões de pessoas! Boa parte desta população sequer está conectada à internet, ou seja, boa parte da população do país ainda é um mercado inexplorado para o e-commerce.
Só que um dia acontece, a oportunidade surge:
- Aquele consumidor que não acessava a internet, adquire um smartphone ou outro dispositivo móvel
- Alguém que não possui computador em casa, descobre que pode usar um desktop nos intervalos, na empresa onde trabalha
- Pessoas que não se interessavam pela experiência de navegar e muito menos comprar pela internet, acabam chegando perto de fazê-lo em bibliotecas, lan houses, casas de amigos e familiares e outros ambientes e meios fortuitos motivados pelas experiências positivas de amigos, comodidade, menor custo, etc.
O desafio é como evitar que estas pessoas se sintam constrangidas, deslocadas, inseguras, ou mesmo paralisadas ao entrar no site de sua empresa, em sua loja virtual e se deparar com o produto que querem em um e-commerce, mas não se sentem à vontade para adquirir de forma fluída. Como deixar de perder estes clientes?
Ajudar seu cliente a comprar, pode ser uma ótima saída saída.
Como ajudar o cliente a comprar mais em sua loja virtual
Vejamos as principais dificuldades que possivelmente você enfrentará:
- O cliente tem o medo tradicional de comprar algo em um e-commerce sem realmente tocar com as mãos
- O cliente tem pouco tempo para fechar a compra em sua loja virtual
- O cliente não sabe, ou não quer utilizar o roteiro de compra padrão da loja
- O cliente não se sente seguro em informar dados de pagamento
- O cliente quer entender melhor o produto, quer uma experiência “humana” de venda
Para enfrentar cada uma delas há uma tática, não que ela seja definitiva, mas ligada a outras táticas, componha uma estratégia que torne fácil e simples comprar em sua loja virtual, mesmo para clientes pouco habituados com e-commerce.
Com estes meios que sugerimos, todos utilizados com sucesso por nossos clientes, e portanto focado em pequenas empresas e profissionais liberais, você conseguirá deixar o cliente mais envolvido e confiante, poderá trocar informações, enviar links de compra, ou receber dados para você mesmo fechar o pedido pelo cliente em sua loja virtual.
Vender pelo WhatsApp
Colocando um botão flutuante de contato direto pelo WhatsApp em seu site, tudo se agiliza. Esta tática é super ágil. Você pode utilizar o WhatsApp Web, ou mesmo o App tradicional e trocar áudios, fotos, textos com o cliente, para fazê-lo perceber que seu negócio é confiável e tem alguém do outro lado que realmente entende do que está vendendo. A experiência de compra tende a se aproximar mais em essência da “real”.
Vender pelo Chat
Várias plataformas de chat oferecem códigos para você colocar em seu site e usufruir das facilidades de um chat. Com esta tática, você pode criar um ambiente onde o cliente estará mais seguro e focado em fazer a compra. Existem muitos sistemas de chat gratuitos, que permitem inclusive ter mais de um operador para atender as mensagens, seja a partir de um App, ou por um computador comum.
Vender pelo Telefone
O cliente está no celular, clica no ícone de um telefone em seu site e automaticamente faz uma ligação, em que ele poderá usufruir do bom e velho telefone, onde a não ser pelas cartas e catálogos, começaram a bombar as vendas à distância. Se com tantos anos de internet, e Apps, ainda vemos os números anunciados por aí, é porque muita gente ainda ama o “fala que eu te escuto” e acha ele insuperável.
Vender por Email
Facilmente disparado por um link em seu site, o email é uma carta, um correio eletrônico afinal. A troca de mensagens tem um quê de gamificação, e uma atmosfera de correspondência é criada onde o tempo pode não ser instantâneo como o no Chat ou WhatsApp, mas pode haver envio de arquivos, informações, e sim, o cliente tende a se sentir mais tranquilo por poder imprimir o que está na tela para guardar ou mostrar para alguém de sua confiança.
Concluindo com algumas dicas
É claro que existem mil formas de ajudar o cliente pouco acostumado com e-commerce a comprar mais em sua loja virtual, e você pode e deve inventar a sua.
Algumas dicas que também observamos funcionar na prática:
- “O suficiente é mais”, não adianta perder duas horas numa troca de informações sem foco na venda, faça o suficiente para seu e-commerce vender e se não for o momento, guarde o contato para outra oportunidade
- Seja persistente. Mesmo que o cliente não feche a compra em sua loja virtual em um primeiro momento, esteja apto a recuperar o histórico rapidamente e recomeçar de onde parou se ele te procurar uma segunda vez
- Esteja disposto a prestar informações como se o cliente estivesse à sua frente. Lembre-se que se a experiência for em essência mais próxima à real, suas chances de vender aumentam
- Esteja pronto a trabalhar pelo cliente, seja enviando um link de compra em seu e-commerce, seja efetuando o pedido pelo cliente em sua loja virtual, lembre-se, o esforço vale uma venda
Peça um orçamento sem compromisso para criar sua loja virtual. Vender pelo e-commerce está ao acessível à todos.
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