Neste post descrevemos tudo que você precisa para vender Online por uma loja virtual, de modo bem objetivo e prático.
Este post é pra quem precisa ou quer colocar no ar sua loja virtual rapidamente e vender, ganhar dinheiro, sem enrolação.
Então vamos lá:
Recebendo valores e entregado mercadorias
Meios de pagamento
Você precisa receber pelas suas vendas.
Pense como um cliente, você insere seus dados de cartão em qualquer loja virtual?
É por isso que muitas lojas virtuais acabam escolhendo meios de pagamento como PagSeguro, Mercado Pago e Mercado Pago, que além de possibilitarem checkout através do site, ainda permitem que você receba através de links enviados ao cliente, ou envios do cliente com seu endereço de email.
Os clientes ao ver que os pagamentos são por estes meios confiam imediatamente, e você conta com a possibilidade de transações com várias operadoras, boleto, controle de fraudes e outras vantagens por uma taxa média de 6% por venda.
Claro, você pode preferir receber na entrega ou divulgar sua conta corrente na loja virtual para depósito, há várias formas de receber pagamentos que podem se adaptar às suas necessidades.
Lembre-se que quanto mais fácil e confiável a forma de pagar, mais o cliente tende a comprar.
Entrega
Os correios acabam sendo ainda a solução mais utilizada, mas você pode também utilizar uma transportadora que opere por CEP, ou mesmo ter taxas fixas para motoboys, ou ainda utilizar serviços que cotam as melhores opções de frente, como Frenet ou Melhor Envio. Tanto correios como a maioria das ferramentas de frete, possibilitam cálculo de frete através da sua loja virtual de forma integrada.
É importante lembrar que você deve saber as medidas(altura, largura, comprimento) de cada produto, bem como o peso, para que o frete seja calculado acertadamente e sejam evitados prejuízos, nem que você trabalhe com valores padrão para todos os produtos.
Você precisará alimentar a loja virtual com estes pesos e medidas, ou trabalhar com uma taxa fixa. Na dúvida, você consegue ter certeza dos valores exatos em uma agência dos correios
Há sempre uma possibilidade que se adequará à sua necessidade.
Colocando no ar sua loja virtual
Domínio
O domínio é aquele endereço .com.br, .com suas variações(.net, .art, etc). É o endereço(por exemplo seuendereco.com.br) que vão digitar para encontrar sua loja virtua(e que vai permitir que você tenha um email profissional como contato@seuendereco.com.br). É como se fosse um alvará pago anualmente, uma licença pra usar um endereço na internet e custa em média R$ 40 na data deste post.
Hospedagem
Se o domínio é como um alvará, a hospedagem é como um aluguel que você paga mensalmente para que seu endereço digitado no navegador leve de verdade a uma loja virtual. É onde de fato sua loja virtual vai funcionar. Existem na data deste post hospedagens acessíveis em torno de R$ 30 por mês.
Confira tudo que você precisa saber sobre domínio e hospedagem aqui.
Plataforma
Muitas pequenas e médias empresas cometem o grande erro de criar suas lojas em “plataformas prontas”.
São soluções similares às de sites gratuitos, isto é, são em geral engessadas, pouco maleáveis e customizáveis e não ficam no seu servidor, na sua hospedagem, sempre sujeitando sua loja virtual às políticas e até mesmo à continuidade ou não do serviço. Pior ainda, você pode acabar com uma loja igual à do seu concorrente.
Para driblar estas dificuldades, indicamos sem dúvida a plataforma Woocomerce que possui todas as vantagens da plataforma WordPress, com ecommerce.
Com o Woocomerce(que é grátis e fica instalado em sua hospedagem), você tem uma série de facilidades como:
- Web design totalmente customizável;
- Facilidade de administração;
- Variações de tamanhos e cores;
- É possível adicionar uma taxa de administração ao frete;
- É possível tornar o frete grátis;
- Cálculo de frete;
- Carrinho de compras e fechamento de pedido(pagamento eletrônico);
- É possível apenas gerar pedidos pelo site sem pagamentos;
- É possível apenas fechar a compra pelo site, sem pagamento, podendo o mesmo ser confirmado por transferência ou pagamento na entrega;
- É possível fechar um pedido pelo cliente que está no whatsapp ou chat, com os dados fornecidos pelo mesmo;
- Ecommerce com categorização e filtragem;
- Ecommerce com escolha de peças de produtos, personalizando-o, fazendo com que o preço varie conforme os itens adicionados;
- Fotos ilimitadas por produto;
- Painel de controle de vendas;
- Painel de relatórios;
- Avisos por email das transações efetuadas;
- Cupons de desconto;
- Controle de estoque;
Veja aqui em vídeo, como pode ser fácil agilizar o cadastro dos produtos em sua loja virtual com Woocommerce.
Veja também como você consegue criar produtos com cores, tamanhos e outras características diferentes.
Dê uma olhada nas lojas virtuais que desenvolvemos, como elas variam entre si, ao contrários
Inovando nas vendas
Nem sempre a loja virtual é o único caminho para vender pela internet.
Muitos meios podem complementar o esforço de vendas de seu ecommerce ou mesmo gerar a venda diretamente.
É bom lembrar que muitos clientes ainda estão iniciando suas experiências em compras pela internet, então muitas vezes, quanto mais você facilitar a vida dos clientes, mais vai vender.
Então que tal pensar fora da caixa?
Venda WhatsAp
O WhatsApp é um super aliado das pequenas e médias empresas. Numa mesma plataforma, você pode enviar imagens e vídeos de seu produto para o cliente, trocar textos e áudios com dúvidas e informações e receber comprovantes de pagamento, além é claro, da possibilidade de envio ao cliente de links de pagamento de plataformas como PagSeguro, ou a captação dos seus dados para que você mesmo crie por ele um pedido na sua loja virtual.
Vendendo por Chat
É possível trabalhar com chats gratuito que possibilitam ao cliente receber links de pagamento de plataformas como PagSeguro enquanto tira suas dúvidas, ou você poderá mediante as informações que o cliente passar, criar um pedido por ele, gerando um email, no qual ele encontrará um link para pagar.
Vendendo pelas redes sociais
Há várias forma de vender pelas redes sociais. Um aspecto básico tantas vezes esquecido pela simplicidade, é o link. A internet surgiu com esta ideia do “clique aqui para” e hoje, você consegue com poucas configurações em seu site, torná-lo universal para ter o link da página de compra de seus produtos divulgado de forma padronizada e atrativa em redes como Facebook, LinkedIn e Twitter. No próprio Instagram, você encontra ferramentas próprias da plataforma e também possibilidades mais básicas como a troca de url do perfil e aviso aos clientes em cada postagem a respeito deste canal.
Promovendo a sua loja virtual
Propaganda é a alma do negócio. Alguns clientes nos procuram depois de ter investido valores consideráveis em anúncios pagos na internet, que não geraram os resultados esperados.
É claro, anúncios podem sim, gerar bons resultados, mas muitas vezes a loja virtual do cliente não está “madura” para cativar o cliente, ganhar sua confiança e afinal convencê-lo a comprar.
Por isso, defendemos a ideia de trabalhar com expectativas de evoluir continuamente os resultados a médio e longo prazo, através de ganhos orgânicos para a loja virtual em termos de acessos e conversões.
Por isso, convidamos a passar os olhos em alguns posts:
Neste post, explicamos como fazer rodar um esquema de promoção nas redes sociais.
Também explicamos como o conteúdo do site, e da loja virtual podem promover acessos orgânicos.
E finalmente, algumas ideias sobre como se destacar nas buscas do Google sem gastar dinheiro.
Agora mãos à obra, e boa sorte!
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